As flags do Google Chrome são recursos que permitem otimizar e acelerar a navegação. Elas funcionam de acordo com a plataforma, sendo que muitas são desenvolvidas para o aplicativo para Android. Com esses recursos, é possível aumentar o acelerar o carregamento de imagens, além de tornar mais rápido o envio e recebimento de informações.
Por serem ferramentas experimentais, recomendamos que usuários menos experientes não alterem as configurações de flags por conta própria. No entanto, várias flags fazem parte da lista há bastante tempo e são estáveis – são essas as aconselhadas pelo TechTudo a seguir. Você também poderá desativar as funções, individualmente ou todas de uma vez, caso não goste do resultado no seu smartphone.
Acessando as flags do Chrome no Android
Passo 1. Para ativar qualquer uma das flags, antes de tudo é preciso abrir o Chrome para Android e digitar "chrome://flags", sem as apas, na barra de endereço.
Aumente o "raster thread"
Passo 1. Imagens usadas nos sites em geral ─ como JPEG, PNG e GIF ─ são do tipo rastreio (raster). Elas são formadas por pixels e lidas pelo sistema em linhas. Para acelerar o carregamento das imagens no Chrome para Android, vá até "Number of raster threads" e selecione a opção "4".
Passo 2. A mudança será feita após a reinicialização do Chrome. Para desfazer essa operação basta acessar a ferramenta, disponível no atalho "chrome://flags/#num-raster-threads", e voltar para a opção "Default".
Habilite o carregamento automático apenas das abas visíveis
Passo 1. Procure na lista "Only Auto-Reload Visible Tabs" ou acesse "chrome://flags/#enable-offline-auto-reload-visible-only" para encontrar a função mais facilmente. Toque na caixa de seleção e marque a opção "Enabled" para habilitar o recurso.
Passo 2. A ativação irá impedir que páginas que apresentaram falha no carregamento sejam carregadas todas de uma vez, o que torna o navegador lento. Com o recurso habilitado, apenas as abas visíveis serão carregadas automaticamente. Pra desativá-lo, clique na caixa novamente e selecione "Disabled".
Passo 3. Para garantir que o recurso seja desativado completamente, vá em "Offline Auto-Reload Mode" (a opção imediatamente acima) e selecione "Disabled" também neste campo. Para aplicar qualquer alteração, toque no botão "Reiniciar agora".
Habilite o TCP Fast Open
Passo 1. O "TCP Fast Open" acelera a abertura de canais de dados, fazendo com que o envio e recebimento de informações seja mais rápido. Para habilitar essa função, procure-a na lista ─ ou digite "chrome://flags/#enable-tcp-fast-open" na barra de endereço do app ─ e toque em "Ativar". Selecione "Reiniciar agora" para aplicar as alterações. Se quiser anular o recurso, volte à flag e toque em "Desativar".
Ative o FontCache scaling
Passo 1. A ativação do "FontCache scaling" faz com que o Chrome reutilize fontes armazenadas em cache para carregar páginas mais rapidamente. Para habilitar a função, procure a flag na lista (chrome://flags/#enable-font-cache-scaling), clique na caixa de seleção e marque "Enabled".
Passo 2. O procedimento irá modificar a aparência dos sites. Se não gostar do efeito, volte à flag, clique na caixa de seleção e escolha a opção "Disabled" para desativar o recurso.
Ative o Fast tab/window close
Passo 1. A flag "Fast tab/window close" acelera o fechamento de abas e janelas no navegador. Ela pode ser localizada através do atalho "chrome://flags/#enable-fast-unload". Vá até ela, toque em "Ativar" e depois em "Reiniciar agora". Para desabilitar a ferramenta, volte na flag, clique em "Desativar" e em seguida pressione "Reiniciar agora".
Desativando todas as flags
Passo 1. Se você não está gostando da forma como o Chrome passou a se comportar no Android, mas ao mesmo tempo não consegue identificar qual flag pode estar gerando o efeito indesejado, a solução é desativar todas as flags de uma só vez. Acesse o "chrome://flags" e toque em "Redefinir tudo para o padrão". Em seguida, selecione "Reiniciar agora" para aplicar as configurações.
Qual é o melhor navegador para celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- LG L Prime, Prime Plus e Prime II: as diferenças entre eles
- Fone JBL T210 é bom? Veja análise de especificações, potência e preço
- Switch Alpha 12 e linha de notebooks premium da Acer chegam ao Brasil
- Tinder vai permitir matches com pessoas do mundo inteiro de graça
- Emulador de Macintosh: 'baú da Internet' ganha simulador da Apple
- Loja da Xiaomi no Brasil é autuada por produtos sem homologação; entenda
- Como descobrir se filme ou série no Netflix está disponível dublado
- Como desbloquear ou bloquear um amigo no Steam
- Confira a lista com os 10 piores meios de campo de PES 2016
- Como reinstalar apps nativos do Mac OS
- WWDC 2015 começa hoje; veja preparativos e o que esperar do evento da Apple
- Melhores mods de Payday 2 e como baixar modificações no PC
- Project Cars na BGS 2015 roda a 4K em PC avaliado em mais de R$ 40 mil
- Free Fire: dicas e truques para melhorar a mira no jogo da Garena
- The Last Guardian ganha data de lançamento no PS4 após anos de espera
- Resumo da Semana: Fallout 4, Fifa 15 e Lego Worlds foram os destaques
- Como subir de nível rapidamente no jogo Call of Duty: Infinite Warfare
- Cinco dicas para considerar antes de comprar um eletrônico usado
- 'Estamos melhorando a experiência do usuário', diz Facebook sobre YouTube
- Como agendar posts no Instagram pelo computador com o ContentCal