Ao usar o recurso de ocultar automaticamente a barra de tarefas do Windows, a barra permanecerá oculta até que um programa precise de sua atenção. Para aplicativos regulares, isso normalmente significa que seu ícone na barra de tarefas começará a 'piscar'. Por exemplo: o Skype irá 'piscar' seu respectivo ícone da barra de tarefas quando receber uma nova chamada.
O que é Aero Peek e como usar no seu computador
Nesse caso, você pode clicar no ícone do aplicativo na barra de tarefas para permitir que o software saiba que você notou a chegada de uma nova mensagem, por exemplo. Em seguida, a barra de tarefas ficará oculta novamente, sem incomodar.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Verificando as configurações da barra de tarefas
Se a barra de tarefas não fica oculta de forma automática, é preciso verificar as configurações da barra de tarefas. Para isso, siga os passos.
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas. No menu exibido, clique na opção “Configurações”;
Passo 2. Na janela de configurações, veja se as duas opções “Ocultar automaticamente” estão ativadas. Se não estiverem, clique no controle para fazer a mudança.
Em alguns casos, basta desativar o recurso e voltar a ativá-lo, para corrigir o problema com a barra de tarefas que não fica oculta.
Reiniciando o Windows Explorer
Muitas vezes, quando a barra de tarefas se recusa a ocultar automaticamente e você não consegue encontrar a razão, reiniciar o Windows Explorer pode resolver o problema, pelo menos temporariamente.
Passo 1. Clique com o botão direito na barra de tarefas. No menu que aparece, selecione a opção “Gerenciador de Tarefas”. Você também pode abrir o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado “Ctrl + Shift + Esc”;
Passo 2. Se o Explorer não aparecer na tela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique em “Mais detalhes”;
Passo 3. Procure pelo Windows Explorer e clique nele. Depois, clique no botão “Reiniciar”.
Verificando os ícones na bandeja do sistema
Para aplicativos em segundo plano que têm um ícone na bandeja do sistema, duas situações podem fazer com que o auto-ocultar da barra de tarefas falhe. A primeira é quando você tem um badge (emblemas) no ícone, ou uma mudança de ícone real, indicando que o aplicativo precisa de sua atenção.
A segunda situação ocorre principalmente no Windows 8 e versões anteriores, quando um balão de notificação aparece. Isso muitas vezes faz com que a barra de tarefas permaneça visível até você descartar a mensagem. As duas situações são simples de resolver: clicando no ícone do app ou configurando o aplicativo para não receber suas notificações.
Em alguns casos, porém, um aplicativo simplesmente não foi bem escrito. O app irá acionar uma notificação no Windows para manter a barra de tarefas aparecendo, mas não exibirá nada visível para você fechar. Esse problema é ainda pior quando combinado com a capacidade do Windows de ocultar ícones da bandeja do sistema.
Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.
Nesse caso, geralmente, você pode corrigir o problema reiniciando o aplicativo com problema ou clicando no ícone para acionar qualquer que seja a notificação oculta. Ocasionalmente, você terá um ícone da bandeja do sistema que manterá a barra de tarefas aparente mesmo que não tenha nada que, visualmente, possa chamar sua atenção.
Se você não vir uma notificação óbvia de um dos aplicativos, basta clicar com o botão direito em cada um deles e ver se ele resolve o problema. Ao encontrar um que se comporte dessa maneira, você poderá desativar as notificações para o aplicativo ou, pelo menos, arrastá-lo para a área principal da bandeja do sistema, onde é mais fácil de encontrar.
Ainda é possível desativar a bandeja do sistema, embora não seja recomendável.
Personalizando as definições de notificação
Ao descobrir qual aplicativo está impedindo a barra de tarefas de ficar oculta por causa de notificações, é possível deixar o app continuar exibindo notificações ou desativá-las. A última opção pode ser feita acessando as configurações do Windows, entrando em “Sistema” e clicando em “Notificações e ações”.
Isso se aplica se o aplicativo o notifica 'piscando' um botão da barra de tarefas normal ou um ícone da bandeja do sistema. Também se aplica se a notificação for um emblema no ícone ou uma notificação de balão.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer um modelo de carta para mala direta no Word
- WhatsApp: números de celular privados são expostos no Google
- Dota Underlords ou Chess Rush? Qual é o melhor Auto Chess mobile
- Smart TV 4K da Sony: conheça modelos com menores preços no Brasil
- Como usar o Google Map Maker
- Aplicativo para acompanhar voo em tempo real: saiba usar o Flightradar24
- Acer lança notebook híbrido com refrigeração líquida e PC gamer
- Snapchat ganha Face Swap com fotos da galeria do celular no iPhone
- Após polêmica, Apple promete pagar vencedores de competição de iPhone
- Roteador carrega bateria do celular via Wi-Fi enquanto dá acesso à Internet
- iOS 14, macOS Big Sur e mais: veja os lançamentos da Apple na WWDC 2020
- Intel Core i9: seis áreas que poderão se beneficiar com novo processador
- Atualizações na Bitcoin: o que são e como acontecem os forks?
- Star Wars: Galaxy of Heroes tem os primeiros detalhes revelados
- iMac Pro começa a ser vendido no Brasil; preço chega a R$ 95 mil
- Batman Arkham VR está entre os lançamentos do PlayStation VR no PS4
- GTA 5: saiba tudo sobre a versão de PC do game
- Quer uma smart TV? Veja dicas para escolher o modelo ideal em 2020
- Facebook mostra alerta de privacidade para todos os usuários; entenda
- Battlefield Hardline: testamos a vers?o beta do novo FPS