Navegar na Internet nos anos 1990 e 2000 era sinônimo de conexão discada. Nesse período, surgiram sites e serviços online que marcaram a vida de pessoas que estavam começando a se tornar "internautas", como se chamava à época. No Brasil, grandes portais e provedores, como a Globo.com, salas de bate-papo e mensageiros instantâneos, como MSN, ICQ e mIRC, faziam sucesso – além dos serviços de e-mail gratuitos e sites de busca como o Cadê?.
Conhecido como linha discada ou dial-up, o sistema tinha vários problemas, entre eles, a instabilidade e a lentidão – a velocidade máxima era 56,6 kbps. A linha telefônica ficava ocupada pelo tempo em que a pessoa estivesse online. O acesso era pago pelo custo de uma ligação normal, ou seja, quem ficasse conectado por uma hora, pagaria o valor de uma ligação de mesma duração.
Apesar das dificuldades e de ter se tornado "coisa do passado" para a maioria dos usuários, as lembranças desse período vão além do barulho da conexão sendo realizada. Relembre seis sites e programas que eram sucesso no tempo da Internet discada.
Cadê?
Fundado em 1995, o Cadê foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores. As pesquisas indicavam páginas na web, imagens, vídeos, notícias e produtos em shopping virtual. O site também oferecia serviço de e-mail próprio. Apes
Kazaa
O Kazaa era um programa de compartilhamento de arquivos que usava a tecnologia P2P, ou seja, nesse sistema o usuário é, ao mesmo tempo, servidor e cliente de conteúdo. Criado em 2001, o objetivo era que os usuários trocassem arquivos de música e imagens. Mesmo na época da internet discada, o Kazaa era preferência entre os brasileiros. Apesar do grande sucesso, o programa foi descontinuado por problemas legais.
Winamp
Muito popular nos anos 1990 e 2000, o Winamp foi lançado em 1997. Ele era um reprodutor de músicas e vídeos. Seu maior sucesso era a interface, que podia ser personalizada com “skins”, os famosos temas, para deixar a aparência do software diferenciada. Capaz de reproduzir diversos formatos de som e de vídeos, o programa contabilizou, em fevereiro de 2005, cerca de 33 milhões de usuários. Sem o mesmo sucesso de antes, o Winamp continua no ar com versões para Windows e macOS.
mIRC
O mIRC foi um dos primeiros programas de conversas virtuais. Ele tinha um layout "rústico" e funcionava como uma espécie de sala de bate-papo, também chamadas de canais. Lançado em 1995, o programa não tinha suporte para fotos ou qualquer tipo de perfil. Os usuários se identificavam por meio de um “nickname”. Mesmo assim, ele foi tão popular que, em seu auge. chegou a alcançar 150 milhões de downloads.
ICQ
O ICQ foi um dos pioneiros mensageiros instantâneos, o que era uma proposta inovadora para a época. Lançado em 1996, o programa atingiu o número de um milhão usuários em apenas dois anos. Ao se cadastrar no ICQ, o usuário recebia um número de identificação, que seria como nome de usuário. Apesar do sucesso absoluto na época, a empresa ficou para trás quando a Microsoft lançou o MSN Messenger.
MSN Messenger
Lançado em 1999, o MSN Messenger ultrapassou o ICQ de forma rápida, se tornando um dos programas de mensagens instantâneas que fez mais sucesso. Em 2002, o programa já contava com cerca de 75 milhões de usuários. O MSN perdeu a popularidade e, em novembro, de 2012 foi anunciada a descontinuidade do programa, deixando saudade em muitas pessoas.
Qual aparelho dos anos 90 deixou saudade? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mevius Final Fantasy: game muda de nome e tem novo trailer divulgado
- Subway Surfers: saiba como passar de fase no game
- Como configurar o botão Home do iPhone 8 e 8 Plus
- Google Street View agora mostra parques da Disney
- Ação bloqueada no Instagram: veja dicas para resolver
- Dubsmash, famoso app de dublagem, agora é 'mensageiro'
- Veja como usar o Google Tradutor para traduzir textos pela câmera
- Falha em chips Wi-Fi pode afetar celulares e computadores; saiba evitar
- Oculus Rift inicia vendas por US$ 599; os primeiros chegam só em março
- O que são redes neurais e como elas podem revolucionar a robótica
- Como fazer efeito de foto Polaroid pelo celular
- Aplicativo para fazer convite: veja opções grátis para celular
- Black Friday 2018: conheça golpes comuns do dia de descontos e proteja-se
- Instagram testa função que mostra quanto tempo você ficou no app
- Notebook Acer Aspire F5 é bom? Veja análise de ficha técnica e preço
- Edição de colecionador de Resident Evil 7 virá sem o jogo
- Como denunciar no Outlook.com uma tentativa de phishing ou ataque hacker
- TV Samsung 4K: veja cinco modelos para comprar no Brasil em 2020
- Unfriend Alert: app que dedura quem te excluiu do Facebook rouba dados
- ICQ muda visual no Windows e fica igual ao WhatsApp Web; confira