O MacBook motivou usuários insatisfeitos a moverem uma ação coletiva contra a Apple. O processo acusa uma falha no design do teclado borboleta, introduzido em 2015 no portátil de 12’’ e na versão Pro, já em 2016. Segundo a queixa, um erro no projeto faz com que algumas teclas fiquem inutilizáveis com o tempo, após o acúmulo de poeira e detritos.
Com isso, o notebook passaria a ficar impossibilitado de registrar qualquer tipo de digitação, obrigando o usuário a fazer a troca do teclado por completo. A ação corre no tribunal do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O TechTudo entrou em contato com a assessoria da Apple no Brasil, porém, até o momento, não houve pronunciamento oficial sobre o assunto.
O possível defeito crônico no teclado dos MacBooks mais recentes ficou em evidência nos últimos meses. Além de várias reclamações em fóruns oficiais, um abaixo-assinado pedindo um recall dos produtos contou com a assinatura de mais de 20 mil pessoas.
O teclado borboleta foi uma solução encontrada pela Maçã para tornar os notebooks ainda mais finos. Com uma espessura menor, a promessa é de oferecer uma resposta tátil mais rápida, mas, aparentemente, o design facilitaria o acúmulo de sujeira – podendo danificar a tecla.
Além disso, há outra questão, relacionada ao próprio conserto: é necessário trocar todo o teclado, e não somente a peça danificada. No Brasil, o preço para esse tipo de manutenção pode ultrapassar os R$ 2 mil.
A ação movida pe
Solução a caminho?
A Apple tem uma página de suporte dedicada a ensinar como os usuários podem limpar o teclado do MacBook (https://support.apple.com/pt-br/HT205662). A manutenção preventiva, que evitaria o problema, é feita utilizando ar comprimido – o que muitos usuários não tem a mão, sendo necessário levar o notebook para um centro técnico de qualquer forma.
Uma solução definitiva parece estar a caminho. A marca tem uma patente de um novo tipo de teclado capaz de evitar o acúmulo de sujeira. O registro aponta para um teclado com um tipo de barreira entre as teclas e os componentes internos. No entanto, ainda não há como afirmar se a Apple tem a intenção de levar a tecnologia para os futuros MacBooks.
Via Guardian
Macbook Pro ou Air? Saiba no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iOS 14: como colocar o Google Chrome como navegador padrão do iPhone
- Free Fire: conheça time da Red Canids, representante do Brasil no Mundial
- Melhor horário para postar no Facebook com uma fanpage
- Filtr: combine palavras-chave para criar e salvar playlists no Deezer
- Como encontrar imagens de cidades históricas em mapas do Google Earth
- Como assistir a filmes do Amazon Prime Video na TV pelo Chromecast
- Seis usos curiosos para drones atualmente
- iOS 8.3 beta traz emojis com diferentes tons de pele e casais do mesmo sexo
- Demo de PES 2017 tem data anunciada e conta com Flamengo e Corinthians
- Forge of Empires: como ganhar moedas e mantimentos no game
- Como colocar o chip no Moto G5
- Como programar a publicação de vídeos no YouTube
- Free Fire: dicas e truques para melhorar a mira no jogo da Garena
- Como comprar jogos no Steam e pagar com Bitcoin
- Como escrever em GIF
- Cavaleiros do Zodíaco revela trailer do jogo com vozes em português
- Seis pastas e arquivos que você nunca deve deletar do Windows
- Bicicletas e óculos inteligentes da Garmin com novidades para ciclistas
- Tem Windows Phone e quer postar vídeos no Instagram? Veja como fazer
- Cristiano Ronaldo no Free Fire: habilidades do Chrono, personagem do CR7