O Facebook anunciou nesta quarta-feira (18) o teste do Gaming Creator Pilot Program no Brasil. A iniciativa pretende ajudar gamers que transmitem vídeos ao vivo na rede social a fortalecerem a comunidade de fãs. O programa prevê uma série de novidades para quem faz streaming de games, como o desenvolvimento de ferramentas inéditas e um novo tipo de monetização, que permite aos espectadores fazerem doações direto para o streamer.
O Brasil é segundo país a receber o programa de apoio aos gamers do Facebook. O Gaming Creator Pilot Program foi lançado no início do ano nos Estados Unidos.
O Gaming Creator Pilot Program vai estar disponível inicialmente apenas para um número limitado de participantes selecionados pelo Facebook. Entre os nomes escolhidos pela rede social estão gamers famosos, como Willian “gORDOx” Lemos, Lipao Gamer e Nicole Diretora. Quem quiser se candidatar precisará fazer um cadastro na página do projeto (facebook.com/creators/join).
O objetivo do programa é ajudar no desenvolvimento da comunidade e no engajamento dos espectadores. A ideia é que, com base no feedback dos participantes do projeto piloto, o Facebook produza novas ferramentas para auxiliar no crescimento da base de fãs. Além disso, a rede social pretende criar novas formas de monetização para as lives de games transmitidas no Facebook.
Uma delas é uma forma de pagamento feita pelos fãs direto pela Live, iniciativa que outras plataformas focadas em gamers (como a Twitch, por exemplo) já trazem há algum tempo. Desta maneira, a doação não precisaria de um serviço de terceiro, como o Patreon ou o Padrim. O Facebook também promete melhorar a qualidade da transmissão para os participantes do programa, ao permitir que os vídeos sejam reproduzidos com resolução 1.080p a 60 fps.
De acordo com a rede social, mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo transmitem jogos pelo Facebook Live. Os vídeos ao vivo recebem quase seis vezes mais interação do que outros tipos de conteúdos postados no site.
Nos últimos meses, o Facebook tem se empenhado para torna-se mais atrativo aos criadores de conteúdo. Além de lançar o Creators, um app com funções exclusivas para esse público, a rede social também tem colocado em prática algumas formas dos digital influencers conseguirem levantar dinheiro por meio de publicidade. Em março, a rede social anunciou o teste de uma espécie de assinatura paga por fãs.
Como ver fotos mais antigas no Facebook Messenger? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy A51 vs Moto G9 Plus: compare preço e ficha técnica
- O que é fintech? Entenda como as empresas de serviço financeiro funcionam
- Flickr 4.0: site e apps ficam 'de cara nova' para postar até 1 TB de fotos
- Como moderar publicações em um grupo do Facebook
- Tekken 7: como alterar a aparência dos personagens no jogo
- Lida ou enviada? Saiba o que significam os sinais do Telegram
- Conhe?a o OVNI da Campus Party; servidor reina absoluto no centro da arena
- Produtora confirma que The King of Fighters XIV será exclusivo do PS4
- Como criar filtro para Instagram
- Nokia 2.4 chega ao Brasil com câmera dupla e bateria robusta; veja preço
- Como destravar e usar Ray e Mighty, novos personagens de Sonic Mania Plus
- Pokémon GO Shiny: saiba o que é, veja lista de criaturas e como conseguir
- Lista reúne as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 80
- Como conseguir todos os troféus e conquistas de The Division
- Como solucionar o problema Steam_api dll da plataforma digital
- Nvidia desenvolve criação de módulos com várias GPUs; entenda
- TFT: conheça as classes e combos do modo 'auto battle' do LoL
- Pinngo
- Real, dólar, euro: defina mais de uma moeda na planilha do Excel
- Skype Translator já está disponível para todos os usuários Windows 10