Quando a prévia de desenvolvedores do Android P foi anunciada esta semana, um dos novos recursos que mais chamaram a atenção foi o suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time. A tecnologia em si não chega a ser uma novidade, mas o seu uso no smartphone pode abrir um leque de possibilidades bastante interessante. Isso porque o Wi-Fi RTT, como é mais conhecido, pode dar uma localização precisa em ambientes fechados, coisa que o GPS não faz muito bem. Entenda melhor como vai funcionar o Wi-Fi RTT no novo sistema para smartphones do Google.
O que é Round-Trip-Time?
O conceito de Round-Trip-Time é bastante utilizado na telecomunicação. Na prática, ele mede o tempo de resposta entre um emissor de sinal e um receptor para determinar a distância. Quando há a triangulação entre um conjunto de antenas e um receptor, é possível determinar em qual local o dispositivo está.
Como vai funcionar no Android P
O Wi-Fi RTT trabalha de forma parecida. Se houver apenas uma rede Wi-Fi, o aplicativo que usar o recurso poderá medir a distância do celular para o ponto de acesso – o roteador, por exemplo. Se três ou mais redes forem visualizadas, o app poderá identificar a localização geográfica do smartphone. A precisão gira em torno de 1 a 2 metros, muito melhor em relação ao GPS usado atualmente, que traz uma margem de erro de cerca de 5 metros.
Da mesma maneira que o smartphone já consegue identificar pontos de acesso que estão próximos, não será necessário que o celular se conecte a qualquer uma dessas redes. É preciso apenas que o Wi-Fi esteja ligado.
Como relata o portal Android Police, o recurso estará ligado ao sistema de localização do Android. Ou seja, será possível selecionar os aplicativos que podem usar a função, assim como desabilitá-lo quando não estiver em uso – uma forma de trazer mais privacidade ao usuário. O único problema é que o smartphone deverá ter um hardware compatível. Ou seja, nem todos os aparelhos poderão desfrutar dos benefícios do Wi-Fi RTT.
Como pode ser usado
Com o sistema oferecendo uma localização mais precisa, é possível explorar uma série de opções que antes não era possível. Por comando de voz, por exemplo, será possível dizer ‘ligue esta luz’ e o app saberá em qual cômodo o usuário está para acender a lâmpada correta. Dessa maneira, o usuário pode automatizar tarefas domésticas com mais precisão.
O recurso também pode ser utilizado de outras formas, como navegação em ambientes fechados e estratégias de marketing. Basta o usuário ter um smartphone compatível com Android atualizado para que estes meios sejam acessíveis.
Via Android Police
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Xiaomi, a ?Apple chinesa? que chega em breve ao Brasil, ultrapassa Samsung
- Como marcar todas as conversas do Facebook como lidas
- Confira as dicas para mandar bem e dominar cada classe do jogo XCOM 2
- Heroes of the Storm terá novo modo de jogo Contenda Heróica
- Roteador ‘espião’ permite vigiar o que todos estão fazendo online na casa
- Cinco navegadores para usar a Internet sem deixar rastros
- Celular misterioso da Xiaomi bate iPhone X em teste de desempenho
- Sally Ride: Primeira mulher americana no espaço é tema de Doodle
- Como agendar posts no Instagram com o Buffer
- Como criar um portfólio online grátis
- Como aumentar o volume de músicas MP3 e vídeos online
- Lumia 730: cinco coisas que você precisa saber sobre o aparelho
- Windows 10: data de lan?amento marcada
- Amazfit X: relógio com tela curva tem bateria para até uma semana
- Como testar a sua internet com o velocímetro da Netflix
- Netflix já teria data para começar oferecer vídeos offline, diz site
- Como compartilhar mensagens do Sarahah no Facebook e outras redes sociais
- Aprenda configurar uma antena digital na Smart TV da Samsung
- Uso de app espião para vigiar parceiro cresce 51% na pandemia
- Telegram: como apagar mensagens recebidas do celular do contato