A Apple começou a abandonar os dispositivos mais antigos e que contam com processador capaz de ler instruções somente em 32 bits. Na prática, isso significa que os donos de iPhone 5 não poderão rodar o iOS 11, próxima versão do sistema para celulares e tablets. A expectativa é de que ela seja liberada para download em setembro. Dispositivos Apple anteriores a 2013 não contam com a tecnologia de 64 bits, mais moderna e rápida.
Nos smartphones com iOS 11 – por enquanto disponível como uma prévia para desenvolvedores – os apps em 32 bits não são abertos. Uma mensagem de erro é exibida informando que o criador precisa atualizar a aplicação para que ela funcione no sistema. No iOS 10 esses aplicativos ainda abrem, mas é possível observar alguns entraves.
O site TouchArcade notou que Apple retirou os programas de 32 bits dos resultados de busca na App Store, embora tenha mantido a possibilidade de download caso o usuário receba o link a partir de outra pessoa. A loja de aplicativos voltou a mostrar os apps quando os usuários realizam pesquisa, mas a ausência durou em torno de 24 horas.
A principal diferença entre as arquiteturas de 32 bits e de 64 bits é a capacidade de lidar com as informações. A primeira consegue processar uma sequência de 32 bits, enquanto a segunda lida com o dobro de dados em um mesmo ciclo do processador. Isso significa dizer que a arquitetura de 32 bits consegue reconhecer até 4 GB de memória
Apesar de significativa, a diferença traz ganhos de desempenho em smartphones que raramente passam de 4 GB de RAM, fazendo com que a velocidade de apps e jogos seja idêntica nas duas arquiteturas. Dessa forma, a Apple parece querer abandonar uma tecnologia antiga e se antecipar para uma demanda futura, garantindo que os apps usarão todo o potencial dos próximos dispositivos.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
A mudança deve ter maior impacto para quem joga no celular, especialmente os fãs de games independentes. Isso porque os desenvolvedores de títulos antigos dificilmente irão atualizar o app. Já os apps de produtividade, por outro lado, são mais facilmente substituíveis e lançados com muita frequência.
Os primeiros dispositivos móveis da Apple a receberem suporte ao sistema de 64 bits foram o iPhone 5S, iPad Air e iPad mini 2. Os três possuem o chip A7 e rodam o iOS 7.
Via TouchArcade e 9toMac
Vale a pena comprar o iPhone 7 com preço mais barato nos EUA? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ser VIP em MiniMundos
- As 10 promessas de Ano Novo mais populares do Twitter para 2015; veja lista
- Impressora térmica: veja dicas para comprar e modelos à venda no Brasil
- Firefox 41 tem texto no Hello e é o primeiro navegador com chat nativo
- Instagram testa opção para decidir sobre visualização de likes
- Galaxy A7, smart mais fino da Samsung, ganha aprovação oficial na China
- Pixel C: tablet do Google chega para concorrer com o Microsoft Surface
- Como recrutar D-Dog em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
- Mortal Kombat X e Batman s?o destaques nos trailers da semana
- Como colocar Legends of Runeterra (LoR) em português
- AMD apresenta processadores Ryzen mobile para notebooks ultrafinos
- Microsoft Whiteboard
- Como conseguir códigos do Free Fire
- Point Blank vs Crossfire: comparativo mostra qual jogo FPS é melhor
- Soreha
- Como fazer montagem de fotos no Instagram Stories com o modo Layout
- Galaxy S8, LG G6 e ranking de melhores operadoras são destaques de abril
- Android 11 Go é lançado; nova versão é mais leve e traz funções inéditas
- Bloodborne, The Order e mais: confira os melhores jogos com lobisomens
- Black Friday 2020: veja como achar o melhor notebook gamer pagando menos