O Dropbox Paper é mais uma alternativa para quem quer editar e compartilhar textos online, similar ao que já ocorria em outras plataformas como o Google Docs, que é possivelmente a mais popular do momento. Entretanto, o que o recurso do Google tem de melhor em relação ao novo concorrente? É mais completo, versátil ou mais barato? É mais fácil de usar ou possui integrações e ferramentas interessantes? Entenda os principais pontos e saiba se vale a pena trocar um pela outro neste rápido comparativo entre Paper e Docs.
Como usar o Dropbox Paper, rival do Google Docs
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Para quem está disponível
Assim como o Google Docs, o Dropbox Paper está disponível em diversos locais, seja no navegador web do PC, browser mobile ou via aplicativos – para Android e iOS (iPhone), ao menos inicialmente.
Neste ponto, atualmente, as duas plataformas empatam. Apesar de tudo, o Dropbox pretende expandir seu alcance no futuro, deixando o Paper ainda mais acessível e disponibilizado em mais plataformas.
Gratuito ou pago?
Para usar o Paper é preciso ter uma conta registrada no Dropbox, mesmo que ela seja gratuita, ou uma conta Google. Vale lembrar que o serviço de arquivos em nuvem oferece opção limitada de armazenamento para quem não quer pagar nada e o Paper pode ser usado também desta forma.
Neste caso, ainda não há qualquer diferença entre o Paper para um usuário gratuito do Dropbox ou para quem paga pela nuvem. Isso, porém, pode mudar no futuro, quando a ferramenta evoluir.
Há limite de arquivos?
Assim como não há limitação para usuários grátis, por ora também não há qualquer limite para arquivos no Dropbox Paper. No futuro, isso deve mudar, conforme a plataforma ganhar novos recursos.
Sabemos que, no Google Docs, atualmente, os arquivos de texto ou outros documentos não podem ultrapassar 50Mb em tamanho dentro da nuvem do Google Drive. Outro detalhe: atualmente os arquivos criados no Dropbox Paper ainda não ocupam espaço na sua conta geral do Dropbox.
Edição de arquivo
O Dropbox Paper é bem versátil e, assim como seu principal concorrente, permite trabalhar com multimídia de forma bem livre: é possível incluir fotos, atalho para outros arquivos, tabelas, anexos, outros links e até mesmo uma lista de checagem de tarefas, o que o torna similar até mesmo ao Trello ou Asana, que são aplicativos voltados para gerenciamento e trabalham com cards e boards.
A edição é fácil de ser modificada e, graças ao visual mais simples e “limpo”, o Dropbox Paper se iguala ainda mais ao concorrente, por ter uma integração ainda maior com o próprio Dropbox – é possível “linkar” para arquivos contidos na sua pasta online, por exemplo, como é com o Google Drive.
Colaboradores
É também possível convidar pessoas para colaborar com seu documento online no Dropbox Paper, da mesma forma que é no Google Docs. Porém, a experiência no Paper é ligeiramente mais agradável e menos “poluída” visualmente. Todos, porém, devem ter um cadastro na plataforma.
O compartilhamento, porém, exige que as outras pessoas também tenham uma conta no Dropbox, o que ocorre com menos frequência em relação a quem tem conta no Google ou um Gmail — a única exigência feita pelo Google para usar o Google Docs e a nuvem do Drive de forma ativa.
Limitações
Por ora, o Dropbox Paper não possui nenhuma grande limitação, exceto pela impossibilidade de integrar diretamente o Paper com sua conta no Dropbox. Isto é: não é possível ainda sincronizar automaticamente os documentos criados online na nuvem – e que fica salvo no computador do usuário.
A Dropbox pretende mudar isso no futuro e ainda mais: melhorar o que já existe, tornando possível ter um rápido preview dos arquivos criados via Dropbox, sem necessariamente precisar baixá-los.
Vale a pena trocar?
Se você já usa o Google Docs de forma ativa e está acostumado com a plataforma da Google, talvez não seja uma boa opção trocar pelo Dropbox Paper no momento, ainda que ele seja um bom atrativo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Som turbinado: truque aumenta potência do alto-falante do celular
- Facebook em conexão lenta: Feed de Notícias fica mais leve no celular
- Galaxy A51 e Galaxy A71 chegam ao Brasil com preço mais alto
- Cinco dicas para descobrir se o seu HD está prestes a dar defeito
- Jogos de zumbis: confira os melhores games para Android e iOS
- Photoshop CC ou CS6? Compare os editores de fotos e escolha um deles
- Como instalar Minecraft no PC
- PS Vita: saiba quais são os melhores aplicativos para o portátil
- Saiba os requisitos mínimos para jogar Far Cry Primal no seu PC
- Como baixar mapas e pontos turísticos para ver offline no TripAdvisor
- TFT Destinos: conheça os novos itens do set 4 de Teamfight Tatics
- SSD de 16 TB lançado pela Samsung é o maior disco rígido do mundo
- Do Galaxy J7 ao Moto X4: conheça opções de celular por até R$ 1,9 mil
- LG K41S chega ao Brasil por R$ 1.299; LG K51S e K61 também são anunciados
- TV Bravia X930D da Sony traz tecnologia 4K inovadora; veja impressões
- PUBG: New Stage bate 5 milhões de pré-registros no Android; saiba fazer
- CPBR8: 'Tecnologia ? assunto vendido para homens', diz ativista da Mozilla
- Como ver vídeo no WhatsApp Web enquanto conversa? Saiba ativar o modo PiP
- Como acessar a vers?o para celular de um site usando o Chrome no PC
- Q900R, primeira smart TV 8K QLED da Samsung, é apresentada na IFA 2018