O LSEV é um carro elétrico feito com impressão 3D que pode chegar ao mercado e às ruas da Ásia e da Europa no próximo ano. Previsto para o segundo trimestre de 2019, o modelo leva apenas três dias para ser fabricado, é até cinco vezes mais forte que um modelo convencional e todos os componentes visíveis, como portas, painel, carcaças e para-choques, são impressos. Seu nome é uma abreviação para "Low-Speed Eletric Vehicle", que significa "veículo elétrico de baixa velocidade", em português.
De acordo com o CEO da Polymaker, empresa responsável pela máquina 3D que fabrica o LSEV, a novidade deve abrir as portas para o futuro dos automóveis. "É uma inevitável tendência da indústria", afirma Xiaofan Luo.
O modelo, produzido em parceria com a empresa italiana X Electrical Vehicle (XEV), promete chegar até 69 km/h e tem autonomia de bateria de 150 km. Para garantir o bem-estar do motorista e do passageiro, o carro é equipado com materiais seguros para dirigir na estrada ou em locais com variações drásticas de temperatura.
As peças são produzidas por camadas e apenas as janelas – de vidro –, os pneus, motor, chassi e assentos não são feitos na impressora 3D. Além disso, para ajudar ainda mais no impacto ambiental que um carro pode causar, o número de componentes de plástico instalados no veículo foram reduzidos de 2 mil para 57.
O peso do LSEV também é um diferencial. Com 450 kg, se comparado aos carros elétricos semelhantes que estão atualmente no mercado, o automóvel da XEV chega perto apenas dos modelos importados da Smart, que pesam entre 700 e 800 kg, ou o Kandi Coco de 720 kg. Nas dimensões, com lugar para o motorista e um passageiro, o carro tem 1,5 m de altura, 2,5 m de comprimento e 1,3 m de largura.
De acordo com a XEV, a previsão é de que até o final de 2019 pelo menos vinte mil carros sejam impressos. Cada unidade do LSEV deverá custar cerca de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 32.800, em conversão direta.
Para o CEO da XEV, Stanley Lu, a entrada no mercado de automóveis feitos em impressora 3D deve permitir a chegada também de modelos personalizados, inclusive fabricados sob medida de acordo com a demanda de cada cliente. "O carro será mais bonito porque você pode ir além do limite da manufatura tradicional. Isso dá liberdade ao estilo e criatividade, então poderão ter muitas variações", afirma.
Por enquanto, os usuários que quiserem conhecer o carro elétrico podem encontrá-lo apenas no Museu de Cultura de Xangai, na China. Sem sair do país asiático, o modelo também estará em exposição em abril de 2018 no salão do automóvel de Pequim.
Via DailyMail
Impressão 3D: qual é a história das impressoras? Conheça no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quatro formas de usar o Google Tradutor para traduzir um site inteiro
- Confira os principais problemas do cabo HDMI e quais soluções possíveis
- Pushbullet ganha atualiza??o e agora permite responder WhatsApp do PC
- EA Sports UFC 2 e Dying Light são destaques nos trailers da semana
- Snapchat tem 15 truques e configurações secretas; confira
- Como desativar o SMBv1 em versões mais antigas do Windows
- Magic Arena: como jogar no celular Android e iPhone com o Steam Link
- Como saber se a sua TV da Philips tem conversor digital integrado
- Skylanders Imaginators é anunciado com modo de construção de bonecos
- Melhores acessórios para Nintendo Switch
- LoL: MSI 2019 de League of Legends ganha locais e datas para acontecer
- Mundial de LoL: relembre as regiões com os piores históricos no Worlds
- Roteador Intelbras WRN 300 é bom? Conheça especificações e preço
- Como usar tema escuro em (quase) tudo no Windows 10
- Game of Thrones Episode 1: como jogar a nova aventura baseada na famosa série
- Moto G 3: como apagar o histórico de chamadas e ter privacidade no celular
- Cinco coisas que seus contatos do WhatsApp sabem sobre você
- Circuito Desafiante 2018: Operation Kino e Team One lideram torneio de LoL
- Clash Royale League 2019: assista aos jogos ao vivo e conheça times
- Como adicionar uma foto de capa ao seu perfil do Kiwi