A tecnologia TPM (sigla em inglês para Trusted Platform Module) permite proteger os dados do HD com criptografia avançada, mas nem todos os computadores são compatíveis. Essa é uma das exigências do Bitlocker do Windows, que converte os arquivos do usuário e impede a cópia por terceiros.
O recurso também é usado para ativar a biometria de smartphones Samsung Galaxy no PC, entre outras funções que exigem segurança máxima. Aprenda a verificar se a sua máquina tem módulo TPM no hardware.
Veja como economizar bateria do notebook sem reduzir o brilho da tela (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)
Passo 1. Abra o Menu Iniciar e digite “run”. Em seguida, clique no item “Executar”;
Passo 2. Na janela do Executar, digite o comando “tpm.msc” e tecle Enter;
Acesse o gerenciador de TPM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. O Windows irá abrir o assistente de gerenciamento da tecnologia TPM, que tem suporte nativo no sistema. Se não houver o chip TPM no computador, a janela exibirá a mensagem “Não é possível localizar um TPM compatível”. Em caso positivo, você verá as especificações do dispositivo;
Verifique se o Windows identifica o chip TPM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Caso a busca dê negativo, ainda vale checar se o módulo existe, mas está desativado. De novo no Menu Iniciar, busque por “Gerenciador de dispositivos”;
Acesse o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Na lista, procure por “Dispositivos de Segurança”, clique com o botão direito e selecione "Ativar". Se o item estiver ausente, o computador realmente não tem chip TPM instalado na placa-mãe.
Busque por Dispositivos de Segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Sem o módulo TPM, não é possível usar todos os recursos do Bitlocker para criptografar o computador. O chip, vale lembrar, é encontrado mais comumente em computadores de linhas profissionais.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.