Um bug no Instagram revelou e-mails e números de telefone de contas verificadas na rede social. De acordo com a Kaspersky, hackers exploraram um bug que permitia que fossem roubadas informações desses perfis e estão negociando esses dados em fóruns clandestinos. A fabricante de antivírus disse, ainda, que seus pesquisadores perceberam a falha e notificaram o Instagram na terça-feira (29) e compartilharam uma breve análise técnica do incidente com a equipe da rede social.
O levantamento mostra que a vulnerabilidade estava presente na versão 8.5.1 do aplicativo, de 2016. A versão atual é de número 13.0.0. Sendo assim, uma dica sempre válida é manter seus aplicativos atualizados. O Instagram informa que já corrigiu o bug explorado pelo grupo, mas sugeriu que seus usuários vítimas da exploração de dados trocassem suas senhas para evitar novos problemas.
De acordo com a Kaspersky, o processo de ataque é simples: usando o aplicativo desatualizado, o atacante seleciona a opção "redefinir senha" e captura a solicitação usando um proxy. Depois disso, selecionam uma vítima e enviam uma solicitação ao servidor do Instagram carregando o identificador ou nome de usuário exclusivo do alvo. O servidor retorna com uma resposta JSON com informações pessoais da vítima, incluindo dados sensíveis como e-mail e telefone.
O esforço de mão-de-obra, porém, é grande. Cada ataque deve ser feito manualmente, conta por conta. Vítima por vítima. O Instagram usa cálculos matemáticos para evitar que os invasores automatizem o formulário de solicitação de novas senhas, justamente para e
“É muito importante que usuários de redes sociais usem todos os recursos de segurança oferecidos pelas plataformas a seu favor, a fim de dificultar ainda mais ataques como esse. Recursos como a dupla autenticação, alertas de logins desconhecidos, uso de senhas únicas, são boas práticas recomendadas a todos”, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Além da troca de senha, usar endereços de e-mail diferentes para diferentes redes sociais evita que, ao sofrer algum ataque em uma delas, sejam comprometidas outras contas. Caso você tenha ou conheça alguém que tem uma conta verificada no Instagram e receba e-mails sobre uma restauração de senha que você não iniciou nem pediu, alerte a rede social imediatamente pelo sistema de suporte.
A rede social afirma que as senhas não foram vazadas, apenas celulares e e-mails.
A Kaspersky não revelou quantas credenciais e dados de telefone e e-mails estavam sendo negociados online, nem o valor cobrado pelos hackers para a aquisição dessas informações que podem levam a novos golpes de phishing.
Como ficar invisível aos contatos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CPBR8: mulheres s?o metade dos gamers, mas s?o v?timas de preconceito
- Assassin?s Creed Unity Dead Kings: veja dicas para mandar bem no jogo
- iOS 11.3.1: Apple faz alerta sobre telas não-oficiais de iPhone 8
- Como recrutar Boomer, seu parceiro canino em Far Cry 5
- Como apagar conversa do WhatsApp
- Battlefield 1 está disponível no EA Access e no Origin Access
- Resident Evil 6: veja como colocar dois jogadores no modo multiplayer
- Dell lança no Brasil linha gamer Alienware com monitores e acessórios
- Lista com lutadores de EA Sports UFC 2 tem lenda do boxe e do cinema
- Lista traz os melhores jogos de FPS online no PS4, Xbox One e PC
- Dia das Bruxas 2020 é celebrado no Google com Doodle especial de jogo
- YouTube: como desativar a reprodução automática de vídeos no celular
- Como controlar o som de programas individuais no Windows 10
- O que é 99Pop? Confira perguntas e respostas sobre a categoria do app
- Artemis Spectrum é o novo fone de ouvido 'top de linha' da Logitech
- Tokido vence Daigo Umehara em revanche épica e leva NorCal Regionals
- Temas para Galaxy S8: como personalizar o celular com ícones e cores
- Tectoy anuncia retorno do Pense Bem, computador de brinquedo sucesso nos anos 80
- Dicas para dominar o Instagram Stories; veja todos os truques
- Como desativar a voz ou talkback do Android?