O modo Picture-in-Picture (também conhecido como PiP) é uma das principais novidades do Android O. Com ele, os usuários podem assistir vídeos ou conversar por videoconferência enquanto utilizam outros aplicativos. Para isso, é necessário que a aplicação seja compatível com a funcionalidade e que esteja ativada nas configurações do app ou celular.
Alguns apps, entretanto, têm as suas particularidades: no Netflix, o recurso funciona apenas no Android 8.1, e, no YouTube, somente usuários do serviço pago têm acesso à ferramenta. Confira, a seguir, como ativar o PiP e usá-la no Android Oreo e em aplicativos como o WhatsApp, Google Chrome e o Google Maps.
Ativar a função Picture-in-Picture
Passo 1. Abra as configurações do sistema em “Configurar”. Depois, vá em “Apps e notificações”.
Passo 2. Clique na opção “Avançadas” e, depois, em “Acesso especial ao app”.
Passo 3. Escolha a opção “Imagem na Imagem”. Na tela que abrir, é possível visualizar os apps compatíveis com o recurso. Caso algum esteja marcado com “Não”, significa que a função está desabilitada. Para ativá-la, basta tocar sobre o nome do app para acessar as configurações do recurso no aplicativo.
Passo 4. Toque sobre a chave ao lado da opção “Ativar picture-in-picture”. Ao acionar, a chave mudará de cinza para azul, indicando que o PIP está ativado.
Como usar o PiP no WhatsApp
Passo 1. É possível utilizar o recurso Picture-in-Picture durante videconferências no WhatsApp. Para ativá-lo, é preciso apenas apertar o botão home enquanto a conversa em tela cheia. Imediatamente, o vídeo aparecerá em miniatura e o usuário poderá utilizar outros apps normalmente sem encerrar o bate-papo. Você também pode arrastar a chamada minimizada entre os cantos da tela.
Passo 2. Ao tocar sobre o vídeo, surgirão algumas opções. O retângulo no centro permite retornar ao modo tela cheia, enquanto o “X” pode ser usado para fechar o vídeo. Além disso, é possível “descartar” a janela, ao arrastar o player para a parte inferior do display.
Como usar o PiP no Google Chrome
Passo 1. No Chrome, também é possível utilizar o PiP, contanto que os vídeos não sejam do YouTube. Para isso, basta dar play normalmente e, em seguida, ativar o modo de tela cheia.
Passo 2. Como o modo tela cheia ativada, pressione o botão home para ativar o recurso.
Passo 3. Assim como no WhatsApp, é possível arrastar o vídeo enquanto usa outro app. Ao tocar sobre o player, você verá um retângulo no centro, que permite retornar ao modo tela cheia. Para fechar o vídeo, basta clicar no “X”.
Passo 4. O conteúdo continuará sendo exibido mesmo enquanto visualiza os apps abertos recentemente. Também é possível fechar o player ao arrastá-lo para a parte inferior da tela. Ao terminar o conteúdo exibido, o vídeo se fechará sozinho.
Como usar o PiP no Google Maps
Passo 1. É possível usar o recurso Picture-in-Picture no Maps no modo navegação. Para ativar a função, aperte o botão home. É possível arrastar a janela flutuante entre os quatro cantos da tela.
Passo 2. Ao tocar sobre a rota em miniatura, será exibido um retângulo, que permite voltar ao modo tela cheia. Para fechar, basta tocar no "X" ou arrastá-lo para a parte inferior da tela.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Os 10 maiores prêmios do cenário competitivo de CS:GO
- 230 novos emojis são aprovados para 2019; conheça as carinhas
- Oculus Rift inicia vendas por US$ 599; os primeiros chegam só em março
- Capinha para iPhone 6S aumenta a bateria em até 25 horas
- CS:GO: MIBR vence a FaZe Clan e avança no cs_summit 7
- Fone Bluetooth Sinaaudio promete bater AirPods com cancelamento de ruído
- Quando é o lançamento de Rainbow Six Quarantine? Veja gameplay e detalhes
- Efeito B11 no TikTok: como achar filtros ocultos na câmera do app
- Conheça Xiaomi Redmi 5A, o celular com 1 milhão de vendas em um mês
- Como redimensionar imagens no Ubuntu
- Xiaomi Mi 9 SE chega ao Brasil: lançamento custa R$ 3.299
- App Wombo AI: como usar o aplicativo que faz foto 'mexer' e 'cantar'
- Como colocar widgets na área de notificações do Android com Snap
- Como mudar o nome no WhatsApp no iPhone, Android ou Windows Phone?
- Pokémon, Final Fantasy e mais: confira os melhores jogos de RPG de 2016
- Celular modular (de novo): conheça o Essential Phone
- Como ver a opinião de outras pessoas sobre um filme no Netflix
- WhatsApp permite alternar entre chamadas de voz e vídeo sem desligar
- Smart Lookup: como ver o significado de palavras sem sair do Word 2016
- Novo padrão de cartões SD transfere até 4 GB/s e promete ser ideal para 8K