Computadores da Apple, especialmente MacBooks com SSD de baixa capacidade, podem emitir alerta de armazenamento após um certo tempo de uso. Com a memória cheia, o usuário pode enfrentar problemas para instalar novos aplicativos e até para usar algumas funções, como editar imagens e vídeos. Embora o macOS seja conhecido pela gestão eficiente de memória, o armazenamento ainda precisa de atenção especial do usuário. Veja a seguir 10 dicas para remover arquivos inúteis do Mac e liberar espaço.
1. Use um limpador de lixo eletrônico
Mais famosos em PCs Windows, os utilitários para limpar lixo eletrônico também podem ser úteis no Mac. Use programas como o CleanMyMac para se livrar de arquivos temporários, lixo acumulado pelo iTunes, miniaturas de fotos inúteis e aplicativos ociosos. O programa é pago para remover todos os resíduos automaticamente, mas a versão gratuita já traz funções que ajudam ao menos a identificar o que está tomando mais espaço do SSD ou do HD.
2. Limpe arquivos temporários
Arquivos temporários de Internet podem tomar um bom espaço no armazenamento, especialmente se o dono não costuma fazer limpezas periódicas em Macs com longo tempo de uso. O CCleaner é uma ferramenta leve que pode ser instalada sem ocupar muito espaço para excluir histórico, cookies e imagens baixadas automaticamente pelo Safari e outros navegadores em visitas a sites da web. O programa também limpa arquivos como listas de apps e documentos recentes, além de logs do sistema.
3. Remova arquivos duplicados
Se o seu problema maior for a existência de arquivos copiados, como imagens, vídeos e atalhos duplicados, o Gemini 2 é um utilitário que pode ajudar. O programa faz uma varredura no Mac para encontrar todos os arquivos com mais de uma instância ocupando espaço no computador e oferece um botão para limpeza rápida. O software funciona especialmente em fotos similares tiradas pelo celular e transferidas para o computador.
4. Exclua anexos de e-mail
O app Mail guarda no SSD ou HD do Mac todos os anexos recebidos, mesmo que eles possam ser recuperados depois do servidor. Se você costuma receber e-mails pesados e pode retomar o download mais tarde, os anexos podem ser removidos para liberar espaço no computador quando o armazenamento está no fim. Busque os arquivos no diretório “Users > Usuário > Library > Mail”. É possível ainda configurar o Mail para não baixar anexos automaticamente e evitar a tarefa no futuro.
5. Desinstale aplicativos
Se você não tem muitos aplicativos instalados, a remoção manual diretamente no Finder pode ser ágil o suficiente para se livrar de programas pouco usados. No Mac, basta clicar com o botão direito do mouse (ou usar o clique secundário do trackpad) sobre o item para excluir. Também é possível desinstalar apenas arrastando o atalho diretamente para o ícone para a lixeira.
6. Encontre arquivos grandes
O Disk Inventory X é um programa que ajuda a ter um panorama geral de arquivos que ocupam espaço na memória. Com uma interface gráfica bem clara, o utilitário exibe formas que representam o tamanho de cada arquivo grande armazenado. Com alguns cliques, é possível identificar o que é mais pesado e excluir rapidamente.
7. Apague o cache do Apple Music
Músicas já ouvidas no Apple Music para Mac ficam armazenadas no computador e podem ser removidas para liberar memória. É preciso acessar manualmente a pasta onde o programa de streaming guarda os dados para remover tudo com segurança.
8. Exclua arquivos de ditado
A função de ditado do macOS mantém uma quantidade grande de arquivos no computador mesmo que o usuário não utilize o recurso. Se você não lança mão de ditados, é possível remover os arquivos relacionados para liberar espaço precioso na memória sem interferir na experiência de uso diária.
9. Esvazie a lixeira
Ao remover qualquer tipo de arquivo, sejam apps, cookies de navegador ou qualquer outro lixo eletrônico, não se esqueça de esvaziar a lixeira para remover de vez os arquivos da memória do Mac. O computador só mostrará o espaço ganho no SSD ou HD quando a lixeira estiver limpa dos itens excluídos.
10. Use ferramentas de armazenamento do macOS Sierra
Macs mais novos, atualizados para as versões macOS Sierra, High Sierra ou superiores, podem ainda usar recursos avançados nativos de limpeza de armazenamento. Na tela de armazenamento do menu “Sobre este Mac”, o sistema oferece upload de documentos, fotos e vídeos para o iCloud automaticamente, limpeza de conteúdo comprado e já consumido do iTunes, e remoção automática de arquivos mais velhos que 30 dias presentes na lixeira.
Macbook Pro não inicializa: o que fazer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Watch Dogs Legion é confirmado e será apresentado na E3 2019
- Novo Smart Display do Google tem integração com a Google Assistente
- Conheça a história de BioShock 1, 2 e Infinite, popular série de tiro
- GeForce GTX 1660 ou Radeon RX 590: compare as placas intermediárias
- Android Marshmallow é liberado; veja como instalar nos Nexus 5, 6, 7 e 9
- Dell lança no Brasil linha gamer Alienware com monitores e acessórios
- Quatro recursos que o Android N tem e o iPhone com iOS 9 não
- Como denunciar e-mails como spam no Google Inbox
- Snapchat ganha lentes, filtros e stickers olímpicos do Rio de Janeiro
- Como parcelar boleto no Mercado Pago
- Skin changer dá ban no CS:GO; entenda punição do VAC
- Msvcr100.dll faltando? Saiba como reinstalar arquivo no seu computador
- Smart TV LG 43LM6300PSB ainda vale? Veja ficha técnica e preço no Brasil
- LoL: Riot Games divulga skins da campeã mundial Invictus Gaming
- WikiRota: como calcular pedágio e gasolina de uma rota
- AMD ou Nvidia? Quem mais se destacou no mercado de placas de vídeo
- Câmera de bolso faz filmagem noturna e fica conhecida como GoPro para astrônomos
- Como assistir ao jogo Athletico-PR x Grêmio pela Copa do Brasil ao vivo
- Tênis cinza ou rosa? Teste de cor volta a fazer sucesso na Internet
- Call of Duty: Black Ops 3 vai retirar modo campanha do PS3 e Xbox 360