O Moto X4 faz parte da quarta geração da linha X de celulares intermediários da Motorola. Ele foi lançado em agosto, durante a feira de eletrônicos de Berlim (IFA 2017), e já chegou ao Brasil. Disponível para comprar na cor preta e topázio (espécie de azul), com armazenamento de 32 GB, o smartphone tem preço sugerido de R$1.699. Entre as novidades do modelo estão o sistema dual camera e o design em vidro 3D.
Apesar do recurso de duas lentes já ter aparecido em outros celulares da empresa, como o Moto G5S Plus, o telefone chama atenção pelos recursos avançados em imagens. Uma destaque do Moto X4 é a possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos em grande angular, com ângulo de 120 graus, em um formato similar à GoPro. A seguir, veja os detalhes que você precisa saber, antes de comprar o smartphone.
1. Câmeras espertas
A câmera traseira dupla do Moto X4 é composta por um sensor de 12 megapixels, com abertura de f/2.0 e outra de 8 megapixels, com f/2.2, projetadas para dar mais profundidade às fotos. A combinação das lentes permite ao usuário explorar efeitos de câmeras profissionais, com desfoque no plano de fundo. Ou seja, o smartphone é capaz de detectar quando há um personagem na frente da câmera e uma paisagem por trás.
Porém, em testes iniciais do TechTudo, a câmera dupla deixou a desejar em ambiente com luz controlada e com muitos objetos por perto. Nessas circunstâncias, o X4 teve dificuldade ao aplicar o efeito de desfoque e não respeitou o contorno das pessoas. De qualquer forma, são necessários novos testes para confirmar o desempenho da dual camera.
As lentes traseiras também têm o Dual Autofocus Pixel, com foco mais rápido, inclusive em locais com pouca luminosidade. Outro diferencial está na possibilidade de tirar fotos em grande angular e os recursos adicionais de efeito, como preto e branco seletivo, cores em destaque e modos profissionais de ajuste.
2. Modo Beauty
O Moto X4 possui o Modo Beauty (também chamado de Beauty Camera) para tratamento de selfie, que suaviza marcas de expressão, manchas e o aspecto da pele. A configuração pode ser automática ou manual – ou seja, tirar uma foto na hora em “câmera” ou selecionar uma imagem armazenada para edição.
3. Hardware intermediário
O Moto X4 é vendido em somente uma opção de armazenamento de 32 GB. Para obter mais espaço, a Motorola disponibiliza uma memória expansível de 2 TB, para guardar fotos, vídeos e músicas. Vale lembrar que, atualmente, a capacidade máxima de cartões microSD disponíveis no mercado é de 256 GB.
A memória RAM é de 3 GB, que funciona em conjunto com um processador octa-core de até 2,2 GHz da Qualcomm, o Snapdragon 630. Essas especificações devem rodar o Android 7 sem grandes problemas, mas ficam abaixo dos celulares premium da linha Moto Z.
4. Pode entrar na água
Uma das mudanças mais significativas do Moto X4 é o design em vidro 3D e estrutura em metal, que confere um visual brilhante ao modelo. O smartphone não tem pinos nem ímãs na parte inferior, bem diferente da linha Moto Z, que também conta com um celular intermediário, o Moto Z2 Play. Além disso, a traseira do Moto X4 é levemente arredondada, em um formato correspondente aos recentes modelos Galaxy S, da Samsung.
De acordo com as primeiras impressões da TechTudo, o único ponto que pode não corresponder ao design do Moto X4 é o espaço ocupado pelas duas lentes/sensores, que utiliza uma rodela que remete a relógios graúdos, em uma referência que não combina com o modelo.
O tamanho da tela do Moto X4 segue a linha dos celulares intermediários, com 5,2 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920 pixels). O painel LCD tem densidade de 424 pixels por polegada. Para a prevenção contra quedas, a Motorola adotou a proteção de tela Corning Gorilla Glass, que está presente na maioria dos celulares da empresa, e a certificação IP68, que permite submergir o celular em até 1,5 metro por 30 minutos.
