Halo Wars 2 é o novo jogo da franquia da Microsoft. Disponível para PC e Xbox One, o game foi desenvolvido pela Creative Assembly e apresenta competentes mecânicas de estratégia em tempo real. No entanto, problemas de otimização e de design atrapalham a experiência. Confira a análise completa com prós e contras:
Halo Wars 2 finalmente expande o universo de estratégia da série
Veteranos da estratégia
O primeiro Halo Wars, lançado em 2009 e desenvolvido pela Ensemble Studios, foi uma competente incursão dos RTS (jogos de estratégia em tempo real) em um poderoso console de mesa. Para sua sequência, a Microsoft confiou nos talentos de outra desenvolvedora com bastante bagagem no gênero, a Creative Assembly. Infelizmente, eles também não conseguiram elevar a série Halo Wars para o mesmo patamar dos grandes jogos RTS.
Espaço, a fronteira final
A trama da sequência se passa depois de Halo 5, e 28 anos após os eventos vistos no primeiro Halo Wars, quando os tripulantes da nave Spirit of Fire acordam de seu sono criogênico em um novo mundo com perigos e ameaças inéditas.
A narrativa se desenvolve principalmente em cenas de computação gráfica muito acima da média, que fazem um ótimo trabalho ao apresentar os personagens e universo da saga, desde o novo vilão Atriox até a dinâmica da tripulação da nave. Um verdadeiro show de apresentação.
Joystick fica devendo
Como de praxe no gênero, os personagens são controlados através de uma câmera aérea no mesmo estilo de clássicos como Command & Conquer e Starcraft. A transição dos controles em mouse e teclado para joysticks, no entanto, não foi satisfatória.
Usando o D-Pad é possível circular rapidamente entre bases e pontos de interesse, ou mesmo afastar suas tropas do perigo. Segurar o direcional forma grupos específicos, facilitando o pensamento estratégico. Ainda assim, nos momentos de caos generalizado, a imprecisão e limitação dos controles é notória, o que atrapalha a diversão.
Campanha pouco inspirada
Há várias formas de curtir Halo Wars 2. Há um tutorial bem completo que ensina os fundamentos da aventura, e é uma boa ideia estudá-lo antes da campanha principal, que é um tanto curta, comportando apenas 12 missões que demoram cerca de sete horas para serem concluídas.
Embora os níveis apresentem uma boa variedade de ambientes, inimigos e unidades em combate, o elemento estratégico é bem limitado, exigindo pouco pensamento analítico por parte do jogador. O sentimento de repetição é inevitável enquanto se progride de fase em fase tentando construir a maior base possível antes de botar as tropas para marchar.
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Modos de jogo
Também há boas opções multiplayer para experimentar após o fim da campanha. Até seis jogadores simultâneos podem se digladiar em diferentes modos de jogo, que vão desde o tradicional Deathmatch, o qual vence o último sobrevivente, até Strongholds e Dominion.
Embora eles também possam ser jogados contra bots, seu potencial aumenta muito contra adversários humanos. Em Dominion, é preciso proteger um ponto fixo do mapa até alcançar a maior pontuação, e em Strongholds é necessário conquistar a base rival.
Por fim, em Blitz, o jogador trabalha com um deck de cartas que definem a força de seu exército. Infelizmente há microtransações para obter cartas melhores na Xbox Store, o que reduz consideravelmente seu apelo. Mesmo assim, ainda é o modo com maior potencial de diversão em todo o game.
Problemas técnicos
Até o momento em que essa análise foi publicada, Halo Wars 2 apresentava alguns problemas sérios de performance. Ao longo da campanha, diversas vezes eventos-chave das missões não foram corretamente acionados, exigindo o resgate de um save anterior para progredir no jogo.
Para piorar, o Xbox One também apresenta travamentos completos, ainda que sejam eventos mais raros. É essencial que patches de correção sejam lançados o quanto antes para melhorar a otimização e performance do título.
Conclusão
Halo Wars 2 não figura entre os grandes jogos de estratégia em tempo real, nem consegue deixar seu nome entre os capítulos essenciais da franquia Halo. Ainda assim, trata-se de uma opção decente para fãs da série ou jogadores que buscam uma alternativa neste gênero cada vez mais raro em consoles de mesa. Bugs e problemas técnicos exacerbam as limitações dos controles, mas a presença de veículos e personagens conhecidos garantem alguma diversão.
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