O processo tradicional é duplamente trabalhoso e, na maioria das vezes, bastante lento também. Para os dois lados, tanto para quem procura uma nova colocação no mercado de trabalho quanto para o pessoal de RH, que vive à caça dos melhores profissionais para preencher as vagas disponíveis. Mas este é mais um cenário que promete se tornar “coisa do passado”. O uso da tecnologia, mais precisamente da Inteligência Artificial, promete revolucionar os processos de recrutamento e seleção de muitas empresas.
A parte mais complexa de um processo de seleção é a triagem manual de currículos. Com um mercado de trabalho extremamente competitivo em todas as áreas, o número de candidatos para cada vaga costuma ser cada vez mais alto. E essa análise de perfil responde por aproximadamente 70% do processo e pode levar de horas a semanas para ser concluído. Já com o uso de soluções que usam Inteligência Artificial, uma plataforma digital se responsabiliza completamente por este primeiro passo.
Além da avaliação dos perfis dos profissionais, as plataformas oferecem a opção de aplicar testes de competências e comportamentos para que somente os melhores – ou mais indicados para determinada vaga – cheguem finalmente a uma entrevista pessoal.
Muitas empresas, principalmente as de tecnologia e negócios, já aderiram à tecnologia para aprimorar seu processo de seleção. Interessante é que, em alguns casos, mais do que preencher uma vaga com rapidez, o time de Recursos Humanos ainda pode garantir que verdadeiros talentos não sejam desperdiçados.
Quem se candidata conhece o processo tradicional – que muitas vezes é repetido inúmeras vezes em diferentes ocasiões: testes, dinâmicas de grupo, avaliações, entrevistas... O uso da Inteligência Artificial pelas empresas também promete mudar essa realidade; ou pelo menos reduzi-la a oportunidades que realmente se encaixem com o perfil do profissional. Agora tudo se resume a um único cadastro preenchido pelo próprio candidato; simples assim.
A t
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Review: Alcatel A7 tem 4 GB de RAM, boa bateria e preço atraente
- Feira de tecnologia mostra futuro do comércio no Brasil
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Veja como baixar séries da Netflix no PC
- LG não planeja lançar um smartphone dobrável tão cedo
- Saiba como recuperar uma mensagem apagada do WhatsApp
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Cursos de programação para mulheres abrem as portas do mundo da tecnologia
- Como evitar que seu PC seja usado para minerar bitcoins sem sua permissão
- Sony revela o cachorro robótico Aibo; conheça as novidades da empresa
- Saiba como é a vida de quem estuda e atua na área de criação de jogos
- Curtiu o Playstation Classic? Aprenda a fazer o seu console retrô caseiro
- Testamos: Moto Z3 Play é um bom celular com preço errado
- O 'tijolo' da Nokia está de volta; veja o novo 3310 em ação
- Como a tecnologia está mudando para melhor o ambiente de trabalho
- 5G é a nova eletricidade, diz Qualcomm
- Apple deve lançar a própria plataforma de streaming
- Planos ilimitados de operadoras derrubam chamadas de voz por WhatsApp
- Educação 3.0: como a tecnologia está mudando o ensino
- TV analógica será desligada no fim do mês em SP; saiba o que você precisa fazer