Programas gratuitos permitem criar vídeos a partir de fotos. As ferramentas fazem slideshows de maneira simples, ou seja, sem precisar de qualquer conhecimento em edição de vídeos. Além do formato, os serviços dispõem de efeitos especiais, filtros, transições e músicas. A montagem audiovisual pode ser um alternativa para compartilhar os registros com amigos e familiares.
O Windows Movie Maker, software mais conhecido para esta tarefa, foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2017. A ferramenta Windows Story Remix é a substituta e já vem pré-instalada em computadores com Windows 10. Ela fica dentro do app Fotos e pode ser útil para a edição de filmes usando música e fotografias.
Veja a lista abaixo e encontre a opção ideal para criar vídeos com fotos.
1. Adobe Spark
O Spark é um serviço online e gratuito da Adobe para criar vídeos com fotos. No entanto, ele apresenta também outras funcionalidade que permitem produzir páginas e layouts para blogs e sites, além de imagens para flyers e posts em redes sociais. Com modelos prontos é possível fazer trabalhos mesmo sem conhecimento profissional. Para usar, faça login por meio do Facebook, Gmail, e-mail ou Adobe ID.
Após acessar o recursos, selecione a opção “Vídeo” e escolha um dos padrões existentes, como “Contar uma história” ou “Ensinar uma lição”, por exemplo. Em seguida, adicione fotos, vídeos e texto que desejar ao slideshow. Cada página pode ter uma ou duas imagens, com o tempo de exibição entre dois e 30 segundos.
Quanto à trilha sonora, o usuário consegue inserir um som gravado com o microfone do computador, um arquivo de mp3 disponível na máquina ou uma música da galeria do programa. Concluído o trabalho, é só fazer o download da criação ou compartilhar onde quiser por meio de um link gerado pela aplicação.
2. PhotoSnack
O PhotoSnack também é uma ferramenta online, com planos gratuito e pago, que apresenta usabilidade simples para criar os slideshows. Ao acessar o site pela primeira vez, há apenas uma opção principal: abrir as fotos (ou arrastá-las para a janela do programa). Também é possível usar as imagens publicadas em seu perfil do Facebook, Instagram ou Google Fotos — mas, nesses casos, é necessário acessar as contas das redes sociais.
Após a seleção de fotos, é o momento de escolher, no computador ou na biblioteca do serviço, qual música usar com trilha sonora do vídeo. A plataforma permite ainda escolher o tempo de exibição de cada imagem e o formato da apresentação. Com o projeto terminado, o usuário pode compartilhá-lo online por meio de um link gerado, ou diretamente nas redes.
3. Video Editor & Slideshow Maker
A aplicação gratuita disponível na Microsoft Store é mais uma opção no mercado para criar vídeos animados com fotos. Apesar do Video Editor & Slideshow Maker não ser uma ferramenta online, pode valer a pena instalá-la no PC, caso esteja em busca de um programa que permita usar efeitos especiais, filtros, entre outros recursos.
Com quatro itens principais exibidos na tela inicial, selecione “Slideshow” para dar início à criação do filme. Escolhidas as imagens, o usuário é capaz de definir o tipo de transição (algumas são pagas) e a música a ser usada (somente as disponíveis no computador, não há uma galeria do programa). Há também a possibilidade de incluir bordas, adesivos divertidos (e estipular o tempo de exibição), bem como a duração de cada slide. O vídeo é salvo no computador em formato mp4.
4. Google Fotos
Conhecido como uma das melhores opções de armazenamento de imagens na nuvem, o Google Fotos dispõe de uma ferramenta que permite fazer animações. Acessível por meio de qualquer navegador para PC, como Google Chrome e Firefox, basta clicar em “Criar” e, em seguida em “Animação” para iniciar o processo. Depois, é só escolher as imagens desejadas — o serviço suporta até 50 — e apertar o botão “Criar”.
Em poucos segundos, o vídeo é criado. Mas, infelizmente, na versão online não há a possibilidade de adicionar canções. O usuário pode fazer o download ou compartilhar o filme via e-mail, por um link gerado ou diretamente no Google+, Facebook ou Twitter.
5. Slidely
Outra opção online é o Slidely, ferramenta integradas com as plataformas sociais. Com uso descomplicado, o site divide a atividade em três passos. O primeiro são as fotos que, além do Facebook, podem ser carregadas do Getty Images, Instagram (caso a conta seja aberta), Dropbox e Flickr — além das imagens salvas no computador. A segunda etapa é a música, que pode ser escolhida a partir do YouTube, Dropbox, galeria do próprio serviço ou arquivo no PC.
Por fim, o terceiro passo é salvar e publicar. Nele, o usuário consegue selecionar o tema da apresentação, a velocidade de exibição dos slides, entre outras opções. Depois, é só salvar o resultado final e compartilhá-lo com as amigos nas redes sociais.
Qual é o melhor editor de imagens gratuito? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Uncharted 4 e Dark Souls 3 são destaques nos trailers da semana
- MacBooks ganham novo processador, mais bateria e versão em ouro rosa
- Como jogar Mighty No. 9 e vencer todos os chefes
- Twitch: streamer pede para ser banida após exibir nudez em live
- YouTube e Netflix consomem muito 4G? Dicas ajudam a evitar gasto no Android
- Como recuperar energia em Fallout 4, novo RPG da popular franquia
- Veja como usar o Serengifty, app que ajuda a presentear amigos
- CS:GO: MIBR perde para NiP e fica em último na BLAST Pro Series SP
- O que é tenacidade no LoL? Veja significado e como aumentar
- Como usar uTorrent Ultra Accelerator e aumentar velocidade do download
- Jogo dos Cavaleiros do Zodíaco ganha trailer da luta entre Camus e Hyoga
- Como adicionar um novo endereço de entrega no iFood
- Tudo sobre Galaxy A70: preço, ficha técnica, prós e contras
- O que esperar de Resident Evil 7, novo capítulo da série de terror
- Como usar QR Code para encontrar Pokémon em Pokémon Sun e Moon
- Como saber se o seu número de celular foi bloqueado
- Conheça lentes mais ‘baratinhas’ que deixam a câmera do iPhone mais top
- Fun Facts: Novidade na busca do Google faz você conversar com PC
- Veja o novo trailer de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain da E3 2015
- CS:GO: MIBR perde para Astralis no FACEIT Major London 2018