5. Bateria com recarga rápida
A bateria do Moto X4, com 3.000 mAh, é menor em termos de capacidade, se comparada com outros celulares da Motorola, como o Moto Z Play (com 3.510 mAh). Entretanto, ela deve atender às necessidades do aparelho, já que pode durar até “um dia inteiro”, segundo a fabricante.
O destaque está no carregador TurboPower, tecnologia exclusiva da Motorola, capaz de fornecer até 6 horas de uso, com apenas 15 minutos de carregamento. Além disso, o TurboPower garante a recarga sem viciar o celular, graças a um algoritmo próprio que a empresa criou para isso.
6. Sistema que toca mesma música em vários dispositivos
O Moto X4 tem o sistema Multi Sound, que permite a reprodução de áudio em vários dispositivos ao mesmo tempo. Assim, é possível conectar mais de um fone de ouvido ou caixa de som ao aparelho, com uma experiência sonora única para o usuário. Entretanto, quando o smartphone está em uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz, apenas um dispositivo de áudio Bluetooth pode ser conectado.
7. Moto Key e comando de voz
O Moto Key funciona com o leitor de impressão de digital do Moto X4. Com ele, é possível desbloquear o aparelho sem o uso de senhas, com uma criptografia exclusiva para a proteção de dados. O recurso consegue se comunicar com o PC de casa ou do trabalho. Assim, é possível desbloquear sites, apenas com o toque de celular. Para ter essa interação, é necessário baixar a extensão do Moto Key para o Google Chrome, ter compatibilidade Bluetooth 2.1 no computador e versão posteriores ao Windows 7.
O Moto X4, assim como outros celulares com Android, é compatível com a Google Assistente. O acionamento por comando de voz ficou mais prático no celular, permitindo interação mesmo com a tela desligada.
Ficha Técnica – Motorola Moto X4
- Preço: R$ 1.699
- Tela: 5,2 polegadas, resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), com Gorilla Glass
- Proteção: IP68
- Sistema Operacional: Android 7.1 Nougat
- Processador: octa-core 2,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
- Armazenamento: 32 GB
- Memória RAM: 3 GB
- MicroSD: 2 TB
- Bateria: 3.000 mAh, com tecnologia de recarga TurboPower
- Cartão SIM: Dual chip (nano SIM)
- Câmera traseira: dupla de 12 MP e 8 MP, com abertura de f/2.0 e grande angular de f/2.2
- Câmera frontal: 16 MP com flash
- Cores: preto e topázio
- Dimensões: 148,35 x 74,4 x 7,99 mm
- Peso: 163 g
Qual é o melhor celular barato para comprar em 2017? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aprenda a mudar o nome do iPhone para diferenciar seu aparelho
- Disband no CS:GO: relembre equipes famosas que se separaram
- Caixas de som da JBL são as 'queridinhas' dos brasileiros em julho
- iPhone 6S e Live Photos: como tirar fotos animadas
- Chrome quer proteger usuários contra redirect automático em sites; entenda
- Conheça consoles antigos que foram sucesso e ainda são vendidos Brasil
- Dota 2 ganha modo de jogo para Halloween com novos perigos e criaturas
- Celulares com Android antigo podem perder acesso a vários sites em 2021
- Windows 10 faz um ano e ganha quatro novos wallpapers; baixe
- Terceiro dia de CPBR 8 tem Paul Zaloom, Leo Burd e 'Zuckerberg Italiano'
- O que é WhatsApp 2? Entenda o meme no trending topics do Twitter
- Galaxy J4 Plus, J8 e J6 Plus são os celulares mais buscados de abril
- Como ativar a Cortana no Windows 10 Technical Preview
- Loja vaza suposto preço e possível data de lançamento do Windows 10
- Como tirar print de tela no Samsung Galaxy J5
- Imagens perfeitas: aprenda a postar fotos e vídeos no Facebook para Android
- Como ver o que seus amigos estão salvando no Pinterest
- Como jogar Among Us no celular: veja dicas para mandar bem no game
- Duas maneiras de desativar o WhatsApp temporariamente
- FIFA Mobile: confira dicas para jogar a temporada 2019 do game