Olhar para telas de computadores o dia inteiro pode trazer prejuízos à saúde, mas existem maneiras de minimizar o problema para evitar famosa "vista cansada". Se no Android e no iOS há meios de ajustar o brilho azul do display, em computadores o recurso ainda não está disponível de forma nativa – a menos que você use um Macbook com macOS Sierra atualizado ou Windows 10 com Creators Update. Para a maioria dos casos, um programa simples e grátis pode ajudar na tarefa.
Confira aplicativos que convertem voz em texto e aprenda a usá-los
Confira dez apps para baixar no computador com Windows ou macOS para escurecer a tela e poupar a visão de exposição excessiva à iluminação do LCD durante período prolongado.
O recursos funcionam bem em programas e sites conhecidos incluindo redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter; e os mensageiros WhatsApp Web e Telegram. Além disso, operam nos navegadores Chrome, Internet Explorer, Microsoft Edge e Firefox, e no pacote Microsoft Office. Confira.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
F.lux
Embora não diminua o brilho da tela, o F.lux mantém a luminosidade ideal para a luminancia do ambiente mudando a sua tonalidade. Ao longo do dia, o programa ajusta a quantidade de luz azul e verde do display, de acordo com a posição do Sol (ou fonte de luz). Ao escurecer, o painel muda junto e prepara você para dormir melhor. O aplicativo é gratuito e tem versões para Windows, MacOS e Linux.
Dimmer
Com versão apenas para Windows, o aplicativo Dimmer permite reduzir o brilho da tela do PC além do limite nativo. Em ambientes escuros, é possível deixar o display com luminosidade mínima ou apagar quase tudo colocando a chave de redução da luminância em 100%.
DimScreen
DimScreen é mais uma opção para escurecer a tela além do que o sistema normalmente permite. Assim como o Dimmer, o app permite ajustar o brilho em vários níveis de luminosidade dependendo da necessidade, mas se diferencia por aceitar a programação de comandos no teclado — com um atalho, você diminui o brilho para quase zero. O aplicativo também só funciona no Windows.
Ghoster
Ghoster é um app antigo, mas que continua eficiente para reduzir a luminosidade da tela. O programa é para usuários mais experientes, que desejam controles manuais. É possível escurecer só o que não está sendo usado na tela, alterando a cor de fundo ou aplicando uma imagem. Também é possível alterar a transparência e escurecer vários monitores ao mesmo tempo. A configuração é feita de maneira pouco usual, por meio de um arquivo de texto aberto pelo Bloco de Notas do Windows.
LeDimmer
LeDimmer oferece uma função a mais do que o Ghoster e é totalmente automático. Não serve exatamente para deixar toda a tela escura, mas para focar só no que interessa – o resto fica apagado. Diferentemente do Ghoster, o app também escurece a barra inferior do Windows, criando um ambiente de foco completo no que interessa, como um documento do Microsoft Word, Microsoft Excel ou Microsoft PowerPoint.
Backdrop
O Backdrop é um aplicativo para MacOS ideal para quem deseja tirar a atenção de um desktop bagunçado. Ele coloca um plano de fundo colorido ou escurecido abaixo da janela ativa, deixando a visão livre de distrações. Ao usar uma cor escura, a tela também fica menos luminosa, ideal para usar à noite.
Dropcloth
O Dropcloth surgiu como uma alternativa similar ao Backdrop, só que para Windows. Ao abri-lo, você define a tonalidade do plano de fundo usando o código de cor HEX, e escolhe o nível de transparência. Em seguida, basta abrir as janelas e ter um fundo padronizado no PC.
Night Mode Pro
No navegador Firefox, a extensão Night Mode Pro é uma alternativa para deixar sites escuros, sem o fundo branco usual de páginas como a do Google. É possível ajustar o nível de brilho manualmente e ativar sempre que necessário com um clique no ícone do plugin.
Turn Off the Lights
Turn Off the Lights é outra opção similar, que opera no Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera Browser e Chrome. Com um clique, a página inteira escurece para facilitar a leitura em um ambiente pouco iluminado. Além disso, há um modo específico para YouTube, que apaga o conteúdo ao redor do vídeo.
Dark Reader
O Dark Reader também substitui o branco por preto em páginas web, mas oferece um controle maior sobre a tonalidade. É possível ajustar brilho, contraste e escala de cinza para deixar os sites com o aspecto ideal para ler no escuro. Além disso, não é preciso depender do mouse: com o comando de teclado "alt+shift+D", o plugin ativa e escurece tudo o que aparece no Chrome.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como descobrir a quantidade de cliques de uma câmera
- Sabe alguma história de terror? Cortana responde perguntas sobre o Halloween
- Acer anuncia smarts intermedi?rios Liquid Z220 e Z520 durante MWC 2015
- Dez jogos para Chromecast que você precisa baixar
- Seis programas limpam o seu HD sem deixar vestígios; veja lista
- Como mudar a tela do celular Android
- Google e Apple recebem multa milionária do Procon-SP por causa do FaceApp
- Android Marshmallow exige que informações sobre a bateria sejam acessíveis
- Confira os melhores simuladores de ônibus para PC
- 2 A.M. Gaming anuncia linha de PCs, notebooks e acessórios gamer
- Como usar o Google Map Maker
- LG K10, K8 e K4 têm preço revelado no Brasil; conheça ficha técnica
- Notebooks Alienware podem vir com switches Cherry MX no teclado mecânico
- Aplicativo para Android faz a bateria do celular durar mais; veja como usar
- Notebook Core i3, Core i5 ou Core i7? Saiba qual chip é melhor para você
- Veja as maiores polêmicas do mundo dos games de 2018
- Como evoluir Eevee para Glaceon em Pokémon Go
- Globoplay + Premiere: compare os planos voltados para esportes
- Como usar o Google Now no Android para saber qual música está tocando
- Nova câmera da Canon tem alta sensibilidade para pouca luz; preço assusta