A versão mais recente do Bluetooth ainda não dominou o mercado, mas o número de celulares com suporte para o novo padrão está crescendo. Com melhorias na velocidade e no intervalo de alcance, o Bluetooth 5.0 é capaz de transferir dados duas vezes mais rápido do que a versão 4.2, chegando a 2 Mb/s. O alcance cresceu ainda mais: está quatro vezes maior e agora permite uma distância de até 240 m entre aparelhos pareados.
O Bluetooth 5.0 foi liberado para uso comercial em dezembro de 2016 e está presente em smartphones premium como os Galaxy S8 e S8 Plus, os iPhones 8, 8 Plus e X, o OnePlus 5, os Pixel 2 e 2 XL e o LG V30. A previsão é de que, em breve, o padrão esteja na maioria dos fones e caixas de som sem fio que você encontra no mercado.
Com a nova versão, a capacidade de transmissão de mensagens aumentou em oito vezes. Isso representa uma comunicação de maior qualidade: quanto mais informações sobre as capacidades de cada dispositivo são compartilhadas, mais veloz e precisa é a conexão.
O Bluetooth 5.0 também traz a possibilidade de conectar múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Dois fones de ouvido a um smartphone, por exemplo. E todos esses avanços não significam que a bateria vai embora mais rápido. O Bluetooth 5.0 traz melhor eficiência energética. Faz mais com menos energia.
O cenário é promissor. A qualidade de áudio transmitido via Bluetooth, por exemplo, deve se beneficiar bastante. Com a conexão mais rápida e a capacidade superior de transmissão de mensagens, sua música vai ser melhor preservada e ficar livre de ruídos. Quem preferia fones com fio por causa da qualidade do som, pode querer dar uma nova chance aos sem fio.
Além disso, imagine a comodidade de poder escutar a mesma música reproduzida em um celular sem ter que dividir um mesmo fone, cada um com o seu. E sem ninguém se preocupar demais em se distanciar do dispositivo pareado.
Internet das Coisas
Apesar dos exemplos mais comuns, as repercussões do novo padrão não se limitam a fones e caixas de som. O Bluetooth 5.0 indica um grande impacto na Internet das Coisas. Seus aprimoramentos devem tornar a conexão de objetos do dia a dia – eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis – muito mais funcional.
Ao oferecer uma tecnologia de transmissão de dados sem fio com criptografia de maior velocidade e alcance de áreas mais amplas, o Bluetooth abre espaço para soluções que tornarão mais natural a experiência do usuário em um ambiente com produtos e serviços conectados.
Lâmpadas, câmeras de segurança, termostatos e cadeados inteligentes, além de assistentes pessoais como o Amazon Echo ou o Google Home, prometem fazer cada vez mais parte da realidade dos consumidores. Tudo integrado aos smartphones.
Outro ponto que favorece a Internet das Coisas é a habilidade do Bluetooth 5.0 de coexistir com outras tecnologias sem fio. O potencial para interferências foi reduzida nesta versão. A consciência de localização dos dispositivos também está mais eficiente.
Compatibilidade
Para que o Bluetooth 5.0 entre em operação em um celular, é preciso o suporte do software e do hardware. O Android 8.0 Oreo aceita o novo padrão, mas nem todo smartphone tem hardware compatível. O processador Snapdragon 835, da Qualcomm, presente no Galaxy S8 e no OnePlus 5, por exemplo, oferece o suporte.
Novas gerações do Bluetooth são compatíveis com as anteriores, no entanto, as capacidades da versão mais recente só são desfrutadas em uma conexão quando todos os dispositivos envolvidos possuem essa versão. Ou seja, até podermos aproveitar todas as melhorias do 5.0, precisaremos de mais aparelhos habilitados.
Com informações: Bluetooth, Gear Patrol , Guiding Tech, Android Central e Android Authority
Qual a melhor caixa de som Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy A51S surge na web com RAM de 6 GB e processador Snapdragon
- Como jogar Genshin Impact no multiplayer online com amigos
- CS:GO: Sharks e AVANGAR avançam na DreamHack Open Rio 2019
- Aprenda a usar as finalizações em PES 2016 para marcar gols com estilo
- Circuito Desafiante 2019 de LoL: RED bate a paiN e divide topo da tabela
- Como colocar foto no perfil do Spotify
- WhatsApp Pagamentos: função para transferir dinheiro no app chega ao Brasil
- Carolina Maria de Jesus: Doodle do Google comemora 105 anos da autora
- Como encerrar acesso ao Nubank em todos os aparelhos e derrubar invasores
- Procon-SP notifica Instagram por vazar dados de usuários
- WhatsApp: promoção de Natal O Boticário é golpe, alerta PSafe
- CS:GO: tabela de classificação para a 2ª fase do Major em Berlin 2019
- Como colocar ou mudar foto no 8 Ball Pool
- Como duplicar evento no Facebook e manter a mesma lista de convidados
- BlueStacks: 10 dicas para rodar apps Android em PCs com Windows
- Visa, PayPal e American Express s?o os maiores alvos de crimes virtuais
- Facebook Messenger: como desativar as sugestões automáticas
- Cinco jogadores que já foram banidos de competições de jogos de luta
- Marvel's Spider-Man e Kingdom Hearts 3 estão mais baratos; veja ofertas
- Notebook: quem inventou, qual foi o primeiro modelo e mais curiosidades