O Dropbox Paper é mais uma alternativa para quem quer editar e compartilhar textos online, similar ao que já ocorria em outras plataformas como o Google Docs, que é possivelmente a mais popular do momento. Entretanto, o que o recurso do Google tem de melhor em relação ao novo concorrente? É mais completo, versátil ou mais barato? É mais fácil de usar ou possui integrações e ferramentas interessantes? Entenda os principais pontos e saiba se vale a pena trocar um pela outro neste rápido comparativo entre Paper e Docs.
Como usar o Dropbox Paper, rival do Google Docs
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Para quem está disponível
Assim como o Google Docs, o Dropbox Paper está disponível em diversos locais, seja no navegador web do PC, browser mobile ou via aplicativos – para Android e iOS (iPhone), ao menos inicialmente.
Neste ponto, atualmente, as duas plataformas empatam. Apesar de tudo, o Dropbox pretende expandir seu alcance no futuro, deixando o Paper ainda mais acessível e disponibilizado em mais plataformas.
Gratuito ou pago?
Para usar o Paper é preciso ter uma conta registrada no Dropbox, mesmo que ela seja gratuita, ou uma conta Google. Vale lembrar que o serviço de arquivos em nuvem oferece opção limitada de armazenamento para quem não quer pagar nada e o Paper pode ser usado também desta forma.
Neste caso, ainda não há qualquer diferença entre o Paper para um usuário gratuito do Dropbox ou para quem paga pela nuvem. Isso, porém, pode mudar no futuro, quando a ferramenta evoluir.
Há limite de arquivos?
Assim como não há limitação para usuários grátis, por ora também não há qualquer limite para arquivos no Dropbox Paper. No futuro, isso deve mudar, conforme a plataforma ganhar novos recursos.
Sabemos que, no Google Docs, atualmente, os arquivos de texto ou outros documentos não podem ultrapassar 50Mb em tamanho dentro da nuvem do Google Drive. Outro detalhe: atualmente os arquivos criados no Dropbox Paper ainda não ocupam espaço na sua conta geral do Dropbox.
Edição de arquivo
O Dropbox Paper é bem versátil e, assim como seu principal concorrente, permite trabalhar com multimídia de forma bem livre: é possível incluir fotos, atalho para outros arquivos, tabelas, anexos, outros links e até mesmo uma lista de checagem de tarefas, o que o torna similar até mesmo ao Trello ou Asana, que são aplicativos voltados para gerenciamento e trabalham com cards e boards.
A edição é fácil de ser modificada e, graças ao visual mais simples e “limpo”, o Dropbox Paper se iguala ainda mais ao concorrente, por ter uma integração ainda maior com o próprio Dropbox – é possível “linkar” para arquivos contidos na sua pasta online, por exemplo, como é com o Google Drive.
Colaboradores
É também possível convidar pessoas para colaborar com seu documento online no Dropbox Paper, da mesma forma que é no Google Docs. Porém, a experiência no Paper é ligeiramente mais agradável e menos “poluída” visualmente. Todos, porém, devem ter um cadastro na plataforma.
O compartilhamento, porém, exige que as outras pessoas também tenham uma conta no Dropbox, o que ocorre com menos frequência em relação a quem tem conta no Google ou um Gmail — a única exigência feita pelo Google para usar o Google Docs e a nuvem do Drive de forma ativa.
Limitações
Por ora, o Dropbox Paper não possui nenhuma grande limitação, exceto pela impossibilidade de integrar diretamente o Paper com sua conta no Dropbox. Isto é: não é possível ainda sincronizar automaticamente os documentos criados online na nuvem – e que fica salvo no computador do usuário.
A Dropbox pretende mudar isso no futuro e ainda mais: melhorar o que já existe, tornando possível ter um rápido preview dos arquivos criados via Dropbox, sem necessariamente precisar baixá-los.
Vale a pena trocar?
Se você já usa o Google Docs de forma ativa e está acostumado com a plataforma da Google, talvez não seja uma boa opção trocar pelo Dropbox Paper no momento, ainda que ele seja um bom atrativo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple Watch 2 tem data e preço de lançamento no Brasil
- Call of Duty Warzone fechando sozinho (crashando)? Veja possíveis causas
- Saiba tudo sobre as quatro versões do iPhone 12
- Saiba como jogar Just Cause 3, aventura para PS4, Xbox One e PC
- Fluent Design para Windows 10; veja o que muda com a Fall Creators Update
- Como cancelar SMS do Uber Eats e parar de receber mensagem
- Dinamarquês vence Copa Intercontinental de StarCraft 2 e leva R$ 60 mil
- Como cancelar a assinatura do Tidal
- Como desativar o login automático para sites do Chrome para iOS?
- Celular com leitor de impressões digitais na tela pode chegar em 2018
- Brasil x Austrália ao vivo: como assistir ao jogo da Copa Feminina online
- ICQ vs WhatsApp e limite de envio de mensagens são destaques em abril
- TikTok dá créditos de celular no Carnaval; saiba como
- Dia das Mães no Free Fire: como chamar amigo de volta e ganhar diamantes
- Como denunciar os jogadores trapaceiros no game Pokémon Go
- Confira seis maneiras para assistir filmes e séries do Netflix na TV
- Como saber a condição da bateria do iPhone com o app coconutBattery?
- Missões do The Sims FreePlay têm opção de idosos, para bebês e mais
- Acer atualiza notebooks gamer no Brasil com chips Intel de 10ª geração
- Ainda vale a pena comprar PS4? Veja prós e contras antes do PS5 chegar