O Intel NUC, minicomputador da Intel, ganhou um versão com especificações avançadas durante a CES 2018. O computador compacto recebeu os novos processadores da marca aliados às GPUs da AMD – o que torna o modelo um dos mais poderosos entre o catálogo da fabricante.
Além disso, o dispositivo é um dos menores PCs do mundo que podem ser usados para jogos exigentes e para a realidade virtual. A ficha técnica atual substitui com folga a versão anterior do Intel NUC, que usava processadores de sexta geração e as placas de vídeo Iris Graphics da Intel – características bem mais modestas.
Processadores: CPU Intel e GPU AMD
A Intel dispõe de duas opções de configurações para o novo NUC, ambas com processadores de oitava geração pareados com uma Radeon Vega da AMD. O primeiro modelo é o NUC8i7HVK, que tem processador i7 de quatro núcleos, com velocidade de até 4,2 GHz, e uma GPU Radeon RX Vega M GH com 24 unidades computacionais, componentes principais de processamento gráfico das placas AMD (a nível de curiosidade, a placa de vídeo de um PS4 tem 18).
A Radeon também chama a atenção porque tem especificações técnicas para competir em igualdade de condições com uma Geforce GTX 1060, da Nvidia. Com 1.536 núcleos de processamento, a GPU Radeon atinge velocidades entre 1.063 MHz até 1.190 MHz e possui memória RAM de 4 GB em HBM2, que rende uma via de comunicação entre processador de vídeo e memória dedicada de até 204,8 GB/s.
Já a outra versão foi batizada pela Intel de NUC8i7HNK e difere da anterior, principalmente, no processador. O i7 em questão, também quad-core, tem velocidades de 3,1GHz a 4,1 GHz, mas as características mudam de forma mais marcante na GPU. O modelo utiliza uma Radeon RX Vega M GL, mais fraca que a opção anterior, com 20 unidades computacionais e velocidades que giram entre 931 MHz e 1.011 MHz.
Esses números posicionam o novo NUC (versão que utiliza a Vega M GH) entre PCs de desempenho intermediário, com placas como a GTX 1060, da Nvidia. O computador deve se mostrar eficiente em games, com boa margem de conforto para encarar títulos recentes em resoluções mais altas, como o 2K, além do suporte à realidade virtual destacado pela Intel.
RAM, armazenamento e interfaces
Enquanto a placa gráfica da AMD utiliza uma memória dedicada de 4 GB em HBM2, o restante do sistema é atendido por um espaço de até 32 GB de DDR4. Em geral, o NUC é vendido sem memória RAM e discos para dados, cabendo ao usuário suprir esses componentes.
Em termos de espaço para dados, o computador pode aceitar SSDs NVMe (PCIe x4) ou M.2 SATA (chave M). Há também slot para cartões de memória. Já em relação às portas e interfaces, o NUC tem duas USB convencionais, duas USB-C compatíveis com Thunderbolt 3 (o que significa saída de vídeo em DVI), saída para fone de ouvido e duas portas HDMI, que possibilitam o controle simultâneo de até seis monitores ao mesmo tempo.
A Intel não revelou os preços das duas versões do novo NUC, mas o computador deve chegar ao mercado norte-americano ainda no primeiro semestre. Por enquanto, não há previsão de lançamento dos produtos no Brasil.
Via Intel
Como montar pc gamer sozinho e barato? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook vai esconder posts de ex-namorados após separação
- Capcom Pro Tour: Tokido encerra o mês de maio no topo do circuito
- Teclado desconfigurado no Windows 7? Saiba como resolver
- Sony lança novo WH-1000XM4 com recursos aprimorados; veja o que achamos
- Gears of War re?ne o melhor do modo multiplayer no Xbox One na E3 2015
- Dicas para mandar bem em Super Mario Odyssey
- Apps e Touchwiz do Galaxy S6 vazam e revelam interface mais limpa
- Minecraft e Dead Island estão entre novos livros inspirados em jogos
- Fractured Lands vai misturar o estilo Battle Royale com Mad Max
- Instagram e Facebook caíram? Apps ficam fora do ar e usuários reclamam
- Nintendo anuncia o videogame Switch; verdadeiro NX tem controles removíveis
- Novo drone com seis hélices pode ser controlado por celular; entenda
- Como mudar uma aba já aberta para o modo anônimo do Chrome
- Vale a pena comprar jogos usados? Saiba quais cuidados tomar
- Circuito Desafiante LoL 2020: tabela de times e calendário do 1° split
- Conheça capa que transforma seu celular em um Game Boy clássico
- LoL: relembre mudanças em personagens que não agradaram o público
- Leilão da Receita em SP tem MacBook a R$ 500 e placa Nvidia a R$ 300
- Como usar objetos 3D no Excel
- Pazzi é um robô de três braços que promete fazer pizzas em cinco minutos