O Android Oreo conta com um recurso de acesso rápido a funções, algo similar ao oferecido pelo 3D Touch, do iPhone (iOS). Enquanto os usuários da Apple precisam segurar com força sobre os ícones dos programas, os do sistema do Google devem pressioná-los por alguns segundos para visualizar os atalhos.
A ferramenta exibe um menu com as funções rápidas de cada app compatível. Há ainda a opção para a criação de widgets, informações sobre o app e, quem estiver com o sistema de notificações por pontos ativados, consegue ver a informação que gerou o alerta. A seguir, saiba como usar o recurso nos principais aplicativos do Android.
Agenda
Os atalhos rápidos do Google Agenda permitem criar um novo evento ou lembrete com somente um toque. Ao selecionar uma das duas opções, o app será aberto diretamente na opção escolhida.
Arquivos
A pasta Arquivos do Android, como o nome diz, reúne todos os arquivos imagem, vídeo e áudio presentes no smartphone. Por padrão, ao abrir, ela exibe sempre os últimos downloads feitos no celular. Mas, ao usar o recurso de função rápida, é possível acessar rapidamente todas as imagens contidas no dispositivo.
Chrome
O navegador do Google é uma das aplicações compatíveis com o recurso que facilita a vida dos usuários. Ao pressionar o ícone do Chrome por alguns segundos, é possível abrir uma guia anônima sem precisar acessar as configurações do app, ou navegar em uma nova aba comum.
Configurar
No app Configurar do Android, o usuário encontra todas as opções de configuração do dispositivo, ou seja, de rede, tela, bateria, som, aplicações, entre outras. No entanto, ao utlizar a função que lembra o 3D Touch da Apple, é possível conferir aos ajustes de Wi-Fi, checar o consumo de dados móveis, ativar a economia de dados, além de acessar as informações e opções de bateria do dispositivo.
Drive
O app do serviço de armazenamento de arquivos na nuvem também é compatível com o acesso rápido a algumas de suas funções. O atalho “Pesquisar” permite buscar por arquivos e pastas criados na sua conta, enquanto “Digitalizar” direciona para a ferramenta de escaner em apenas um toque. Em “Fazer upload”, o usuário pode adicionar novos itens do smartphone ao Drive mais rapidamente.
Documentos
Os usuários dos apps de produtividade do Google têm acesso aos ícones individuais para os Documentos, Apresentações e Planilhas do serviço. A função de atalho, no entanto, simplifica ainda mais o uso desses serviços ao permitir, com apenas um toque, pesquisar arquivos daquela extensão específica, acessar os modelos prontos ou criar um novo documento, apresentação ou planilha.
Gmail
A função similar ao 3D Touch do iOS garante aos usuários do Android acesso rápido à conta de e-mail (ideal para quem usa mais de uma) no Gmail e permite escrever uma nova mensagem diretamente da bandeja de aplicações do sistema.
Google Keep
O app do serviço de notas e listas do Google também traz uma série de facilidades por meio do atalho. É possível criar uma nova nota de áudio (ideal para quem lembrou de algo no meio da rua ou dirigindo e não tem tempo para para parar e escrever) ou fazer uma anotação rápida com foto. O usuário também pode criar uma lista ou nota comum.
Google Maps
O recurso de atalho do Maps facilita a vida do usuário ao garantir, em apenas um clique, o acesso à rota para a casa ou o trabalho. Para isso, entretanto, é necessário que os endereços desses locais estejam cadastrados no serviço.
Google Search
A pesquisa do Google pode ficar ainda mais fácil com a ajuda dessa função. Ao pressionar o ícone por alguns segundos, o usuário pode checar as atividades recentes realizadas no dispositivo, em “Pesq. pessoal”, bem como relembrar as últimas buscas feitas através da ferramenta. A aplicação também garante acesso rápido à pesquisa de voz e também à busca de forma regular, ou seja, ao digitar o que deseja encontrar na plataforma.
Mensagem
Ao pressionar o ícone “Mensagem” por alguns segundos, o sistema exibe um atalho para as últimas SMS recebidas ou enviadas. Ao tocar sobre elas, o usuário abre a conversa e pode, imediatamente, recomeçar de onde parou. A aplicação também garante a criação de uma nova mensagem pela funcionalidade.
Google Play Store
O recurso de acesso a funções rápidas permite visualizar todas as aplicações do usuário na Google Play Store com apenas um clique. Assim, a pessoa consegue ver as últimas atualizações, quais aplicativos estão instalados, o histórico dos que já foram baixados no aparelho e quais deles são Beta, ou seja, os que se tratam de uma versão de testes.
Relógio
Curiosamente, o relógio do Android tem uma série de opções que podem ser acessadas a partir dos atalhos. O usuário pode ativar o protetor de tela noturno (totalmente escuro, que exibe somente as horas), criar um novo timer, iniciar um cronômetro ou adicionar mais um alarme.
Spotify
O Spotify é um dos poucos apps não nativos do sistema, ou que não são feitos pelo Google, compatível com o acesso rápido a funcionalidades. O recurso leva à busca no app, bem como às últimas músicas ouvidas ou salvas.
Telefone
A função telefone tem um atalho óbvio, mas bastante útil: ao pressionar seu ícone por alguns segundos, o usuário tem acesso aos contatos recentes.
Todoist
O app organizador de tarefas Todoist é outro exemplo de programa não nativo compatível com o recurso. Ele permite acesso rápido à agenda do dia, à busca por atividades ou à criação de uma nova tarefa.
Os usuários do WhatsApp também se beneficiam da função. Com os atalhos, é possível acessar as últimas três conversas realizadas na aplicação e ainda usar a câmera para fazer uma foto e enviar rapidamente aos contatos.
YouTube
Ao pressionar por alguns segundos o ícone do YouTube, é possível acessar rapidamente os vídeos que estão em alta na plataforma, conferir as informações sobre o seu próprio canal e pesquisar pelos filmes disponíveis no serviço.
Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja dicas de como fotografar um céu estrelado
- Como apagar todas as capturas de tela de uma vez no iPhone com iOS 9?
- CS:GO: BiDa avalia line up da MIBR na BLAST Pro Series SP e Astralis
- Veja como fazer check-in no Facebook pelo celular
- Como treinar a mira no PUBG? Veja dicas pra melhorar no jogo
- Project CARS 2 e Fifa 18 foram os destaques da semana de jogos
- Craig Wright recua e desiste de provar que é Satoshi, pai do Bitcoin
- SmartTV 4K UHD da Panasonic com Firefox OS ser? apresentada na MWC 2015
- Descubra quantos aparelhos estão ligados na sua rede Wi-Fi
- Fogão smart vale a pena? Veja perguntas e respostas sobre o aparelho
- Tudo sobre o iMac de 27 polegadas: conheça as especificações e o preço
- Como impedir que o iPhone registre seus passos no sistema?
- Como ganhar dinheiro no Ame Digital
- Luva smart pode controlar dispositivos de Realidade Virtual
- Uber: como relatar um problema com a sua viagem ou com o motorista?
- Picture-in-Picture no Chrome: extensão libera PiP em 'qualquer' vídeo
- Como criar um e-mail do Gmail pelo celular
- Do Galaxy J7 ao Moto X4: conheça opções de celular por até R$ 1,9 mil
- Como desativar o SMBv1 em versões mais antigas do Windows
- Dilma entra no top 10 de líderes que mais cresceram no Twitter em 2014