É até difícil imaginar que 51 anos atrás já existia uma feira dedicada à tecnologia... Afinal, em 1966, ainda estávamos a anos luz dos gadgets, dos smartphones, dos computadores modernos e da internet como a conhecemos hoje em dia. Mas, a CES já estava por aí, reunindo, em Las Vegas, o que havia de mais empolgante no mundo da tecnologia da época....
51 anos depois, a feira de 2018 reuniu nada menos que cerca de 4 mil expositores, e mais ou menos 190 mil pessoas se espremeram pelos corredores do centro de convenções de Las Vegas. E tem um número que chama a atenção. A última Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, teve aproximadamente 1.500 jornalistas trabalhando na cobertura. Na CES desse ano, os profissionais de mídia foram nada menos que cerca de 7.000 – incrível, não?
Mas, o que interessa mesmo são as grandes novidades que o mundo da tecnologia pôde mostrar durante esses 4 dias frenéticos no deserto. E, se pudéssemos eleger um tema como o principal da feira desse ano, ele seria, certamente, a inteligência artificial. E não estamos falando daquela inteligência artificial de robôs ou de supercomputadores. O que se viu por aqui foi a inteligência artificial que começa a controlar os eletrodomésticos e praticamente todos os aparelhos eletrônicos que nos rodeiam. Desde a máquina de lavar roupa, passando pela televisão, chegando à geladeira e, claro, às caixas acústicas conectadas, todos esses aparelhos ficaram ainda mais espertos essse ano. Ainda há um longo caminho até a casa dos Jetsons, mas os primeiros passos já foram dados e já começam a chegar às lojas ainda esse ano, inclusive no Brasil.
Outra área que ano após anos ganha cada vez mais espaço e importância por aqui é a dos automóveis. Afinal, ninguém mais duvida. Em 5 anos, boa parte do que hoje entendemos como automóvel estará ultrapassada. Aliás, não apenas automóveis particulares, mas também veículos de transporte. Dá uma olhada no tamanho desse caminhão. Totalmente elétrico e totalmente autônomo... Super bacana! No caminho dos automóveis do futuro tem uma sigla: 5G. A próxima geração das redes celulares vai ser determinante para a concretização do sonho dos carros autônomos. E muita gente falou disso por aqui esse ano.
Ainda no tema dos transportes, pudemos dar uma olhada de perto no Volocopter... Para quem não conhece, trata-se de um drone, autônomo – claro, pensado para o transporte nas cidades. Dubai já está testando esse aparelho como táxi e planeja coloca-lo em operação em breve. A Marisa não pôde voar, mas teve um gostinho de como é a cabine do táxi do futuro...
Próxima parada, a tal da internet das coisas. O conceito de que tudo pode ser conectado à rede mundial de computadores, e assim, tudo pode ganhar mais inteligência e ser mais útil, apareceu com força na seara do esporte. E não pense que estamos falando apenas dos aparelhos que se conectam à web para medir e registrar sinais vitais e de desempenho. Um das coisas que nos chamaram a atenção por aqui foi a nova geração de roupas esportivas! Os tecidos inteligentes estão vindo aí – e tivemos boas mostras deles por aqui.
A CES é um dos principais palcos para as grandes empresas de tecnologia. E, como sempre, elas estiveram por aqui em estandes gigantescos – alguns oferecendo verdadeiros shows. Sony, LG, Samsung, Panasonic, Qualcomm, Intel – só para citar algumas – ocuparam centenas de metros quadrados do Centro de Convenções de Las Vegas para mostrar suas novidades. Mas, a feira abre espaço, também, para centenas de pequenas empresas – algumas ainda na fase de startup – que vêm para Las Vegas em busca de holofotes para seus produtos e ideias. Várias delas
4 dias de mergulho na tecnologia que molda o futuro. A CES 2018 reuniu tendências, produtos e ideias inovadoras. Algumas delas, pode apostar, transformarão nossas vidas em breve. E, como sempre, você acompanha tudo de perto aqui, com a gente, no Olhar Digital.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Celular na sala de aula, deve ou não deve?
- Novo reator nuclear brasileiro será arma contra o câncer; entenda como
- iPhone SE volta às lojas e pode ser uma alternativa acessível
- Edição genética pode curar doenças e alimentar ideia de bebês por encomenda
- Recompra de smartphones usados começa a engrenar no Brasil
- Carregador de celular: como escolher o melhor
- Como as empresas de tecnologia estão investindo em diversidade e inclusão
- Feira de tecnologia mostra futura do comércio no Brasil
- Levitação acústica evolui e pode abrir portas para novas aplicações
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Internet pode ser a esperança para quem luta contra depressão
- Vaza vídeo hands-on dos novos Galaxy S10 e Galaxy S10+
- A tecnologia que PODERIA ter salvado o Museu Nacional
- LCD, OLED, MicroLED... entenda as diferenças entre as telas
- Saiba quais são as apostas da equipe do Olhar Digital para 2017
- Testamos: Moto Z3 Play é um bom celular com preço errado
- Review: Alcatel A7 tem 4 GB de RAM, boa bateria e preço atraente
- Mala robótica evita que seu usuário tenha que carregar peso; saiba como
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra