O Google divulgou, na última semana, o relatório anual de segurança do Android. No documento, a empresa apresenta as iniciativas e modificações que ela tem feito para tornar o sistema móvel menos suscetível a ameaças e invasões - o que mudou para melhorar a privacidade e a proteção dos dados dos usuários.
Logo na primeira página a gigante é enfática: em 2017, o Android deu um salto e hoje apresenta algumas das soluções de proteção que lideram a indústria. Entenda algumas das mudanças que o Android recebeu para melhorar a segurança.
O Android é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo e está presente em mais de 2 bilhões de dispositivos. O número crescente de usuários desperta o interesse de hackers na criação de malwares que exploram, principalmente, o desatenção de alguns usuários.
Desde o StageFright, em 2015, o sistema recebe updates de segurança mensais. Hoje, a maioria das ameaças vem através da Play Store, em apps com códigos ocultos para as mais variadas finalidades, desde exibir anúncios pornô em aplicativos infantis a roubar criptomoedas.
Play Protect
Sabendo disso, o Google tem reforçado a segurança. O Play Protect é uma das soluções apresentadas para amenizar esse problema. Lançado durante a Google I/O 2017, o recurso do Android funciona como um grande antivírus. Além de analisar os apps da Play Store
De acordo com o Google, são mais de 50 bilhões de apps sondados todos os dias. Cerca de 60% dos apps removidos contaram com a ajuda da inteligência artificial presente no Play Protect. Foram mais de 700 mil aplicativos detectados como ameaça retirados da Play Store.
Proteção offline
Baixar aplicativos de fora da loja oficial é uma faca de dois gumes. Se por um lado é uma das premissas da ideia de sistema aberto do Google, por outro, com usuários menos experientes, pode significar a instalação de lixos de todo o tipo no celular. Em análises internas, o Google identificou que ao baixar apps de fora da loja oficial, um smartphone está nove vezes mais propenso a instalar um software malicioso.
Para tentar acabar com este problema, a empresa permitiu que o Play Protect também passasse a avaliar aplicativos quando o celular está fora da internet. Com essa mudança, o Google impediu que mais de 10 milhões de apps maliciosos fossem instalados em aparelhos Android.
Atualizações
Atualização no Android é um tema polêmico. Porém, no relatório de segurança anual, o Google fez questão de mostrar que em relação aos updates de segurança o ecossistema está em evolução. Em 2017, mais de um bilhão de dispositivos receberam algum patch de correção.
A empresa também reforçou que está investindo para encontrar brechas de segurança. Por meio do seu sistema de recompensa, o Google pagou quase R$ 4 milhões a pesquisadores de segurança que encontraram alguma falha no Android.
Mais segurança no Oreo
O Android 8.0 Oreo também recebeu diversas melhorias de segurança. A empresa modificou o kernel do sistema, usado para a integração do hardware com o software, tornando-o mais robusto contra ataques. Também mudou a API de sobreposição, usado para aplicativos ficarem em tela cheia, impactando a forma como ransomwares age.
O que vem por aí
O Android P ainda está no forno, mas algumas mudanças de segurança já foram anunciadas. Uma delas promete dar mais privacidade aos usuários ao bloquear a permissão de apps inativos a recursos do celular. Desta forma, apps que não estiverem abertos na tela não teriam acesso à câmera ou ao microfone, por exemplo.
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer todos os finais de Silent Hill Origins
- Instagram tem bug de privacidade após lançar suporte a múltiplas contas
- MWC 2016 vem aí: o que esperar da feira de celulares e tablets
- Como funciona a Pluto TV? Veja catálogo e como assistir a filmes de graça
- Conheça kscerato, jogador que pode entrar para elenco da MIBR no CS:GO
- Cartão microSD da SanDisk tem 256GB e pode ser o mais rápido do mundo
- Filmes removidos da Netflix: como ver títulos que estão saindo do catálogo
- Alibaba é confiável? Conheça a empresa dona do site AliExpress
- League of Legends (LoL) e TFT recebem patch 11.4; veja atualização
- Contatos e sexting indesejados são os principais riscos online no Brasil
- HP Spectre: conheça os novos modelos do notebook com Intel de 8ª geração
- Facebook vai ajudar seus amigos a usar pronúncia correta do seu nome
- Como evitar que apps do Android 7 acessem câmera, microfone, fotos e GPS
- Airbnb permite dividir pagamentos com até 16 pessoas em viagens de grupo
- Como colocar o YouTube em modo Karaokê e cantar junto com a música
- Como criar memes no celular com Aviary Photo Editor
- Como criar lembretes no Google Agenda
- Apps baixados 787 mil vezes fazem cobranças indevidas de usuários
- Blizzard Entertainment: a preparação para a Copa do Mundo de Overwatch
- Como mudar a cor do cabelo no PicsArt