A Synaptics, empresa fornecedora de suprimentos tecnológicos, anunciou nesta semana que está trabalhando com a fabricante chinesa de celulares Vivo para lançar o primeiro smartphone com leitor de impressões digitais embutido na tela. O telefone é esperado para o primeiro trimestre de 2018.
Segundo o analista Patrick Moorhead, da Forbes, que testou um protótipo do aparelho da Vivo, o Synaptics Clear ID FS9500 é um sensor que funciona de forma mais conveniente em smartphones que possuem tela com bordas mínimas. O recurso virou tendência entre os celulares premium este ano, como o iPhone X e o Galaxy S8. Entretanto, ainda não há qualquer movimento dessas fabricantes em adotar a tecnologia.
Em relação à experiência do usuário, Moorhead detalhou que, em seus testes, um ícone apareceu na tela no formato da impressão digital, no momento em que levantou o celular para usá-lo. O usuário deve posicionar o dedo em cima desse desenho. Imediatamente, a imagem some e a tela principal surge. A publicação explica que essa interação é “rápida e simples”, já a Synaptics alega que este reconhecimento é duas vezes mais veloz que o Face ID da Apple.
Este novo sensor tem 0,7 mm de espessura, é semelhante visualmente ao da câmera do celular e fica posicionado abaixo da tela do aparelho. Ele é projetado para fazer uma varredura ótica através do vidro para detectar o dedo do usuário em uma imagem de alta resolução. Em um procedimento quase instantâneo, a tela OLED ilumina a impressão
A Synaptics divulgou também que o seu Clear ID será mais seguro do que outros sensores de identificação normais por criptografar o dados antes de enviar para o processador. Em nota, a empresa alega que as fabricantes poderão customizar os aspectos de segurança do produto, escolhendo seu próprio protocolo, pois vai oferecer uma vasta gama de recursos de autenticação.
O leitor de impressões digitais sob a tela do smartphone é esperado há algum tempo. Fabricantes como Apple e Samsung já obtiveram patentes dessa tecnologia. No entanto, o recurso pode levar um tempo até chegar para lançamentos dessas marcas.
Apesar de não ser um nome muito conhecido no Ocidente, a chinesa Vivo foi apontada como a quinta maior fabricante de smartphones no primeiro trimestre de 2017 segundo a IDC, órgão mundial que oferece análise de mercado. Entretanto, vale lembrar que a empresa não tem qualquer presença no Brasil e não tem conexão com a operadora de telefonia.
Via Forbes, PhoneArena e The Verge
Quais celulares que possuem leitor de digital estão baratos? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Windows pode salvar notas de áudio; saiba como fazer
- Seis fatos sobre a memória do celular que nem todos conhecem
- Udemy é confiável? Veja como funciona site para fazer cursos online
- Concorrente do Surface com tela 4K pode ser lançado pela Dell, diz site
- Não consegue se conectar à iTunes Store? Veja como resolver
- O que são smurfs? Contas podem ser banidas do CS:GO, LoL e DotA 2
- Problemas para ativar o Windows 8.1? Saiba o que está acontecendo
- Como criar um álbum de fotos no Facebook Lite?
- Apple Watch começa a ser vendido no Brasil; preços assustam
- Como usar o app QualityTime para descobrir o tempo gasto no celular
- Como conseguir a Varinha Estelar em Fortnite
- Veja como recrutar Yuffie, personagem secreta em Final Fantasy VII
- Como usar o LG Q6 como roteador Wi-Fi
- Mi TV 3: veja se vale a pena investir na nova versão da smart TV da Xiaomi
- Far Cry Primal e The Walking Dead estão entre os lançamentos da semana
- iPhone 8 Plus conquista posto de celular mais rápido em benchmark do AnTuTu
- Como adicionar emojis, desenhos e texto em fotos enviadas pelo WhatsApp
- Players da Overwatch League Season 2 são banidos por toxicidade e elojob
- Como aprender idioma pelo celular com o Beelinguapp
- WhatsApp ganha novo visual e suporte para iPhone XS Max