Tetris é com certeza um dos jogos mais onipresentes de todos os tempos. O game foi lançado para praticamente todas as plataformas de videogame, de computador e de aparelhos móveis, mas também pode ser encontrado nos lugares mais inusitados.
Há quem diga que onde tem uma tela, alguém programou o clássico título russo de quebra-cabeça nele. Na lista a seguir mencionamos os lugares mais estranhos em que se pode encontrar nativamente o game de Alexey Pajitnov, até numa "plataforma" que não tem monitor: um prédio.
Painel do GAZelle Next
De acordo com o site Jalopnik, foi descoberto recentemente um "easter egg" que permite jogar Tetris no painel da van russa GAZelle Next. É necessário entrar com um "cheat code", que envolve usar setas, embreagem, acelerador e botão de reiniciar do odômetro.
Feito isso, aparece o jogo dentro da tela embutida no painel do carro. Para jogar, usa-se os botões do odômetro do visor de instrumentos. Só torcemos para que os russos não brinquem com o game enquanto estão dirigindo.
Osciloscópio HP 54600B e HP 54602B
Um osciloscópio é um aparelho que mede sinais elétricos e mostra um gráfico bidimensional com as coordenadas de tensão e tempo. Quem imaginaria que um instrumento tão sisudo – mais precisamente o 54600B e o 54602B da HP – abrigaria o divertido Tetris?
Para fazer aparecer o jogo é preciso pressionar a tecla Print/Utility e, depois, o segundo e terceiro botões da parte de baixo da tela. O game é jogado c
Agenda eletrônica
Antes de os smartphones tomarem de assalto nossas vidas, existia um produto chamado agenda eletrônica, que era um pequeno aparelho de bolso que guardava números de telefone, compromissos e anotações.
A produtora BPS, que lançou Tetris para NES no Japão, criou uma versão oficial do jogo para a agenda eletrônica PA-X1 da Sharp. O aparelho tinha duas telas: em uma aparecia a imagem do game em si, enquanto na outra ficavam os controles, no qual o jogador usava uma caneta para tocar na tela.
Prédio
Já imaginou jogar Tetris em um edifício? Foi o que aprontaram estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) no prédio 54 do Instituto, em 2012. Eles fizeram com que as janelas se acendessem em diversas cores, de forma que imitassem os pixels de um monitor. É um dos maiores jogos de Tetris de todos os tempos.
Pokémon Mini
Em 2001, a Pokémon Company lançou um portátil chamado Pokémon Mini. É um aparelho que funciona com cartuchos e tem uma tela preta e branca, como o primeiro Game Boy. Na época, era o menor videogame que funcionava a base de "fitas" e todos os jogos tinham como tema os monstrinhos.
E não é que esse aparelhinho também tem o quebra-cabeça, aqui chamado de Pokémon Shock Tetris? Uma particularidade desse título é que, ao apagar quatro linhas ao mesmo tempo, ganhava-se um monstrinho Pokémon para coleção. Também era possível espelhar uma peça ao dar uma chacoalhadinha no minigame.
Calculadora HP 50g
Pelo jeito, a HP gosta de esconder Tetris em seus aparelhos. Outro gadget que traz o clássico título é a calculadora científica 50g. Para acioná-lo, deve-se digitar "MINEISBETTER" dentro da opção "Equation Writer". Feito isso, aparece a tela do jogo.
iPod
Lembra quando o iPod era apenas um tocador de música? Anos antes da invenção do iPhone e da App Store, Tetris foi um dos raros aplicativos que era vendido pelo iTunes.
uTorrent
Que tal matar o tempo enquanto baixa uns torrents? O programa uTorrent tem um jogo de Tetris escondido. Para ativá-lo, basta ir na opção "Ajuda" e, depois, "Sobre uTorrent". Daí, pressione Ctrl + T para fazer aparecer o game.
Terminal dos Mac OS X
A tela de terminal dos Macs também conta com o quebra-cabeça em sua memória. Para fazê-lo aparecer, é preciso digitar "emacs" no terminal. Depois, deve-se pressionar X e Esc ao mesmo tempo. Por fim, escreva "tetris". Há outros clássicos escondidos no mesmo lugar, bastando digitar "snake" ou "pong".
Geladeira
Às vezes, nem é preciso uma tela para se jogar Tetris, como comprovam esses ímãs de geladeira com as famosas pecinhas. Isso remonta às origens do game, já que o criador, Alexey Pajitnov, se inspirou num quebra-cabeça chamado pentaminó para programar Tetris.
Você ainda gosta de jogar Tetris? Comente no Fórum TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple Watch 6 vs Apple Watch 5: saiba o que muda no smartwatch
- Intel lança SSD Ruler com 1.000 terabytes de capacidade de armazenamento
- CPBR8: 'Tecnologia ? assunto vendido para homens', diz ativista da Mozilla
- Como configurar o backup de fotos do OneDrive para Android
- Como ativar a atualização automática de apps na smart TV Samsung
- 16? F?rum Internacional Software Livre acontece em julho em Porto Alegre
- As principais dúvidas sobre o bloqueio de celulares xing-ling no Brasil
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Caio, Gilberto ou Rodolffo
- Xiaomi Redmi 9 é anunciado com bateria de 5.020 mAh
- Como usar o app Google Photos, com nuvem ilimitada para fotos e vídeos
- Totalmax da Elsys vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica
- Como matar RAAM o chefão final de Gears of War, game para Xbox
- Sete novidades do iOS 9 que você precisa conhecer
- Como publicar arquivos no Google Docs e encontrá-los na busca
- Google nega fusão de Android e Chrome OS; 'Está aqui para ficar'
- CS:GO: MIBR perde para Renegades e deixa StarSeries & i-League Season 8
- Dell G7 vs Predator Helios 300: compare ficha técnica dos notebooks gamer
- Não consegue enviar fotos e vídeos no WhatsApp? Veja possíveis soluções
- Rainbow Six: Siege: veja os operadores mais 'odiados' de R6
- Atualização no Photoshop libera personalização total do workspace