O Intel NUC, minicomputador da Intel, ganhou um versão com especificações avançadas durante a CES 2018. O computador compacto recebeu os novos processadores da marca aliados às GPUs da AMD – o que torna o modelo um dos mais poderosos entre o catálogo da fabricante.
Além disso, o dispositivo é um dos menores PCs do mundo que podem ser usados para jogos exigentes e para a realidade virtual. A ficha técnica atual substitui com folga a versão anterior do Intel NUC, que usava processadores de sexta geração e as placas de vídeo Iris Graphics da Intel – características bem mais modestas.
Processadores: CPU Intel e GPU AMD
A Intel dispõe de duas opções de configurações para o novo NUC, ambas com processadores de oitava geração pareados com uma Radeon Vega da AMD. O primeiro modelo é o NUC8i7HVK, que tem processador i7 de quatro núcleos, com velocidade de até 4,2 GHz, e uma GPU Radeon RX Vega M GH com 24 unidades computacionais, componentes principais de processamento gráfico das placas AMD (a nível de curiosidade, a placa de vídeo de um PS4 tem 18).
A Radeon também chama a atenção porque tem especificações técnicas para competir em igualdade de condições com uma Geforce GTX 1060, da Nvidia. Com 1.536 núcleos de processamento, a GPU Radeon atinge velocidades entre 1.063 MHz até 1.190 MHz e possui memória RAM de 4 GB em HBM2, que rende uma via de comunicação entre processador de vídeo e memória dedicada de até 204,8 GB/s.
Já a outra versão foi batizada pela Intel de NUC8i7HNK e difere da anterior, principalmente, no processador. O i7 em questão, também quad-core, tem velocidades de 3,1GHz a 4,1 GHz, mas as características mudam de forma mais marcante na GPU. O modelo utiliza uma Radeon RX Vega M GL, mais fraca que a opção anterior, com 20 unidades computacionais e velocidades que giram entre 931 MHz e 1.011 MHz.
Esses números posicionam o novo NUC (versão que utiliza a Vega M GH) entre PCs de desempenho intermediário, com placas como a GTX 1060, da Nvidia. O computador deve se mostrar eficiente em games, com boa margem de conforto para encarar títulos recentes em resoluções mais altas, como o 2K, além do suporte à realidade virtual destacado pela Intel.
RAM, armazenamento e interfaces
Enquanto a placa gráfica da AMD utiliza uma memória dedicada de 4 GB em HBM2, o restante do sistema é atendido por um espaço de até 32 GB de DDR4. Em geral, o NUC é vendido sem memória RAM e discos para dados, cabendo ao usuário suprir esses componentes.
Em termos de espaço para dados, o computador pode aceitar SSDs NVMe (PCIe x4) ou M.2 SATA (chave M). Há também slot para cartões de memória. Já em relação às portas e interfaces, o NUC tem duas USB convencionais, duas USB-C compatíveis com Thunderbolt 3 (o que significa saída de vídeo em DVI), saída para fone de ouvido e duas portas HDMI, que possibilitam o controle simultâneo de até seis monitores ao mesmo tempo.
A Intel não revelou os preços das duas versões do novo NUC, mas o computador deve chegar ao mercado norte-americano ainda no primeiro semestre. Por enquanto, não há previsão de lançamento dos produtos no Brasil.
Via Intel
Como montar pc gamer sozinho e barato? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Skype Translator para conversar com deficientes auditivos
- Veja lista com Smart TVs Samsung de 40 polegadas por até R$ 2.500
- Como usar, editar e mudar o visual do seu Bitmoji no iPhone
- Review Battlefield 5
- Nova loja da Apple no Brasil j? tem data de inaugura?
- Falha em Wi-Fi é grave mas risco é reduzido pelo método de invasão
- Como ocultar fotos e mensagens no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
- Como desenhar na foto pelo PicsArt; aplicativo funciona no Android e iPhone
- Mortal Kombat X e Wolfenstein s?o destaques nos trailers da semana
- Impressora Epson L805 é boa? Veja ficha técnica e preço antes de comprar
- Marvel's Spider-Man e Kingdom Hearts 3 estão mais baratos; veja ofertas
- Dragon Ball XenoVerse e Bloodborne s?o destaques nos trailers da semana
- Pokémon GO: Dia da Comunidade de janeiro de 2020 é revelado pela Niantic
- Lista traz soundbars à venda por até R$ 1 mil no Brasil; confira
- Golpes no Uber e no TikTok foram destaques de apps em 2019
- Free Fire: Peaky é desclassificada da série A da LBFF 2020 por fraude
- Arranhões em botão do Galaxy S7 geram reclamações de consumidores
- Como mudar a foto de perfil do Facebook
- Alerta de desastres naturais por SMS começa a funcionar no RJ, RS e ES
- Tamagotchi e Naruto são destaques mobile desta semana