O Google Fotos é o serviço de armazenamento na nuvem da gigante das buscas voltado apenas para imagens. O Fotos está disponível também no iPhone (iOS), oferecendo um serviço similar ao iCloud, da Apple. No entanto, a solução do Google oferece algumas vantagens frente à opção criada pela empresa da maçã.
Precisa de bons motivos para trocar a nuvem da Apple pelo Fotos? Abaixo, o TechTudo reuniu cinco razões para usar o serviço do Google em seu iPhone ou iPad. Dentre eles estão o espaço ilimitado e os álbuns automáticos.
1. Armazenamento ilimitado
Uma das principais vantagens do Google Photos em relação a outras nuvens é oferecer armazenamento ilimitado para fotos. Isso significa que o usuário não precisa ficar se preocupando em apagar fotos para economizar espaço.
Entretanto, é importante destacar que, para isso, a Google diminui um pouco o tamanho das fotos, mas nada que prejudique a qualidade da imagem. Pelo menos não para a maioria das pessoas. Apenas os fotógrafos e outros profissionais de audiovisual devem se prender a este detalhe.
2. Álbuns automáticos
Viajar é sempre bom, mas não é todo mundo que tem paciência para organizar as centenas fotos que tiramos com o celular em um álbum. Ao usar o Google Fotos, não precisamos nos preocupar com isso. Ele sabe quando você viaja e reúne as melhores fotos em um álbum dedicado apenas àquele passeio.
Além de criar álbuns personalizados automaticamente, o serviço também faz colagens, animações e até vídeos bem editados com direito a trilha sonora. Tudo isso ajuda o usuário a organizar sua coleção de fotos e vídeos.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
3. Limpeza fácil
Embora o armazenamento do Google Fotos seja ilimitado, o de seu celular não é. Assim, é normal o seu aparelho ficar com a memória cheia depois de algum tempo. Felizmente, o aplicativo do Google Fotos para iOS tem uma função para apagar as fotos de seu celular, mas as mantê-las salvas na nuvem. Veja como usar o "Liberar Espaço" em nosso tutorial.
4. Sincronização com dispositivo não Apple
Por ser um serviço do Google, é natural que o aplicativo Google Fotos funcione em diversas plataformas. Dessa maneira, você não está limitado a acessar suas imagens apenas pelo iPhone. É possível visualizá-las também em celulares e tablets Android e até mesmo em navegadores para PC, já que o serviço conta com uma interface web bastante eficiente.
5. Sugestões de compartilhamento
Segundo a Google, a função “Sugestões de compartilhamento” chegará para todos os usuários em poucas semanas. Agora usar o Google Fotos também significa se preparar para ter as revoluções da Inteligência Artificial no futuro. Este recurso vai usar a IA para sugerir quais fotos você deve compartilhar nas redes sociais.
E ainda sobra mais espaço para outros tipos de backup
Diferentemente do Fotos, o iCloud é responsável por guardar imagens e também os backups de todos os seus dados, como aplicativos e músicas. O serviço da Apple oferece 5 GB de graça, o que pode ser pouco para parcela dos usuários.
Ao adotar o Google Fotos, porém, você pode desativar o backup de fotos no iCloud, deixando mais espaço para outros tipos de arquivos. Para isso, abra as configurações do iPhone/iPad, procure por “Fotos e Câmera” e então desligue a opção “Fototeca do iCloud”.
Agora suas fotos não mais serão salvas na nuvem da Apple, apenas no Google Fotos.
Como baixar arquivos do Google Fotos de uma vez só? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desativar as notificações para interações do Happn
- Dicas para mandar bem no RPG clássico Romancing Saga 2
- Microsoft Build 2019: navegador Edge ganha Coleções e maior privacidade
- Seis maneiras de liberar espaço no HD no computador Windows
- Como recuperar e-mails apagados no Gmail
- Copa do Mundo 2018: Rússia e países que jogam hoje ganham Doodle do Google
- Black Hat no Wikipedia estava sendo usado para extorquir dinheiro
- Apple lança dock para iPhone com conector lightning e preço 'salgado'
- Como conectar um pendrive a um celular com adaptador USB OTG
- CS:GO: MIBR anuncia canal na Twitch com transmissões exclusivas de jogos
- Aplicativo da LG permite fazer ligações usando o relógio inteligente
- Novo vidro para celulares promete proteção em quedas de quase 2 metros
- Conheça dispositivos e serviços para quem é apaixonado por música
- Como mover uma imagem no Word
- Lego Dimensions terá personagens de Senhor dos Anéis, Hobbit e mais
- Ragnarok Online: saiba como virar caçador no popular MMORPG
- Novo HD da Toshiba de 14 TB bate recorde de capacidade de armazenamento
- Soundbar por até R$ 1.500: veja sete modelos para comprar no Brasil
- Como desativar a administração remota no roteador
- Google Maps muda visual; serviço ganha novos ícones e sistema de cores