O Inbox é uma alternativa do próprio Google ao Gmail. Apesar de menos popular, o serviço tem funções interessantes que superam outros gerenciadores de e-mails. Entre os recursos, é possível destacar os lembretes e a coletânea de links. O programa também trabalha com endereços @gmail.com, mas conta com design mais moderno e funções inteligentes, incluindo integração com Google Assistente e Google Keep.
O app tem versões para web, Android e iPhone (iOS), e pode virar alternativa também ao Mail, da Apple. A seguir, veja sete destaques do Inbox e aprenda a tirar melhor proveito do aplicativo no smartphone.
Mensagens viram tarefas
No Inbox, o usuário pode tratar e-mails como tarefas a serem cumpridas. Deslize uma mensagem para a direita para concluir e arquivar na hora, ou para a direita para adiar. A segunda opção permite definir dia e hora para receber o e-mail novamente, o que permite focar em mensagens mais urgentes e deixar o que menos interessa para mais tarde. Os itens mais importantes também podem ser fixados na caixa de recebimento, permanecendo à vista mesmo ao concluir todas as atividades do dia.
Lembretes integrados com Google Assistente e Google Keep
O Inbox tem uma função de lembretes que avisa ao usuário sobre algo importante dentro da caixa de entrada. O alerta fica entre as mensagens e pode ser concluído, adiado ou fixado como uma tarefa. Há pelo menos três maneiras de criar um lembrete no Inbox: dentro do app de e-mail, por comando de voz na Google Assistente para Android, ou dentro de uma nota do Google Keep. Nesse último caso, os lembretes das notas aparecem com um link no Inbox, e um clique leva o usuário ao conteúdo completo da anotação.
Repositório de links
Para evitar o costume de enviar e-mails para si mesmo com links interessantes, o Inbox permite guardar URLs de maneira simples. Ao copiar um link e abrir o app de e-mail, o usuário vê uma janela pop-up e pode, com um toque, salvar o conteúdo online. Os endereços ficam salvos em uma coletânea que pode ser acessada em qualquer dispositivo com a conta Google logada. Mais tarde, é possível enviar links por e-mail para um contato.
Ferramenta de anexo conveniente
Anexar arquivos ou imagens no Inbox é mais simples por conta do carrossel exibido no app. Ao selecionar a ferramenta de anexos, o programa mostra duas linhas com miniaturas de imagens do Google Fotos e arquivos do Google Drive para selecionar. Com um toque, é possível adicionar o conteúdo a um e-mail e enviar, sem a necessidade de navegar por um gerenciador de arquivos no celular.
Organização de voos e pacotes
O Inbox é suficientemente inteligente para organizar e-mails sobre um mesmo assunto e criar cartões interativos para o usuário. Confirmações de voos e reservas de hotéis são combinados para formar um itinerário de viagem, e e-mails com status de encomendas viram um card que exibe somente a informação que interessa, como a previsão de chegada e o valor do pacote. O usuário não precisa fazer nada para usar esses recursos. Basta esperar pelas mensagens e deixar o Google organizar as informações sozinho.
Criação de modelos de mensagem
O usuário pode criar um modelo de mensagem para repetir o mesmo texto em múltiplos envios. Basta escrever um e-mail e transformá-lo em template com um clique. Depois, o conteúdo ficará salvo para usar com outros remetentes. Essa é a única função da lista que, por enquanto, só funciona no Inbox para navegador desktop.
Mais inteligente
O Inbox oferece uma série de outros atributos interessantes que melhoram a experiência no dia a dia. Ele sugere respostas automáticas baseadas no contexto de uma mensagem, avisa quando o usuário pode ter esquecido de ler algo potencialmente importante, sugere o cancelamento de newsletters ignoradas pelo usuário e mostra links e artigos mesmo antes de abrir o e-mail. No geral, o cliente de e-mail menos famoso do Google é o mais inteligente disponível para celular.
Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- NET e Tim entregam melhor Internet banda larga do Brasil, diz estudo
- iPhone com internet limitada? Saiba quais funções mais consomem seus dados
- Dial: acessório permite interagir com objetos na tela do Surface Studio
- Trilha do Enem: como estudar para a prova de graça
- Battlefield Hardline: jogo ter? assinatura Premium com v?rios extras
- Atualiza??o do WhatsApp, Orkuti, Grana e Lumia 535 nas mais lidas
- CS:GO: Games Academy, do FalleN, libera aulas grátis durante quarentena
- Xiaomi Mi 5 chega com processador e câmera potentes no MWC 2016
- Fone AKG K414P: descubra se vale a pena comprar
- Conheça os dez melhores jogos de tiro offline para PS4, Xbox One e PC
- SSD Kingston 120 GB: confira modelos, preços e saiba se vale a pena
- Como desinstalar o Ge-Force do seu PC
- Como adicionar curtidas em destaque em sua página do Facebook
- Instagram vai avisar usuários que estão perto de ser banidos do app
- Como filtrar comentários no Instagram
- Como ocultar fotos e mensagens no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
- Steam: política permite que jogador peça reembolso por qualquer motivo
- Criptografia no Android: conheça os prós e contras do procedimento
- Paciência Spider: veja como jogar o clássico game de cartas
- Como vender em grupos do Facebook pelo celular