O modo Picture-in-Picture (também conhecido como PiP) é uma das principais novidades do Android O. Com ele, os usuários podem assistir vídeos ou conversar por videoconferência enquanto utilizam outros aplicativos. Para isso, é necessário que a aplicação seja compatível com a funcionalidade e que esteja ativada nas configurações do app ou celular.

Alguns apps, entretanto, têm as suas particularidades: no Netflix, o recurso funciona apenas no Android 8.1, e, no YouTube, somente usuários do serviço pago têm acesso à ferramenta. Confira, a seguir, como ativar o PiP e usá-la no Android Oreo e em aplicativos como o WhatsApp, Google Chrome e o Google Maps.

Android Oreo: saiba como usar o Picture-in-Picture no seu celular (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Ativar a função Picture-in-Picture

Passo 1. Abra as configurações do sistema em “Configurar”. Depois, vá em “Apps e notificações”.

... 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">

Acesse as opções de configuração do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Clique na opção “Avançadas” e, depois, em “Acesso especial ao app”.

Vá em "Acesso especial ao app" no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Escolha a opção “Imagem na Imagem”. Na tela que abrir, é possível visualizar os apps compatíveis com o recurso. Caso algum esteja marcado com “Não”, significa que a função está desabilitada. Para ativá-la, basta tocar sobre o nome do app para acessar as configurações do recurso no aplicativo.

Selecione a opção "Imagem na imagem" no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Toque sobre a chave ao lado da opção “Ativar picture-in-picture”. Ao acionar, a chave mudará de cinza para azul, indicando que o PIP está ativado.

Ative a chave da opção "Permitir picture-in-picture" do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como usar o PiP no WhatsApp

Passo 1. É possível utilizar o recurso Picture-in-Picture durante videconferências no WhatsApp. Para ativá-lo, é preciso apenas apertar o botão home enquanto a conversa em tela cheia. Imediatamente, o vídeo aparecerá em miniatura e o usuário poderá utilizar outros apps normalmente sem encerrar o bate-papo. Você também pode arrastar a chamada minimizada entre os cantos da tela.

É possível usar o PiP mode nas conversas de vídeo do WhatsApp (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Ao tocar sobre o vídeo, surgirão algumas opções. O retângulo no centro permite retornar ao modo tela cheia, enquanto o “X” pode ser usado para fechar o vídeo. Além disso, é possível “descartar” a janela, ao arrastar o player para a parte inferior do display.

Para retornar ao modo tela cheia basta clicar no retângulo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como usar o PiP no Google Chrome

Passo 1. No Chrome, também é possível utilizar o PiP, contanto que os vídeos não sejam do YouTube. Para isso, basta dar play normalmente e, em seguida, ativar o modo de tela cheia.

Para usar o modo PiP do Android no Chrome, é necessário que o vídeo esteja em tela cheia (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Como o modo tela cheia ativada, pressione o botão home para ativar o recurso.

Para ativar o Picture-in-Picture no Android Oreo, toque no círculo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Assim como no WhatsApp, é possível arrastar o vídeo enquanto usa outro app. Ao tocar sobre o player, você verá um retângulo no centro, que permite retornar ao modo tela cheia. Para fechar o vídeo, basta clicar no “X”.

É possível arrastar o vídeo em PiP no Android pelos quatro cantos da tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. O conteúdo continuará sendo exibido mesmo enquanto visualiza os apps abertos recentemente. Também é possível fechar o player ao arrastá-lo para a parte inferior da tela. Ao terminar o conteúdo exibido, o vídeo se fechará sozinho.

O vídeo continua rodando mesmo ao ativar o recurso de apps recentes no Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como usar o PiP no Google Maps

Passo 1. É possível usar o recurso Picture-in-Picture no Maps no modo navegação. Para ativar a função, aperte o botão home. É possível arrastar a janela flutuante entre os quatro cantos da tela.

Também é possivel usar o PiP mode do Android O no Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Ao tocar sobre a rota em miniatura, será exibido um retângulo, que permite voltar ao modo tela cheia. Para fechar, basta tocar no "X" ou arrastá-lo para a parte inferior da tela.

É possível fechar o app do modo imagem na imagem do Android ao arrastá-lo para baixo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.