A novela das baterias em iPhones antigos continua a render dor de cabeça para a Apple. A maior empresa de tecnologia do planeta estuda devolver o dinheiro de clientes que fizeram a troca do componente e pagaram, na ocasião, o preço cheio pelo serviço. Desde janeiro, a companhia oferece desconto na substituição da bateria.
De acordo com o portal americano Recode, o assunto chegou ao poder público nos Estados Unidos. O senador republicano John Thune questionou a empresa sobre o que aconteceria com os usuários nesta situação. A resposta, vinda diretamente da vice-presidente para políticas públicas, Cynthia Hogan, foi a seguinte: “Sim, nós estamos explorando isso e vamos atualizá-lo adequadamente”.
Caso a matriz da Apple nos Estados Unidos opte por devolver o dinheiro dos consumidores, é esperado que a conduta também seja adotada por aqui. O governo norte-americano iniciou, há uma semana, as investigações sobre o caso.
O pedido de desculpas da Apple foi feito após semanas de especulações sobre a suposta prática de obsolescência programada. A empresa explicou que o sistema do iPhone, o iOS, recebeu uma instrução para reduzir a velocidade de processamento de dados quando a bateria chegar a um nível considerado problemático. Ainda segundo a marca, a medida foi adotada para proteger os usuários e evitar reinicializações inesperadas do telefone.
Todas as baterias de smartphones passam pelo envelhecimento químico, o que reduz sua capacidade de prover energia para o restante do aparelho. No entanto, somente a Apple veio a público para confirmar a limitação de desempenho.
Consumidores com celulares antigos disseram ao TechTudo que a experiência de substituição de bateria foi positiva. De acordo com eles, o procedimento fez com que o produto retornasse à performance original. No Brasil, o desconto oferecido pela Apple chegou a R$ 300. Com isso, a substituição de bateria sai a R$ 149 até o fim de 2018.
A situação da empresa ganhou traços mais dramáticos quando a Apple Brasil anunciou o ingresso do iPhone 5C na lista de telefones elegíveis para a oferta. Posteriormente, consumidores começaram a se queixar da marca, pois lojas próprias e assistências técnicas não praticaram o preço mais baixo. Procurado pelo TechTudo há duas semanas, o escritório nacional não voltou a se manifestar sobre o tema.
O programa global de desconto na troca de bateria vai até dezembro. As seguintes gerações de telefone são contempladas: iPhone 6, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X, bem como edições Plus.
Com informações do Recode
iOS 11 está consumindo bateria muito rapidamente? Opine no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é Gympass: saiba como funciona o serviço de academia
- Galaxy Note 9 tem data de lançamento: 9 de agosto
- iFood aceita Pix? Como pagar pedido no delivery por transferência
- Tendência no Instagram: saiba como deixar seu 'feed de fotos clean'
- Apple TV+: como baixar filmes e séries para assistir offline
- Como bloquear um contato no Google Allo
- The Witcher 3: aprenda a usar o novo truque de dinheiro infinito
- Review Samsung QLED Q80R: TV que 'some na parede' tem preço alto no Brasil
- Nobru, jogador de Free Fire, é indicado ao The Game Awards 2020
- Como ocultar e desativar comentários em novas amizades no Facebook
- As 10 celebridades mais bem pagas do Instagram; veja o preço por post
- Vídeo de Need for Speed traz jogabilidade de corridas e customizações
- e-Globo Ep.8: Melhores jogos de 2018 e Prêmio eSports Brasil
- Aplicativo para clarear os dentes: veja melhores para editar suas fotos
- HP Deskjet 2050: saiba como baixar e instalar o driver da impressora
- Valorant Masters 2021: confira tabela, calendário e prêmio do Regional Brazil
- Clássico Street Fighter 2 será relançado no Switch com novo nome
- Smart TV LG 43LM6300PSB ainda vale? Veja ficha técnica e preço no Brasil
- Xperia Z5 Premium chega ao Brasil e tenta bater iPhone até no preço alto
- JBL Xtreme vs Onyx Studio 4: compare as especificações das caixas de som