Alguns modelos de roteadores da empresa Netgear estão com graves problemas de segurança. A vulnerabilidade deixa os dispositivos expostos ao controle total da sua rede, seja ela doméstica ou empresarial, por parte de hackers. A gravidade da situação se dá por conta da facilidade de quebrar a segurança do roteador, pois ela permite que páginas não autenticadas acessem a linha de comando e, em seguida, executem comandos maliciosos, o que pode levar a uma aquisição total do sistema.
Ataques a roteadores domésticos crescem no Brasil; troque sua senha
O problema foi detectado pelo pesquisador em segurança, Andrew Rollins, também conhecido como o usuário Acew0rm, que afirma ter avisado a empresa em 25 de agosto agosto deste ano, mas que não obteve retorno nem qualquer tipo de explicação por parte da Netgear. Na última semana, o órgão de segurança norte-americano, CERT, confirmou que a grave falha de fato existe e recomenda que os usuários dos roteadores afetados desliguem seus aparelhos: “Explorar essa vulnerabilidade é trivial. Os usuários que têm aparelhos com essa falha devem considerar fortemente a interrupção do uso de dispositivos afetados até que uma correção seja disponibilizada”.
Segundo a Netgear, são oito produtos afetados: os roteadores R6250, R6400, R6700, R7000, R7100LG, R7300, R7900, R8000, sendo que três deles estão entre os cinco mais populares dispositivos na Amazon. A empresa segue sem dar mais detalhes do porquê estar demorando tanto para liberar uma atualização de firmware. “Nós nos esforçamos para ganhar e manter a confiança daqueles que usam os produtos da Netgear para sua conectividade”, afirmou a empresa.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Na última terça-feira, a Netgear finalmente lançou uma versão Beta para tentar corrigir alguns modelos, mas afirmou também que ela não foi completamente testada e pode não funcionar em todos os dispositivos. Para aumentar ainda mais o problema, os próprios usuários precisam instalar o firmware. A fabricante afirma que “atualmente não existe nenhum processo que faça a atualização do firmware automaticamente e os usuários realmente precisam instalar a atualização do software por si pró
A recomendação é que usuários que possuam os roteadores afetados baixem o pacote da versão Beta, caso ela esteja disponível (confira aqui todos os pacotes disponíveis). Para aqueles usuários que possuem dispositivos que ainda não possuem a versão de atualização do firmware, a melhor opção é desconectar o roteador até que a Netgear consiga resolver o problema e lance uma atualização de firmware final. Confira alguns dispositivos que o TechTudo recomenda.
Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo
Via Wired
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dell lança notebook 2 em 1 XPS 15 e PC gamer potente na CES 2018
- Seis programas limpam o seu HD sem deixar vestígios; veja lista
- Como excluir o Facebook definitivamente pelo celular
- Computador em formato de bola promete ensinar programa??o a crian?as
- Como ouvir o que você fala no microfone pelo fone de ouvido
- Touch ID: aprenda como apagar uma impressão digital no iPhone
- CNH Digital pelo celular atinge um milhão de usuários no Brasil
- Como usar o Vysor e espelhar o Android no seu computador
- Modern Combat 5: como jogar o modo eSports do game
- Motorola Edge vs iPhone 11: compare preço e ficha técnica
- PS3: vale a pena comprar o PlayStation 3 em 2021? Veja prós e contras
- Instinct, Mystic ou Valor? Conheça os Teams de Pokémon Go
- Celular 'que dobra' e tela de holograma; smartphones com displays diferentes
- CS:GO: MIBR perde para FaZe Clan e se complica na BLAST Pro Series SP
- Site do Google deixa criar música de jeito simples; conheça o Song Maker
- FIFA 20: jogador polêmico é banido de todos os jogos da EA
- Polêmico jogo Catherine ganha espaço nos esports com modo multiplayer
- Clash Royale: Supercell adiciona nova carta Firecracker ao jogo; conheça
- Xperia Z3+, Zenfone Selfie e Zenfone Go entram na lista da Lei do Bem
- Review Galaxy S8