Ferramentas gratuitas podem ser a melhor maneira para recuperar arquivos bloqueados por vírus ransomware sem precisar pagar nada para hackers. Oferecidas na web por fabricantes de antivírus, funcionam online e offline para liberar o computador sem necessidade de pagar o resgate em bitcoins cobrado pelos criminosos. Esse tipo de ameaça veio à tona novamente depois do ataque WannaCry, que afetou milhares de PCs com Windows 10 usando uma falha do próprio Windows.
O ransomware é um tipo de malware que bloqueia arquivos e pestar com criptografia. A solução para voltar a acessar os dados é uma chave secreta que só o hacker tem. Com isso, o usuário fica refém do criminoso se quiser recuperar suas informações. A melhor forma de fazer isso é usar um software de descriptografia. Para infectador computadores, normalmente, hackers usam iscas como Netflix de graça ou golpes de phishing que fazem o usuário instalar na sua máquina o próprio vírus.
Confira a seguir uma lista para ajudá-lo a encontrar chaves seguras.
App do TechTudo: dicas e últimas notícias sobre tecnologia no celular
Avast
A Avast oferece uma lista grande de opções (avast.com/ransomware-decryption-tools). São programas que combatem ransomwares como AES_NI, Alcatraz Locker, Apocalypse, BadBlock e Crypt888 Fix — ameaças que apareceram a partir de 2015 e que na sua maioria usa criptografia AES-256 em conjunto com outros tipos de codificação.
AVG
A AVG oferece chaves contra vários ransomwares. Há uma ferramenta para o Tesladecrypt (avg.com/br-pt/ransomware-decryption), código malicioso que não muda a extensão dos itens gravados no HD e acaba tornando a identificação mais demorada por parte do usuário. Há ainda programas para enfrentar SZFLocker, Bart e outros.
No more Ransom
O No More Ranson reúne todas as entidades de segurança que trabalham contra o avanço do ransomware no mundo. Aqui há outra lista de programas de desbloqueiam arquivos no PC. Um destaques vai para o CoinVault Decryptor (nomoreransom.org), uma ferramenta criada pelo governo e pela polícia da Holanda, capaz de desbloquear arquivos atingidos pelos ransomwares CoinVault e Bitcryptor, de 2015.
ESET
A fabricante de antivírus Eset oferece gratuitamente para download o ESET Crysis Decryptor (eset.com/au/download-utilities/), uma arma contra o ransomware Crysis, conhecido também como JohnyCryptor, Virus-Encode, Aura ou Dharma. Esse ransomware usa uma das maiores variedades de extensões na criptografia dos arquivos, mas o software da ESET promete liberar tudo rapidamente sem dor de cabeça.
Kaspersky
No site da Kaspersky há outras várias opções úteis de ferramenta de desbloqueio de arquivos. Uma delas é a Rakhni Decryptor (noransom.kaspersky.com/), uma das mais poderosas disponíveis no mercado. Descriptografa arquivos bloqueados pelos ransomwares: Rakhni, Agent.iih, Aura, Autoit, Pletor, Rotor, Lamer, Cryptokluchen, Lortok, Democry, Bitman (TeslaCrypt) versões 3 e 4, Chimera, Crysis (2 e 3) e Dharma.
Trend Micro
O Trend Micro Ransomware File Decryptor (success.trendmicro.com/) é uma ferramenta capaz de eliminar a ação uma variedade grande de ransomwares, incluindo CryptXXX, TeslaCrypt, Badlock, Stampado, Chimera, Jigsaw, Crysis e o famoso WannaCry. O programa é oferecido gratuitamente no site da fabricante de software de segurança.
McAfee
O programa contra ransomware mais importante disponibilizado pela McAfee é o WildFire Decryptor (mcafee.com/br/downloads). A ferramenta libera aplicativos, bases de dados e outros arquivos infectados com o ransomware WildFire, um trojans traiçoeiro que pede US$ 300 de resgate e triplica a quantia se o depósito não for feito em oito dias.
Como remover ransomware? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Sites que violaram Safe Browsing várias vezes terão aviso permanente
- Como mudar a senha do Globoplay
- StarCraft 2: como fazer download e jogar em cenários do modo Arcade
- Apple ID: Como mudar a senha do iCloud
- Malware troca apps por versões falsas e afeta mais de 75 mil brasileiros
- Cinco aparelhos com inteligência artificial que você pode ter em casa
- Quer um Lenovo Ideapad S145? Saiba tudo sobre o notebook antes de comprar
- Instagram lança IGTV e libera chamadas de vídeo; veja novidades de junho
- 4G desligado e gastando créditos no iPhone: saiba o que fazer
- TFT Mobile: Teamfight Tactics bate 4.5 milhões de downloads em celulares
- Como deixar um app invisível no iPhone 5S para aumentar a privacidade
- Como conectar o iPhone a uma caixa de som Bluetooth?
- err_internet_disconnect: o que é e como resolver o problema
- Novos monitores da LG têm tela ultra wide e opções com resolução 4K
- ESL One Cologne 2016: segundo Major de CS:GO do Brasil completa 4 anos
- Notebook Vaio Fit 15S é bom? Confira análise de especificações e preço
- Amazon Fire TV Stick ou Chromecast 2? Veja comparativo de ficha técnica
- Como agendar posts no Instagram com o Preview
- Notebook gamer da Acer é o mais buscado do Brasil em março; veja lista
- Lista traz o top 10 jogos que serão lançados ainda nesse ano para PC