A Motorola volta a adotar a nomenclatura Moto X para um smartphone: durante a feira de eletrônicos de Berlim (IFA 2017), a companhia anunciou o Moto X4, celular muito brilhante e que chama a atenção por causa do robusto espaço da câmera na parte de trás do aparelho. Não é por acaso que a empresa de Chicago colocou ali uma câmera dupla (também chamada de dual camera).
O Moto X chega à quarta geração com ficha técnica intermediária e repleto de funcionalidades relacionadas à fotografia. O conjunto principal contempla uma lente objetiva de 12 megapixels e abertura f/2.0, bem como uma lente grande angular de 8 megapixels e f/2.2, capaz de bater fotos em 120 graus. A combinação das duas câmeras permite ao consumidor explorar efeitos de profundidade, que no mercado são tratados como “modo retrato” (pela Apple), “foco dinâmico” (Samsung) ou “foco seletivo” (Motorola).
A tecnologia da Motorola não parece estar madura o suficiente para uso do grande público. O Moto X4 é capaz de detectar quando há um personagem na frente da câmera e uma grande paisagem por trás. O problema é que muitas vezes os usuários não têm essa realidade em suas vidas. Ao realizar testes em ambiente com luz controlada e muitos objetos por perto, por exemplo, o X4 fica confuso e aplica o efeito de profundidade sem respeitar o contorno das pessoas.
A dificuldade em fazer o modo retrato funcionar corretamente não é al
O Moto X4 acerta na função de seleção de cor: o usuário escolhe qual tonalidade deve se sobressair na foto, e o próprio telefone deixa as demais cores em preto e branco. O ajuste deve ser feito antes de bater a foto. A tecnologia deve trazer diversão para aqueles indivíduos que gostam de fazer ajustes e brincar com as configurações da câmera antes de capturar momentos em família ou entre amigos. Vale a ressalva de que a ferramenta não acerta em 100% do tempo, mas está no caminho certo.
O design do Moto X 2017 segue o padrão da Motorola visto em outros telefones, como os recentes Moto G5S e Moto G5S Plus. A diferença fica por conta da parte de trás metálica e muito brilhante, com direito a um efeito ondulado quando a luz incide sobre esta parte do celular – o dispositivo parece ter curvas. A Asus também tenta estabelecer um padrão similar com os Zenfones que contam com os círculos concêntricos na traseira.
A esquisitice da vez tem a ver também com a câmera, visto que o espaço ocupado pelas duas lentes/sensores é amplamente criticado nos bastidores da IFA por ser feio demais. A rodela utilizada pela Motorola remete a relógios graúdos, numa referência que não faz muito sentido para um telefone.
O Moto X4 traz especificações de celular intermediário: tela de 5,2 polegadas e resolução Full HD; processador de oito núcleos (Snapdragon 630 rodando a 2,2 GHz); memória RAM de 3 GB; armazenamento de apenas 32 GB; câmera frontal de 16 megapixels; e resistência contra água e poeira. Você confere a ficha técnica completa ao fim do artigo.
Numa investida em inteligência artificial, a Motorola coloca neste telefone duas opções de sistema de comando de voz: Google Assistente e Alexa. A última por ora só funciona nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, o que significa que brasileiros terão de se contentar com a tecnologia do Google.
Por falar nisso, o escritório da empresa foi consultado sobre início da das vendas e preço do Moto X4 no Brasil. A empresa diz que não comenta “especulações”, apesar de ser óbvio para todo o mercado que o produto será vendido no país. Ele custa 399 euros na Europa, o que dá por volta de R$ 1,5 mil, sem considerar taxas e impostos.
“Primeiras impressões” oferecem um primeiro olhar sobre produtos e serviços recém-anunciados. Testes mais aprofundados costumam ser necessários para avaliar quesitos como duração de bateria, experiência de uso ou qualidade de câmera fotográfica.
Ficha técnica do Motorola Moto X4
- Tamanho da tela: 5,2 polegadas
- Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
- Sistema operacional: Android 7.1 Nougat
- Memória RAM: 3 GB
- Processador: octa-core de até 2,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
- Armazenamento: 32 GB
- MicroSD: Sim - até 2 TB
- Bateria: 3.000 mAh, com a tecnologia de recarga rápida TurboPower.
- Câmera traseira: Dupla de 12 MP + 8 MP, com abertura de até f/1.7
- Câmera frontal: 16 MP
- Cores: preto e prata
- Dimensões: 148,35 x 73,4 x 7,99 mm
- Peso: 163 g
O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.
Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Realidade Virtual: entenda os planos do Facebook para teletransporte
- Como mudar o toque do despertador do celular Android?
- Emoji One leva ao Chrome o teclado de emojis que você sempre quis
- Onde fica o Predador no Fortnite? Saiba tudo sobre a nova skin do jogo
- Perguntas sobre Windows 10 e suas respostas
- Lenovo Z5 Pro GT: celular tem 12 GB de RAM e Snapdragon 855
- O que é HDR10+, tecnologia presente na maioria das smart TVs de 2018
- Rainbow Six: Team Empire vence Evil e conquista a ESL Pro League Milão
- Android 9 Pie: conheça os novos emojis do sistema operacional
- Arena of Valor: NoMercy dá dicas sobre personagens, arcana e metagame
- Sonic e Talking Angela estão entre os jogos para Windows Phone na semana
- Como trocar o plano de fundo do Moto E4 Plus
- PES 2015: veja as melhores 'promessas' para contratar na Liga Master
- Fortnite tem bugs bizarros que atrapalham até torneios; veja casos
- JBL Charge 3 vs Charge 2+: saiba o que muda nas caixas de som Bluetooth
- Street Fighter V: traje do Capitão Comando chega em evento de batalha
- Como as câmeras dos celulares evoluíram: veja tecnologias lançadas até hoje
- Aprenda a configurar um e-mail no Windows Phone
- Galaxy Z Flip: tela dobrável decepciona em teste de durabilidade
- Como configurar o modo Não Perturbe no Galaxy A7