A CES dita tendências do mundo tech anualmente, e com as smart TVs não é diferente. A edição deste ano, realizada entre os últimos dias 5 e 8, em Las vegas, viu passar vários modelos com características similares entre si, o que indica o caminho que as principais fabricantes irão adotar daqui para frente.
Servindo de palco para marcas como LG, Samsung, Sony e Panasonic, o evento mostrou aparelhos 4K com suporte HDR, muitos painéis OLED e desenhos inovadores. Confira os destaques do que rolou na CES e saiba quais são as principais tendências para o mercado de Smart TVs em 2017.
1) 4K HDR
O 4K já pode ser considerado o padrão das smart TVs. A tendência vinha sendo observada há algum tempo, mas a novidade agora é a presença unânime da capacidade HDR. O recurso foi visto em todos os lançamentos da CES, de diferentes marcas.
A LG colocou HDR na sua flagship LG Signature OLED W e nas Super UHD SJ9500, SJ8500 e SJ8000. Em todas, a fabricante não apenas inseriu suporte ao HDR10 e Dolby Vision, como adicionou compatibilidade com dois novos padrões: o Hybrid Log Gamma (HLG) e o Advanced HDR, desenvolvido pela Technicolor.
LG OLED TV W tem suporte a 4 padrões HDR (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
O painel de OLED também foi adotado por grande parte das fabricantes. A tecnologia foi vista nas smart TVs da Sony, LG e Panasonic, o que mostra como o sistema de emissão de luz por meio de diodo orgânico deverá estar em alta em 2017.
Sony Bravia A1 Series OLED (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
A principal vantagem desse display é que os pixels são iluminados um a um, resultando em controle de brilho e contraste superiores em relação ao LCD/LED. Com o uso massivo pelas companhias, a expectativa é que o custo caia.
3) QLED
Se quase todas as marcas apostaram no OLED, a Samsung saiu na frente e apresentou um painel QLED. A novidade consiste na utilização de um material chamado Quantum Dot, que permite reproduzir cores com qualquer nível de brilho.
Nova tecnologia QLED, da Samsung, traz cores e pretos mais intensos (Foto: Divulgação/Samsung)
Isso significa, segundo a companhia, que os aparelhos com QLED conseguem exibir 100% do volume de cor – na prática, os detalhes e pretos são mo
... strados de forma mais intensa. Os três modelos anunciados pela sul-coreana – Q9, Q8 e Q7 – trazem a tecnologia, que pode causar impacto no mercado de smart TVs ainda este ano.
Painel da Signature OLED TV W tem apenas 2,57 mm de espessura (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
A tendência pode ganhar folêgo rápido, pois o modelo de 65 polegadas já entrou em pré-venda nos Estados Unidos. A TV inteligente sai por US$ 7.999,99, aproximadamente R$ 25.640 pela cotação atual, sem impostos. A disponibilidade e o preço em outros países ainda não foram divulgados.
5) Enfeite para a casa
Se depender da Samsung, o corpo ultrafino não será o único caminho a seguir. A companhia acaba de apresentar a Lifestyle TV, um aparelho que se transforma em um quadro digital quando não está sendo usado como televisão. Com uma moldura idêntica a de um quadro tradicional, a smart TV se integra visualmente com os objetos da casa, permitindo a exibição de fotos e obras de arte.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.