As flags do Google Chrome são recursos que permitem otimizar e acelerar a navegação. Elas funcionam de acordo com a plataforma, sendo que muitas são desenvolvidas para o aplicativo para Android. Com esses recursos, é possível aumentar o acelerar o carregamento de imagens, além de tornar mais rápido o envio e recebimento de informações.
Por serem ferramentas experimentais, recomendamos que usuários menos experientes não alterem as configurações de flags por conta própria. No entanto, várias flags fazem parte da lista há bastante tempo e são estáveis – são essas as aconselhadas pelo TechTudo a seguir. Você também poderá desativar as funções, individualmente ou todas de uma vez, caso não goste do resultado no seu smartphone.
Acessando as flags do Chrome no Android
Passo 1. Para ativar qualquer uma das flags, antes de tudo é preciso abrir o Chrome para Android e digitar "chrome://flags", sem as apas, na barra de endereço.
Aumente o "raster thread"
Passo 1. Imagens usadas nos sites em geral ─ como JPEG, PNG e GIF ─ são do tipo rastreio (raster). Elas são formadas por pixels e lidas pelo sistema em linhas. Para acelerar o carregamento das imagens no Chrome para Android, vá até "Number of raster threads" e selecione a opção "4".
Passo 2. A mudança será feita após a reinicialização do Chrome. Para desfazer essa operação basta acessar a ferramenta, disponível no atalho "chrome://flags/#num-raster-threads", e voltar para a opção "Default".
Habilite o carregamento automático apenas das abas visíveis
Passo 1. Procure na lista "Only Auto-Reload Visible Tabs" ou acesse "chrome://flags/#enable-offline-auto-reload-visible-only" para encontrar a função mais facilmente. Toque na caixa de seleção e marque a opção "Enabled" para habilitar o recurso.
Passo 2. A ativação irá impedir que páginas que apresentaram falha no carregamento sejam carregadas todas de uma vez, o que torna o navegador lento. Com o recurso habilitado, apenas as abas visíveis serão carregadas automaticamente. Pra desativá-lo, clique na caixa novamente e selecione "Disabled".
Passo 3. Para garantir que o recurso seja desativado completamente, vá em "Offline Auto-Reload Mode" (a opção imediatamente acima) e selecione "Disabled" também neste campo. Para aplicar qualquer alteração, toque no botão "Reiniciar agora".
Habilite o TCP Fast Open
Passo 1. O "TCP Fast Open" acelera a abertura de canais de dados, fazendo com que o envio e recebimento de informações seja mais rápido. Para habilitar essa função, procure-a na lista ─ ou digite "chrome://flags/#enable-tcp-fast-open" na barra de endereço do app ─ e toque em "Ativar". Selecione "Reiniciar agora" para aplicar as alterações. Se quiser anular o recurso, volte à flag e toque em "Desativar".
Ative o FontCache scaling
Passo 1. A ativação do "FontCache scaling" faz com que o Chrome reutilize fontes armazenadas em cache para carregar páginas mais rapidamente. Para habilitar a função, procure a flag na lista (chrome://flags/#enable-font-cache-scaling), clique na caixa de seleção e marque "Enabled".
Passo 2. O procedimento irá modificar a aparência dos sites. Se não gostar do efeito, volte à flag, clique na caixa de seleção e escolha a opção "Disabled" para desativar o recurso.
Ative o Fast tab/window close
Passo 1. A flag "Fast tab/window close" acelera o fechamento de abas e janelas no navegador. Ela pode ser localizada através do atalho "chrome://flags/#enable-fast-unload". Vá até ela, toque em "Ativar" e depois em "Reiniciar agora". Para desabilitar a ferramenta, volte na flag, clique em "Desativar" e em seguida pressione "Reiniciar agora".
Desativando todas as flags
Passo 1. Se você não está gostando da forma como o Chrome passou a se comportar no Android, mas ao mesmo tempo não consegue identificar qual flag pode estar gerando o efeito indesejado, a solução é desativar todas as flags de uma só vez. Acesse o "chrome://flags" e toque em "Redefinir tudo para o padrão". Em seguida, selecione "Reiniciar agora" para aplicar as configurações.
Qual é o melhor navegador para celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Processadores Intel têm falha de segurança que pode colocar dados em risco
- The Ultimate 11 SNK Football: game clássico de futebol é relançado
- Resident Evil 7 revela áreas inéditas da mansão em novas imagens
- Rock in Rio é pioneiro no Brasil com máscaras de realidade aumentada
- Dicas para mandar bem em Age of Empires: Castle Siege
- Snapchat: cinco coisas que você precisa saber para garantir sua segurança
- Oito grandes lançamentos de eletrônicos que marcaram os últimos 10 anos
- Resident Evil, Dark Souls 2 e Assassin’s Creed: veja as ofertas da semana
- Huawei lança Harmony OS, sistema operacional para competir com Android
- Como trocar a senha do Amazon Prime Video
- Galaxy S6 Edge Plus com 32 GB tem preço revelado; saiba quanto custa
- Problema com o Bluetooth do iPhone? Veja formas de resolver a situação
- Seis recursos do roteador Wi-Fi que você precisa para ter Internet rápida
- Jogos de PSVR, BioShock e Monster Hunter estão nas ofertas da semana
- Vale a pena comprar o Galaxy S6 Edge? Veja preço e ficha técnica
- Resumo da semana: Fallout 4 e Star Wars Battlefront foram destaques
- Mapas do Valorant: conheça os cenários do FPS da Riot Games
- CBLoL 2019: Uppercut e INTZ se classificam para semifinais; veja tabela
- Como ajustar a resolução de tela de um Chromebook
- Como jogar Lucioball, o novo modo de futebol em Overwatch