Overwatch e Paladins são os principais representantes do gênero que combina jogos de tiro em primeira pessoa e elementos dos populares MOBA. Disponíveis para PC, Xbox One e PlayStation 4, os games rivalizam pela preferência dos jogadores, e são constantemente comparados pelos usuários graças às suas similaridades.
Entre o suporte e polimento característico dos jogos da Blizzard em Overwatch e o profundo sistema de costumização e o fato de Paladins ser gratuito para todas as plataformas, existem diversas diferenças entre os títulos. Confira a comparação entre os jogos.
Gráficos e desempenho
No quesito gráfico, a briga entre os dois shooters é boa. Do lado da Blizzard, Overwatch mostra um visual muito caprichado, com personagens, mapas e efeitos bastante polidos. Apesar disso, o game roda muito bem nos consoles e nos PCs, até mesmo em máquinas mais antigas. O ponto forte fica para o trabalho minucioso nos heróis, que ganham vida e carisma com expressões faciais e animações pra lá de detalhadas.
Mesmo sem o mesmo nível de investimento do rival, Paladins não faz feio com seus gráficos, que estão acima da média para jogos gratuitos. Colorido e simpático, o visual não chega a esbanjar a personalidade de Overwatch, mas certamente deve cativar jogadores com seu estilo, que remete ao seu irmão mais velho, Smite. Apesar de pequenos bugs e falhas em texturas, o título roda bem no PC, Xbox One e PlayStation 4.
Jogabilidade e mecânicas
Um dos grandes trunfos de Overwatch é sua jogabilidade, que consegue ser simples e acessível para novos jogadores sem perder a profundidade. Controles e comandos funcionam de maneira extremamente precisa e responsiva, e são um prato cheio para jogadores habilidosos. Talvez a única falha seja a ausência de mais configurações de sensibilidade para joysticks.
Paladins não esconde sua forte inspiração em Overwatch, e no campo da jogabilidade essas referências são ainda mais evidentes. Seguindo basicamente o mesmo esquema de controles do jogo da Blizzard, a Hi-Rez conseguiu um resultado bastante competente para o título. Mesmo com o bom desempenho, é possível notar em alguns pequenos atrasos e conflitos que podem incomodar jogadores mais atentos e exigentes.
A grande diferença entre os games fica por conta do sistema de baralhos e builds dos personagens de Paladins. Com isso é possível personalizar os campeões com uma série de cartas que alteram atributos, como dano causado, resistência e recuperação de vida. O sistema funciona de forma bastante simples, e é uma boa opção para jogadores que buscam por uma experiência mais completa.
Personagens
Grandes estrelas de Overwatch, os heróis fazem sucesso dentro e fora do game. Famoso pela diversidade de seu elenco, o jogo consegue mesclar personagens caristmáticos a mecânicas interessantes e criativas. O resultado são sinergias entre as habilidades e estilos dos heróis, que facilitam a criação de equipes e combos.
A Blizzard vem dando excelente suporte à comunidade do jogo, com constantes atualizações de balanceamento, alterações mais profundas em personagens e o lançamento de novos heróis. Todo esse conteúdo é gratuito, e entregue diretamente aos jogadores sem a necessidade de desbloquear as novidades.
Um dos pontos mais polêmicos durante o lançamento de Paladins foi a similaridade entre seus campeões e os personagens de Overwatch. O game chegou acusado de ser um clone do rival, graças a habilidades e mecânicas que foram claramente inspiradas pelo título da Blizzard.
Mesmo "emprestando" ideias do concorrente, Paladins consegue entregar uma variedade interessante de personagens. Sem o mesmo cuidado com o balanceamento dos personagens, não é raro reparar em habilidades e mecânicas com poder um pouco exagerado, que atrapalham na fluidez das partidas.
No quesito suporte, a Hi-Rez vem fazendo um excelente trabalho. Paladins recebe novos personagens com bastante frequência, que podem ser destravados usando moedas obtidas nas partidas do games, ou comprados em um pacote vendido por dinheiro real.
Modos
Com apenas um modo online no seu lançamento, Overwatch cresceu muito durante o seu primeiro ano de vida, e hoje oferece uma excelente variedade para os jogadores. O destaque fica para o modo competitivo, onde os jogadores podem testar sua habilidade contra rivais da sua região em busca de títulos mais avançados.
Usuários mais casuais também têm acesso a partidas rápidas, criação de salas personalizadas e o divertido modo Arcade, que traz variações divertidas e criativas dos modos, além das batalhas 3x3 e os Duelos Misteriosos, onde dois jogadores se enfrentam usando personagens escolhidos aleatóriamente pelo jogo.
Ainda em versão beta nos consoles e no acesso antecipado do Steam, Paladins ainda não tem a mesma maturidade do seu concorrente. Por enquanto o game conta com partidas casuais, criação de salas personalizadas e o modo rankeado, que exige a ingrata tarefa de alcançar certo nível com pelo menos 12 personagens diferentes.
Itens e eventos
Eventos especiais têm sido uma das marcas registradas de Overwatch desde o seu lançamento. No período de um ano, especiais de comemoração de natal, dia das bruxas, ano novo chinês e olimpíadas movimentaram a comunidade de jogadores, com lançamento de itens e modos especiais.
Abrindo caixas obtidas ao avançar de nível ou cumprir desafios semanais, os jogadores podem obter skins alternativas para os personagens, além de sprays, linhas de voz, poses e outros itens. Eventos especiais também marcam a chegada de modos temporários, como o Lucioball (espécie de futebol com o personagem), Terror de Halloween (modo horda cooperativo) e Capture o Galo (captura de bandeira).
Paladins ainda não brilha muito quando o assunto é personalização de personagens. O game até conta com um sistema de skins, que são disponibilizadas em partes, com capacetes, roupas, penteados e outros itens. O sistema é até bem intencionado, mas temina não impactando de forma muito significativa no visual dos personagens.
Com exceção de alguns eventos de lançamento que garantiram ouro extra e mais experiência para os jogadores, Paladins ainda não foi muito movimentado nesse sentido. Talvez com a chegada do beta aberto para os consoles esse cenário evolua.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como melhorar armas e equipamentos em Dark Souls 3 no PS4, PC e XOne
- 5 dicas para comprar um novo smartphone
- Como identificar a vida útil da bateria do Macbook
- Netflix com imagem ruim? Veja cinco dicas para melhorar a qualidade
- Google Play Store não acha conexão? Saiba como resolver
- Google Assistente abrindo sozinho? 5 formas de resolver no celular
- Confira o tutorial de Terraria para matar o chefe Plantera facilmente
- Veja smart TVs da Samsung mais baratas e com assistência técnica no Brasil
- The Order 1886 e Dead or Alive: confira os lan?amentos da semana
- Facebook vai remover contas inativas; curtidas em p?ginas podem diminuir
- Brecha no app de tradu??o do Facebook gera confus?o com Desciclop?dia
- Galaxy A01 vs Nokia 2.3: compare preço e ficha técnica
- Redmi AirDots, TWS i7 e JBL Tune 500BT são os fones mais buscados de julho
- Chrome 65 chega para Windows, Mac, Linux com 45 correções de segurança
- CS:GO: MIBR vence Yeah e avança no cs_summit 6 North America
- SSD de 4 TB da Samsung tem maior capacidade do mundo para uso doméstico
- Como configurar a Google Assistente
- Oito recursos que o iPhone 8 tem e que o Galaxy S8 fica devendo
- Paladins Realm Royale: como participar do beta no PC, Xbox One e PS4
- CS:GO e LoL: cinco pro players que ficaram conhecidos por serem tóxicos