Os smartphones da Samsung costumam vir com vários apps instalados de fábrica, e muitos deles podem ser inúteis para a maioria dos usuários. Boa parte desses programas não pode ser removida completamente do aparelho, mas a fabricante permite desativá-los. Aplicativos desativados continuam armazenados no celular, mas ocupam menos espaço e não enchem a gaveta de apps com ícones que você não acessa nunca.
A Samsung oferece pelo menos três formas de desativar um app no smartphone. Veja como realizar o procedimento no tutorial abaixo. O passo a passo foi feito em um Galaxy A5 2017 rodando Android 6.0 Marshmallow, mas tende a ser semelhante nos outros celulares da marca.
Se o app indesejado estiver na tela inicial, mantenha o ícone pressionado para ver o menu “Desativar”. Confirme a desativação da janela pop-up que aparece.
Celular Samsung: desative pelo atalho na tela inicial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Como desativar um app arrastando e soltando o ícone
Abra a gaveta de apps e procure pelo aplicativo que você deseja desativar. Mantenha o ícone pressionado e arraste para o topo, em “Desativar”. Em seguida, confirme sua escolha.
Celular Samsung: arraste para desativar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Como desativar app na gaveta de apps
Passo 1. Para desativar um app sem sair da lista geral de programas instalados, acesse o menu e selecione editar.
Celular Samsung: edite os apps da gaveta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Toque no símbolo de "-" vermelho, no canto do ícone indesejado, e aprove a desativação do aplicativo na janela de confirmação.
Celular Samsung: exclua da gaveta de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
... Como reativar um app desativado
Passo 1. Acesse as configurações do aparelho e vá ao menu de aplicativos. Procure o app desativado na lista.
Celular Samsung: acesse a lista de todos os apps do celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Na tela do app, toque em “Ativar” para tornar o programa novamente utilizável.
Celular Samsung: reative um app desativado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Não há limite para desativar ou reativar um aplicativo. O usuário pode ficar despreocupado porque sempre poderá recuperar o funcionamento de um app caso se arrependa da desativação.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.