A Kaspersky, empresa especializada em softwares de segurança, anunciou na quarta-feira (20) duas ferramentas para proteger os internautas de ataques via webcam e microfone. O Webcam Protection é um recurso contra investidas de hackers para interceptar imagens da câmera. Já o Microphone Protection tem como objetivo impedir o acesso não autorizado a dados do microfone em máquinas com Windows.
As novidades estão disponíveis em três pacotes de proteção desenvolvidos pela empresa: Kaspersky Anti-virus, Kaspersky Internet Security e Kaspersky Total Security. Usuários que já possuem uma licença terão suas versões atualizadas automaticamente. Os que não têm, mas desejam adquirir, podem comprar pelo site (kaspersky.com.br/home-security) da companhia por valores que vão dos R$ 39,90 aos R$ 399,90.
Como as ferramentas funcionam?
A solução para câmeras auxilia no controle de aplicavos que tentam se conectar à webcam. O usuário recebe, inclusive, avisos de tentativas de acesso. O recurso para microfones promete filtrar comandos internos enviados para o serviço de áudio do sistema operacional da Microsoft, identificando possíveis comportamentos suspeitos por parte de sites e softwares. Ao reconhecer que o programa não é confiável e está tentando acessar o microfone ou a webcam, o antivírus impede o procedimento
Zuckerberg e a fita adesiva
As vítimas de malwares podem ter conversas e dados confidencias, imagens íntimas e detalhes de seus documentos indo parar nas mãos de criminosos virtuais. Mark Zuckerberg, dono do Facebook, causou alvoroço em 2016 ao publicar, em sua conta do Instagram, uma foto que mostrava um pedaço de fita adesiva cobrindo a webcam do notebook — uma forma de se proteger desse tipo de investida de hackers.
Outros recursos
Além das ferramentas contra ataques via som e webcam, a Kaspersky também anunciou novas ferramentas de proteção para a Internet. O recurso Secure Connection permite que usuários criptografem informações enviadas e recebidas pela rede, acionando a criptografia automaticamente quando a conexão é de alto risco, como no caso de redes Wi-Fi públicas, por exemplo. Assim, os desenvolvedores prometem mais segurança para informações como senhas de bancos e redes sociais. Já o Wi-Fi Security Notification gera notificações que alertam caso exista alguma falha na segurança de uma rede sem fio.
Saiba como escolher um bom antivírus:
Dúvidas sobre segurança? Deixe sua pergunta no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desativar o LED de notificação do Android?
- Como usar a VK, rede social russa
- Apple pode reviver base carregadora AirPower, diz analista
- Como copiar e colar trechos de texto entre arquivos diferentes no Word
- Carregador da Oppo repõe energia do celular mesmo à distância
- Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
- Rise of the Tomb Raider tem preço e requisitos confirmados no PC
- Como programar o Windows Defender para verificar seu PC
- O que mudou do Galaxy A7 (2017) para o Galaxy A8 (2018): veja os detalhes
- Apagou fotos sem querer? Aprenda a recuperar com app Photo Recovery
- Mortal Kombat X: pacote de Predador homenageia personagens do filme
- Como encontrar e remover histórico de busca do celular Android e iPhone
- Como excluir o Facebook definitivamente pelo celular
- Como adicionar widgets na tela do Galaxy Gran Duos
- Uma solução perfeita para melhorar a sua rotina!
- PS5 vs PS4: saiba o que muda nas especificações dos consoles da Sony
- Notebook Lenovo Yoga C930 vale a pena? Veja análise de ficha técnica
- Como converter dólar em real com o app Câmbio Legal
- Uber Copter é o novo serviço da empresa para viagens de helicóptero
- Fifa 18 terá Ronaldinho Gaúcho como lenda do Ultimate Team