A Asus renovou sua linha de notebooks durante a Computex 2018 nesta terça-feira (5). Ao todo, a marca taiwanesa revelou sete novos portáteis, além dos dois modelos gamer divulgados na última segunda-feira (4). O destaque fica por conta do ScreenPad presente em alguns modelos da linha ZenBook Pro. A área sensível ao toque traz um display de 5 polegadas capaz de rodar seus próprios aplicativos.
A fabricante também apresentou durante o evento o Project Precog, ainda em fase experimental, que traz o conceito de duas telas e com recursos de inteligência artificial. Confira a seguir as especificações e outras características dos novos aparelhos da marca. Vale citar que nenhum dos laptops teve o preço ou a data de lançamento no Brasil divulgadas.
ZenBooks Pro
A linha ZenBook Pro é voltada para quem quer um notebook de alto desempenho sem deixar de lado o design. Na prática, eles disputam mercado com portáteis premium, como o Dell XPS e os MacBooks da Apple.
Na Computex 2018, a marca taiwanesa anunciou dois modelos do ZenBook Pro, com telas de 14 e 15 polegadas. A principal novidade é a presença do ScreenPad no lugar do touchpad tradicional. A área é, na verdade, um display com resolução Full HD que traz apps para melhorar a produtividade, se adaptando conforme os programas são abertos no computador. O conceito é bem parecido com a interface Switchblade que a Razer levou ao teclado Deathstalker em 2015.
O ScreenPad já traz compatibilidade com Word, Excel, Power Point e YouTube, e a ideia é ter mais softwares disponíveis no futuro. O recurso também permite controlar algumas funções pelo smartphone.
Os notebooks também trazem ficha técnica poderosa. O ZenBook Pro 15 (UX580) vem com um processador Intel Core i9 8950HK, que pode chegar a 4,5 GHz de velocidade. Somado à força do processador de seis núcleos está a GTX 1050 Ti como placa de vídeo e armazenamento em SSD de até 1 TB, além de memória RAM de 16 GB. A tela conta com resolução 4K deve ser capaz de reproduzir 100% da escala Adobe RGB, ideal para quem trabalha com projetos gráficos ou edição de fotos e vídeos.
O ZenBook Pro 14 (UX480) vem com uma configuração mais modesta: processador Core i7 quad-core (8ª geração) e GPU GTX 1050 (Max Q). Ele também tem armazenamento de até 1 TB em SSD e 16 GB de RAM, mas a tela de 14 polegadas conta com resolução Full HD.
O ZenBook S (UX391) é outro laptop apresentado na Computex. Sem o ScreenPad, o modelo traz tela com 13,3 polegadas com resolução 4K, processador Kaby Lake R (i7 8550U) e acabamento refinado em metal. Completam as especificações 8 GB de RAM e SSD de 256 GB.
VivoBooks
Ao todo, são três modelos da linha VivoBook, voltada para usuários que buscam bom custo-benefício. O principal diferencial dos aparelhos fica por conta do design, chamado pela Asus de NanoEdge, que proporciona bordas mais finas com até 86% de aproveitamento da tela. Outra novidade está na dobradiça, que eleva o teclado para oferecer mais conforto para a digitação. Os notebooks estão disponíveis nas cores vermelho, amarelso e verde.
Os VivoBooks S14 e S15 trazem as mesmas configurações: processadores i7 de 8ª geração, 8 GB de RAM e placa de vídeo dedicada MX150. Ambos são Full HD (telas de 14 e 15 polegadas, respectivamente) e têm duas opções de armazenamento em SSD: 512 GB ou 2 TB.
O VivoBook S13 traz bordas ainda mais finas, com 89% de proporção em relação ao corpo. Com isso, o notebook com tela de 13’’ traz dimensões semelhantes a um modelo de 11’’. Quanto à ficha técnica, o modelo tem processador i7 de 8ª geração, display Full HD, 8 GB de RAM e a MX150 como placa de vídeo.
Por último, está o VivoBook Flip 14 (TP412), com tela sensível ao toque que gira em 360º, sensor de digitais no touchpad e compatibilidade com a caneta stylus Asus Pen. O modelo chega com Core i7 de 8ª geração, 16 GB de RAM e até 1 TB de SSD.
Project Precog e smartwatch
Sem previsão de uso comercial, o Project Precog é um conceito de notebook com duas telas que podem girar em 360º. Além do display, o conversível tem na inteligência artificial (IA) seu principal atributo. O sistema consegue fazer alterações automáticas conforme o modo de uso – se você quer usá-lo como um laptop, a segunda tela vira um teclado, por exemplo. A bateria também traz gerenciamento inteligente com o uso da IA e traz compatibilidade com as assistentes pessoais Cortana e Alexa.
Outra novidade anunciada foi o VivoWatch BP, novo relógio inteligente da Asus com o foco em monitoramento de informações biométricas. O acessório consegue medir o volume do sangue (PPG), a atividade do coração (ECG) e aferir a pressão do usuário. Com a ajuda da inteligência artificial, o relógio consegue fornecer dados sobre atividades físicas, qualidade do sono e nível de estresse.
Qual o melhor notebook? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: coldzera vai para banco da MIBR e zews substitui jogador
- AirPods: fones sem fio da Apple vendem milhões e se tornam sucesso
- Vale a pena trocar o Galaxy Note 3 pelo Note 4? Confira os detalhes
- Conheça os melhores games de Xbox One para jogar com Kinect
- Como abrir vídeos e fotos do HD externo na TV; veja as dicas
- PlayStation 3: veja como atualizar o console da Sony online e offline
- Como derrotar Morgan Freeman em South Park: The Fractured But Whole
- Como adicionar playlists prontas no Spotify
- PCI Express 4.0: conheça o padrão mais rápido para placas de vídeo e SSDs
- ASMR Slicing e PUBG foram jogos mais baixados nos celulares em maio
- Como usar música como som de alarme no Lumia 535?
- Link no Instagram: veja como usar nos Stories, na bio e em publicações
- Firefox salva páginas no Pocket para ler depois; veja como usar
- DMCA na Twitch TV: entenda regras e onda de bans de streamers
- Garupa app: veja como funciona o aplicativo de mobilidade ‘tipo Uber'
- Como usar o Nexus 5 como roteador e compartilhar Internet?
- Retrospectiva 2016 do Facebook tem Impeachment, Olimpíadas e Pokémon GO
- Falha no Excel expõe 120 milhões de usuários; veja como se proteger
- Como converter arquivos JSON para CVS, PDF ou outros formatos
- HBO Go com problemas ou fora do ar? Veja possíveis causas e como resolver