Um golpe no Twitter tenta roubar login e senha de contas verificadas. Aquelas, com um sinal de check em azul ✓ fornecido pelo microblog — alvo de recente polêmica — e tem como objetivo confirmar a identidade do perfil para evitar contas falsas em nome de pessoas de interesse público. Um perfil de microblog, identificado como "Twitter Verified" (@AccountsTW), enviou DMs — mensagens diretas, inbox — a donos de contas certificadas pela rede social com links para formulários online em que, supostamente, o dono da conta deveria confirmar a sua identidade.
A confusão se dá no fato de que o processo de confirmação já foi feito com o Twitter — solicitação de verificação, justificativa com links e envio de documento com foto. Feito isso, não há qualquer necesside de enviar novas informações ao microblog, tampouco por meio de um formulário enviado por DM por uma conta com tweets protegidos e que, pasmem, não tem selo de verificação. O cadeado que aparece na imagem se refere ao fato da conta ser fechada, só para amigos.
O primeiro link foi derrubado pelo próprio Google, que impediu que a sua plataforma Google Sheets (foi usada uma simples planilha online) recebesse esses dados fruto de golpe de phishing ( com textos em inglês). Na segunda, porém, no site surveey.com, o formulário ficou no ar, sem sofrer nenhuma pressão.
O TechTudo reportou a conta ao Twitter Brasil que confirmou que o perfil não é da rede social "porque não é verificado". Todas as páginas do próprio microblog como @TwitterBrasil, @TwitterBusiness e @TwitterMoments levam o selo de verificação e não enviam esse tipo de mensagem aos usuários. O site afirma que para manter um ambiente seguro para os usuários, pode suspender as contas que violam as regras do Twitter. Os motivos comuns para suspensão podem incluir: spam, segurança de conta em risco (invadida) e comportamento/tweet abusivo.
A conta, que já seguia mais de cinco mil perfis verificados — e sempre era uma seguidora das contas de suas vítimas — foi suspensa pela rede social após a denúncia. Uma breve investigação mostra que o segundo link enviado (e que ficou no ar apenas dois dias) foi acessado por usuários de vários países. É possível que a tentiva de golpe de phishing reapareça em outro perfil. Se você tem uma conta certificada, ou mesmo comum, e recebeu uma mensagem como essa, denuncie ao Twitter, apague a DM e não forneça seus dados de login e senha.
Quer dicas de Twitter? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como postar vídeos no IGTV pelo celular
- CS:GO: MIBR perde para G2 Esports e deixa BLAST Premier Fall Series 2020
- Star Wars: como usar o filtro na sua foto de perfil no Facebook
- Tudo sobre Little Nightmares 2: tempo de jogo, história, lançamento e mais
- Como mudar o idioma do LoL no novo cliente
- Como sacar ou depositar dinheiro no Nubank (NuConta)
- Programa baixa ISO do Windows e do Office de forma simples; aprenda
- iPhone 5S vai receber iOS 12, sugere código que vazou na web
- Como ativar o Hyper-V no Windows 10
- CS:GO: MIBR sofre duas derrotas e se complica na BLAST Pro Series
- Pokémon GO ganha extensão que bloqueia tudo sobre jogo no Chrome
- Microsoft aposenta Power Point com app Sway para Windows 10; conheça
- Xiaomi Mi 10 Pro é o celular Android mais potente do mundo, aponta AnTuTu
- Fifa 16 e NBA 2K16 se destacam entre os lançamentos da semana
- Xbox One: veja como vai ficar o dashboard em 2017
- Como desativar a reprodução automática de vídeos no YouTube para Android
- Como dominar o Ultimate Team e vencer o Super Bowl em Madden 17
- Bloqueados no Instagram: como ver a lista de perfis que você bloqueou
- Epson L395 vs HP GT 5822: compare impressoras com tanque de tinta
- Instagram vai exibir quantidade de visualizações dos vídeos