O Facebook vai dar mais um passo para a monetização de conteúdo na plataforma. A rede social confirmou o início de testes de assinatura para páginas de sites de notícias. Será aplicado o modelo paywall, que bloqueia o acesso a outras reportagens de forma gratuita. Para continuar lendo as matérias restritas pelo mecanismo e no formato Instant Article — direto no Facebook, sem abrir o site externo em um navegador — será preciso pagar uma taxa definida pelo jornal ou revista.
A iniciativa já tinha sido confirmada por Mark Zuckerberg em agosto e é um resultado do projeto Facebook para Jornalismo. A ideia é valorizar o trabalho jornalístico que é publicado em suas páginas, além de gerar receita para os veículos de comunicação e combater o "fake news".
Os testes vão começar inicialmente em parceria com um grupo de empresas parceiras nos Estados Unidos e na Europa.
- Bild;
The Boston Globe;
The Economist, Hearst (The Houston Chronicle and The San Francisco Chronicle);
La Repubblica;
Le Parisien;
Spiegel;
The Telegraph;
tronc (The Baltimore Sun, The Los Angeles Times, e The San Diego Union-Tribune);
e The Washington Post.
Além disso, apenas leitores assinantes desses veículos que usam aparelhos com Android poderão participar dessa primeira fase. Neste primeiro mome
O paywall é uma forma que os sites têm para conseguir alavancar as receitas e não depender exclusivamente da publicidade. Neste modelo, apenas os assinantes têm acesso a determinado tipo de conteúdo. Em alguns casos, o site oferece para os usuários não pagantes um número limitado de visitas. Após chegar a este limite, só é possível acessar as matérias pagando a assinatura mensal por valores bastante baixos.
O modelo do Facebook vai funcionar de duas formas. Na primeira, o usuário vai ter acesso a dez notícias de forma gratuita por mês antes de fazer a inscrição. Na outra, os editores vão escolher quais são as notícias com acesso liberado e quais apenas os assinantes podem acessar.
Todo processo de assinatura será gerenciado pelas empresas. Ao se deparar com o paywall, os usuários, se quiserem se inscrever, poderão clicar para concluir a assinatura direto no site do veículo de comunicação. Também haverá uma forma de autenticação no Instant Article para o assinante se identificar, fazer login e ter acesso aos links exclusivos.
Como Zuckerberg prometeu, toda a receita gerada ficará com as empresas. "Se as pessoas se inscreverem, após verem as notícias na rede social, todo o dinheiro irá para os autores, que trabalham duro para descobrir a verdade. O Facebook não ficará com uma parte", afirmou.
Em teoria, usuários do Brasil e de outros países que forem leitores do conteúdo desses veículos poderão testar o modelo paywall.
Impasse com a Apple
A receita gerada nesse processo será 100% direcionada às empresas de mídia quando o usuário consumir as notícias a partir de aparelhos com Android (ou, futuramente, pela Web). Entretanto, há um impasse entre o Facebook e a Apple. Isso porque, segundo o Recode, a empresa recebe até 30% de todas as assinaturas vendidas dentro de aplicativos para iOS feitos por terceiros. Porém, o atual método de inscrição do Facebook não permite isso. Enquanto as duas empresas não entram em acordo, o modelo de assinatura vai funcionar apenas para celulares Android.
Via Facebook, TechCrunch e Recode
Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como criar e compartilhar cartões em 3D com o Photo Grid
- Instagram ganha moderação de comentários automática; saiba tudo
- Como abrir conta no Banco do Brasil pelo celular
- Twitter terá recurso para adicionar enquetes em tuítes
- Placa GTX 970 da Asus chega ao mercado em versão 'turbinada'
- Cinco apps fazem sua Retrospectiva 2016 do Instagram em foto e vídeo
- Roupas 'smart' usam processadores da Intel para acessórios de esporte
- Lista reúne melhores jogos de Zelda para GameBoy Advance
- Lives do fim de semana: como assistir aos shows ao vivo e online
- Download do LuluBox para o Free Fire é seguro? Apk promete skins grátis
- Como excluir um site ou blog criado no Wix
- Dragon Ball Xenoverse ganha data de lançamento para o Brasil
- Color picker para Chrome: cinco extensões para selecionar cores
- Como usar o novo Skype Preview no Windows e no macOS
- Como colocar música do Spotify no Instagram com nova função
- Pr?via do LG G4 mostra superc?mera com alta captura de luz; veja v?deo
- Fones da China são os mais buscados do Brasil em maio; Xiaomi lidera
- Facebook hackeado: como saber se os seus dados vazaram no ataque
- Como deixar o Instagram escuro com o modo noturno para iPhone com iOS 13
- Aprenda como criar partições de disco no macOS Sierra