A Apple admitiu que seus produtos são vulneráveis às falhas Meltdown e Spectre, descobertas no começo da semana por pesquisadores da área de segurança. Os problemas afetam processadores de computadores e celulares, incluindo Mac e iPhone. A boa notícia é que as atualizações de software liberadas em dezembro de 2017 já trazem parte da proteção contra eventuais ataques de hackers.

Um novo pacote de segurança será disponibilizado em breve para o navegador Safari no macOS e no iOS. Segundo a fabricante, o Apple Watch é imune às vulnerabilidades. Veja o que você precisa fazer para manter seus aparelhos protegidos.

Download de aplicativos

As falhas de segurança Meltdown e Spectre requerem que um aplicativo malicioso seja instalado pelo usuário no celular ou no computador. Isso significa que não é possível ter o dispositivo invadido por um ataque à distância pela rede. Esse tipo de perigo esteve presente em bugs como o WannaCry, que atacou o Windows em 2017, mas não vale para as novas brechas de segurança de processadores.

Segundo a Apple, ainda não há relatos de que hackers já tenham explorado as vulnerabilidades, mas é preciso ter cuidado com o download de aplicativos. A recomendação é instalar programas somente da loja oficial. Embora o iPhone só permita o acesso à App Store, é comum que usuários de Mac recorram a sites de terceiros para baixar software. Nesse caso, a dica é abandonar a prática e usar estritamente a Mac App Store.

Atualização

Os iOS 11.2 e macOS 10.13.2, liberados em dezembro, possuem uma primeira camada de segurança contra os bugs Meltdown e Spectre. Isso significa que os usuários que já baixaram os últimos updates não passam por grande perigo. A proteção deverá ser complementada em breve com uma atualização para o Safari.

Segundo a Apple, além do app malicioso instalado, o aparelho da vítima deve permitir a execução de um código no navegador – por isso, há a necessidade de corrigi-lo também. A empresa garante que as correções não geram impacto de performance nos dispositivos.

Como atualizar o iPhone

Passo 1. O procedimento para atualizar o iPhone e se proteger da nova falha é o usual. Primeiro, acesse o app Ajustes e selecione o item “Geral”. Em seguida, acesse a opção “Atualização de software”.

Passo 2. Ao receber o alerta de que há uma atualização disponível, toque em “Transferir e instalar” . Para continuar, será necessário digitar o código de desbloqueio do iPhone.

Passo 3. Aguarde o fim do download e toque em “Instalar agora” para aplicar as mudanças. O iPhone será reiniciado na hora.

Como atualizar o Mac

Passo 1. Para atualizar um MacBook, iMac ou Mac Pro, abra o aplicativo da Mac App Store e acesse a aba “Atualizações”.

Passo 2. Procure por uma atualização do macOS High Sierra. A correção para os bugs Meltdown e Spectre est

... ão presentes na versão 10.13.2. Se você não encontrar essa versão, baixe todas as atualizações anteriores do sistema até ela aparecer. Quando isso ocorrer, clique em “Atualizar”.

Passo 3. O macOS pedirá para reiniciar o computador para completar a instalação. Na notificação que aparecer, clique em “Reiniciar” e prossiga.

Com informações: Apple

Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.