O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do sistema da Microsoft, pode travar ou parar de responder sem motivo aparente. Nessas situações, o programa não abre ou fecha do nada, e impede que o usuário acesse suas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos armazenados no computador. Boa parte dos casos de pane no Explorador de arquivos está relacionada a modificações feitas por aplicativos instalados pelo usuário e que alteram o menu de contexto (lista que surge ao clicar com o botão direito do mouse). Veja no tutorial a seguir como resolver a falha no Windows XP ao Windows 10.
Remova o histórico
Antes de prosseguir, é importante testar se um conflito no histórico do Explorer está causando a falha. Abra uma janela qualquer no Explorer, clique com o botão direito sobre a barra de endereços e selecione “Excluir histórico”. Se o problema persistir, passe para a solução seguinte.
Remova extensões do Windows Explorer
Passo 1. Baixe e instale o ShellExView, um programa gratuito que rastreia e identifica todas as modificações realizadas no menu de contexto do Windows Explorer.
Passo 2. Abra o ShellExView e acesse o menu “Options”. Em seguida, clique na opção “Hide all Microsoft extensions”. O programa passará a exibir somente as modificações de aplicativos de terceiros, que foram instalados pelo usuário.
Passo 3. Tecle Ctrl+A para selecionar todos os itens da lista. Clique em um deles com o botão direito do mouse e escolha a opção “Disable selected items”. Em seguida, se a causa do problema for uma das modificações, o Windows Explorer deve voltar a funcionar normalmente.
Não funcionou?
Se a remoção de extensões do Windows Explorer não resolveu o problema, ainda é possível recorrer a alternativas. Primeiro, verifique se o Windows Update está configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente. Assim, é possível obter o software mais recente da Microsoft.
Se isso também não surtir efeito, alguns usuários relatam em fóruns estrangeiros que é possível resolver movendo o executável do Explorer para a pasta System32 do Windows. É importante lembrar que essa providência pode causar problemas, e só é indicada em último caso e se estiver disposto a encarar o risco.
Passo 1. Acesse a pasta C:\Windows e encontre o item “explorer.exe” (se a extensão .exe não estiver visível, verifique se a descrição diz “Aplicativo”). Clique com o botão direito e copie.
Passo 2. Acesse a pasta C:\System32 e cole. Clique em “Continuar” para prosseguir.
Restaure o Windows
Se ainda assim o Windows Explorer seguir falhando, a única solução tende a ser reinstalar o Windows no computador. Se o PC rodar o Windows 10, é possível fazer uma restauração de fábrica sem perder seus arquivos. No Windows 7 e versões anteriores, os itens do HD são perdidos se você não tiver um backup.
Como ativar o Windows Defender? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Asus responde provoca??o da Xiaomi e lan?a promo??o 'Chega de MiMiMi!'
- Vídeos no Instagram; 15 dicas que você precisa saber para postar
- Como jogar com Moira, a nova personagem do game Overwatch
- Zenfone 5 ou Galaxy Gran Prime: qual smart tem melhor custo-benef?cio?
- Google Translator: app tradutor dá dicas para as Olimpíadas Rio 2016
- PS4: como mudar seu nome de usuário da PSN de graça
- AirPods Pro vs Galaxy Buds Live: compare os fones de Apple e Samsung
- WhatsApp ganha função de fixar chats mais importantes
- Série B da LBFF 2020: tabela de times e como assistir aos jogos ao vivo
- Assassin’s Creed Chronicles China: como obter classe ouro em cada modo
- Trailer de Call of Duty: Black Ops 3 detalha história do game de tiro
- Como gravar áudio no Moto G? Veja as dicas com o app Easy Voice Recorder
- Falha em PCs com portas Thunderbolt ou USB-C pode facilitar ataques
- Como baixar novos emojis para WhatsApp e Telegram no iPhone
- Lista traz os melhores zagueiros de PES 2016 com Thiago Silva no topo
- Caixa Bluetooth Mini-O pesa 72 g, cabe no bolso e promete som potente
- Multilaser Orion é novo robô-aspirador que recarrega sozinho; veja preço
- World of Warcraft: Shadowlands é anunciado na BlizzCon 2019
- Minecraft Dungeons: testamos a versão beta do lançamento da Mojang
- Final Fantasy 15: nova demo chega na próxima semana ao PS4 e Xbox One