A Synaptics, empresa fornecedora de suprimentos tecnológicos, anunciou nesta semana que está trabalhando com a fabricante chinesa de celulares Vivo para lançar o primeiro smartphone com leitor de impressões digitais embutido na tela. O telefone é esperado para o primeiro trimestre de 2018.
Segundo o analista Patrick Moorhead, da Forbes, que testou um protótipo do aparelho da Vivo, o Synaptics Clear ID FS9500 é um sensor que funciona de forma mais conveniente em smartphones que possuem tela com bordas mínimas. O recurso virou tendência entre os celulares premium este ano, como o iPhone X e o Galaxy S8. Entretanto, ainda não há qualquer movimento dessas fabricantes em adotar a tecnologia.
Em relação à experiência do usuário, Moorhead detalhou que, em seus testes, um ícone apareceu na tela no formato da impressão digital, no momento em que levantou o celular para usá-lo. O usuário deve posicionar o dedo em cima desse desenho. Imediatamente, a imagem some e a tela principal surge. A publicação explica que essa interação é “rápida e simples”, já a Synaptics alega que este reconhecimento é duas vezes mais veloz que o Face ID da Apple.
Este novo sensor tem 0,7 mm de espessura, é semelhante visualmente ao da câmera do celular e fica posicionado abaixo da tela do aparelho. Ele é projetado para fazer uma varredura ótica através do vidro para detectar o dedo do usuário em uma imagem de alta resolução. Em um procedimento quase instantâneo, a tela OLED ilumina a impressão
A Synaptics divulgou também que o seu Clear ID será mais seguro do que outros sensores de identificação normais por criptografar o dados antes de enviar para o processador. Em nota, a empresa alega que as fabricantes poderão customizar os aspectos de segurança do produto, escolhendo seu próprio protocolo, pois vai oferecer uma vasta gama de recursos de autenticação.
O leitor de impressões digitais sob a tela do smartphone é esperado há algum tempo. Fabricantes como Apple e Samsung já obtiveram patentes dessa tecnologia. No entanto, o recurso pode levar um tempo até chegar para lançamentos dessas marcas.
Apesar de não ser um nome muito conhecido no Ocidente, a chinesa Vivo foi apontada como a quinta maior fabricante de smartphones no primeiro trimestre de 2017 segundo a IDC, órgão mundial que oferece análise de mercado. Entretanto, vale lembrar que a empresa não tem qualquer presença no Brasil e não tem conexão com a operadora de telefonia.
Via Forbes, PhoneArena e The Verge
Quais celulares que possuem leitor de digital estão baratos? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como resetar o Samsung Galaxy S Duos e restaurar as configurações de fábrica
- Facebook ganha stickers do filme Divertida Mente; saiba como baixar
- Motorola deixa Moto Maxx mais caro seguindo exemplo do iPhone 6 e 6 Plus
- Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados
- Como impedir que o Chrome recarregue sites
- Perfil no Twitter ajuda usuários do Apple Music a resolver bugs
- Cinco bugs recentes do iPhone: relembre os momentos em que a Apple falhou
- Especificações do Galaxy S7 aparecem no benchmark do AnTuTu
- Panasonic lança Lumix GH5 com 4K nativo na CES 2017
- Aplicativo para identificar plantas por foto: veja como usar o PlantNet
- Veja como mudar o som de notifica??es do WhatsApp no Windows Phone
- Mapas do CS:GO: veja cenários 'diferentões' criados pela comunidade
- Sites que violaram Safe Browsing várias vezes terão aviso permanente
- Galaxy A51 vs Galaxy A52: o que muda entre os celulares Samsung
- Snapchat: cinco coisas que você precisa saber para garantir sua segurança
- Tudo que voc? precisa saber sobre o PC de 30 d?lares que roda Android
- Nova tecnologia cria janela ‘smart’ que bloqueia 80% do calor e da luz
- Como transmitir seus jogos no Steam Community Broadcasting
- Como adicionar atalhos para app, arquivos ou pastas no Finder do Mac
- Primeiras impressões do LG V30; ficha técnica inclui tela de 6 polegadas