Um golpe no Twitter tenta roubar login e senha de contas verificadas. Aquelas, com um sinal de check em azul ✓ fornecido pelo microblog — alvo de recente polêmica — e tem como objetivo confirmar a identidade do perfil para evitar contas falsas em nome de pessoas de interesse público. Um perfil de microblog, identificado como "Twitter Verified" (@AccountsTW), enviou DMs — mensagens diretas, inbox — a donos de contas certificadas pela rede social com links para formulários online em que, supostamente, o dono da conta deveria confirmar a sua identidade.
A confusão se dá no fato de que o processo de confirmação já foi feito com o Twitter — solicitação de verificação, justificativa com links e envio de documento com foto. Feito isso, não há qualquer necesside de enviar novas informações ao microblog, tampouco por meio de um formulário enviado por DM por uma conta com tweets protegidos e que, pasmem, não tem selo de verificação. O cadeado que aparece na imagem se refere ao fato da conta ser fechada, só para amigos.
O primeiro link foi derrubado pelo próprio Google, que impediu que a sua plataforma Google Sheets (foi usada uma simples planilha online) recebesse esses dados fruto de golpe de phishing ( com textos em inglês). Na segunda, porém, no site surveey.com, o formulário ficou no ar, sem sofrer nenhuma pressão.
O TechTudo reportou a conta ao Twitter Brasil que confirmou que o perfil não é da rede social "porque não é verificado". Todas as páginas do próprio microblog como @TwitterBrasil, @TwitterBusiness e @TwitterMoments levam o selo de verificação e não enviam esse tipo de mensagem aos usuários. O site afirma que para manter um ambiente seguro para os usuários, pode suspender as contas que violam as regras do Twitter. Os motivos comuns para suspensão podem incluir: spam, segurança de conta em risco (invadida) e comportamento/tweet abusivo.
A conta, que já seguia mais de cinco mil perfis verificados — e sempre era uma seguidora das contas de suas vítimas — foi suspensa pela rede social após a denúncia. Uma breve investigação mostra que o segundo link enviado (e que ficou no ar apenas dois dias) foi acessado por usuários de vários países. É possível que a tentiva de golpe de phishing reapareça em outro perfil. Se você tem uma conta certificada, ou mesmo comum, e recebeu uma mensagem como essa, denuncie ao Twitter, apague a DM e não forneça seus dados de login e senha.
Quer dicas de Twitter? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FIFA 20: Lista traz todos os novos jogadores lendários do game
- Yume Nikki, Illbleed e mais: conheça 10 jogos de terror 'esquisitos'
- Como limpar um mousepad
- Catalyst ou Crimson: qual o driver ideal para uma placa de vídeo AMD
- Saiba os requisitos, como baixar e instalar Dragon Age Inquisition
- Minecraft remove referência a Notch, um dos criadores; veja curiosidades
- SwiftKey com ‘cérebro virtual’ prevê o que usuário vai escrever no celular
- Ferramenta mostra quanto tempo você gasta em cada atividade na Internet
- Softwares para carros ‘smarts’ podem facilitar ataque de hackers, diz pesquisa
- Nvidia anuncia linha GeForce GTX Battlebox, PCs de alto desempenho
- Rocket League traz duas versões do Batmóvel em pacote DC Super Heroes
- Como definir a qualidade dos vídeos gravados em uma câmera Nikon
- Quinze bots que vão deixar seu Telegram mais sofisticado
- Facebook Dating: como desativar notificações de novos pretendentes
- Batman Arkham Knight: como resolver os problemas da vers?o de PC
- Battlefield 5: veja os requisitos para jogar no PC
- Pokémon Go ganhará suporte oficial a português do Brasil
- Lenovo B330 ainda vale? Saiba tudo sobre o notebook com Core i5 e 8 GB
- Como usar o efeito 'out of focus' no PhotoScape
- Liga Brasileira de Free Fire: torneio da Garena retorna no fim de semana