A Qualcomm divulgou mais detalhes sobre a tecnologia de inteligência artificial presente nos celulares Moto X4 e do Moto Z2 Force, que usam processadores Snapdragon 630 e 835, respectivamente. O recurso usa um mecanismo de processamento neural (NPE, na sigla em inglês) para identificar objetos e pontos turísticos com a câmera do smartphone. A função utiliza o aprendizado de máquina para entender o que está captando.
De acordo com a Qualcomm, a tecnologia acelera a identificação dos objetos por permitir um melhor uso hardware do dispositivo.
A tecnologia consegue extrair de forma mais eficiente a capacidade do chip gráfico dos aparelhos – GPU Adreno 510, no caso do Moto X4; Adreno 540, no Moto X2 Force. Com isso, o software da câmera consegue entregar o resultado quase de forma instantânea.
A Landmark Detection – como é chamado o recurso nos novos smartphones da Motorola – consegue identificar os elementos por conta do aprendizado de máquina. O software foi ‘ensinado’ a reconhecer locais turísticos – 1.200 pontos de referência ao redor do mundo. Basicamente, várias fotos de todos esses lugares foram mostradas anteriormente ao algoritmo.
Na aplicação da Motorola, tudo é interligado à internet. Quando a câmera reconhece um monumento, por exemplo, o aplicativo mostra uma descrição do lugar na Wikipédia. Desta forma, é possível ter informações mais detalhadas sobre a história da escultura, seu autor ou o personagem retratado.
O interessante é que a tecnologia não é limitada apenas à indústria de smartphones. Uma série de outros setores, como o automotivo ou de saúde, podem usar a mecanismo de processamento neural, já que a Qualcomm também oferece um kit de desenvolvimento de software. Uma das vantagens é que a ferramenta permite que os desenvolvedores escolham quais núcleos específicos da GPU e CPU querem usar em seus projetos.
Como ativar
O recurso pode ser ativado nas configurações da câmera no Moto X4 e no Moto Z2 Force. Abra o app da câmera e deslize o dedo para a direita. Em "Câmera Inteligente" ative as duas opções. A partir daí, ao apontar a câmera para um local ou objeto irá aparecer um ícone azul na parte inferior da tela. Lembre-se que o celular deve estar conectado à Internet para usar a função.
Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Testamos a GTX série 10, nova linha de placas de vídeo da Nvidia
- LEGO City Undercover é anunciado para PS4, Xbox One, Switch e PC
- Galaxy A51 em detalhes: ficha técnica, preço, prós e contras
- Tumblr deixa reblogs mais fáceis de ler e seguir
- Conheça dez projetos do Hackathon Globo 2016: de GIFs a 'teleoperação'
- Acessório da Polaroid transforma qualquer GoPro ou DSLR em câmera 360º
- Chromecast: como melhorar a qualidade da transmissão a partir do Chrome
- PES 2019: Konami anuncia novas ligas licenciadas para o game
- Tudo sobre Doom Eternal: veja lançamento, requisitos mínimos, modos e mais
- Riot comenta bloqueio do LoL no Irã e Síria e diz cumprir sanções dos EUA
- Cinco jogos de sinuca online para baixar de graça em celulares
- Resumo da Semana: Silent Hills e Just Cause 3 foram destaques
- Xposed, jogador de Call of Duty, é banido da Twitch; entenda caso
- Como encontrar todos os Effects em YumeNikki Dream Diary
- Como reinstalar o Pacote Office no computador
- Beta de The Division: como fazer download grátis no PS4 sem código
- Como criar um portfólio online no Medium
- Como compartilhar contatos do celular com o Gboard
- Amazon Echo: como desligar a Alexa e ativar o modo não pertube
- Microsoft anuncia Surface Book 2 em dois modelos e bateria de 17 horas