Os chatbots — robôs de bate-papo que respondem usuários com frases automáticas para resolver problemas rápidos substituindo humanos — foram destaque em eventos para desenvolvedores do Facebook, Google e Microsoft em 2016. Na Black Friday Brasil 2016, lojistas do Brasil viram uma boa oportunidade para introduzir o recurso na rotina dos consumidores usando a plataforma da rede social para oferecer as melhores ofertas em lojas online.
Procon-SP revela quais sites ficar longe
Na próxima sexta-feira (25), quem visitar o site oficial do Busca Descontos (blackfriday.com.br) pioneiro da Black Friday no Brasil, ou entrar em contato com a página oficial via Facebook poderá conversar com um robô que fará perguntas para encontrar os melhores descontos em lojas parceiras. A proposta de automatizar as conversas é fruto da parceria com a Smarkio, empresa de tecnologia e marketing digital, e a expectativa é de que dois milhões troquem dicas com o robô no Facebook Messenger.
"Somos uma empresa que já produz chatbots na área de cobrança, vendas e cadastro, por exemplo. Conversamos com a equipe do Black Friday e pensamos em como fazer os usuários utilizarem os robôs de uma forma natural", explica Fernando Nigri Wolff, CEO da Smarkio. De acordo com o executivo, um dos temores do mercado de varejo online é de que os robôs fossem introduzidos em baixa demanda e os consumidores não viram benefícios ou mesmo não se interessarem em usá-los nas lojas.
Vai funcionar da seguinte maneira: o usuário poderá acionar o chatbot para fazer consultas de preço, compra de produtos, receber alertas de promoções e cupons. Em poucos segundos e com cerca de três perguntas, o robô é capaz de responder com os melhores preços dos e-commerces participantes. A ferramenta não chega a substituir humanos, já que o atendimento pré-compra ainda não era usual.
Wolff acredita que o chatbot vai impulsionar as compras tanto no desktop como no celular. O recurso trabalha de forma totalmente independente e funciona 24h, a partir do início das ofertas dos parceiros. A dica é fazer contatos mais genéricos e deixar o bot trabalhar fazendo as perguntas que vão refinar a busca. Por exemplo: se você está procurando uma TV, o robô vai perguntar o tamanho, algumas especificações e trazer a melhor oferta para o modelo sugerido dentro das suas necessidades.
Além disso, segundo o executivo, o consumidor poderá receber notificações sobre novas promoções assim que os varejistas começarem a oferecê-las no banco de dados que reúne 20 grandes lojas.
De acordo com um levantamento do Busca Descontos, o evento neste ano deve movimentar cerca de R$ 2 bilhões, um aumento de 34% em relação a 2015 — mesmo com todos os sintomas da crise. Brasileiros devem aproveitar para antecipar presentes de Natal ou fazer compras que adiaram nos últimos meses. O ticket médio gasto deverá ser por volta de 5% maior que o do ano anterior, acima de R$500. Ainda segundo o grupo, há expectativa de aumento nos pedidos em 28%, para 4 milhões.
Quais os descontos mais falsos da Black Friday 2016? Usuários do Fórum relatam queixas.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- De Direct Message a Marca??o de fotos; veja 10 dicas para o Instagram
- Uber no Rock In Rio 2019: empresa tem espaço exclusivo no evento
- Como postar fotos panor?micas no Instagram
- Como colocar alert box no OBS Studio e ativar notificações nas lives
- Notebook gamer Avell G1713 Fox é bom? Conheça especificações e preço
- Apple quer adicionar cinco emojis de diferentes profissões; veja lista
- Como bloquear pop-up no Google Chrome e Safari pelo celular?
- Como mudar o seu nome no Gmail
- Sony pode lançar sucessor do Xperia P com bateria para 'assustar' rivais
- DIRF 2018: como baixar e instalar o programa gerador da declaração
- Como usar o chat criptografado do Skype
- Apple Clips 2: dicas e truques para usar o app grátis de edição de vídeo
- Veja como desbloquear e usar itens em Stars Wars: Battlefront
- Como abrir uma conta no Santander pela Internet
- Conheça o My Idol, app para iPhone que transforma usuário em desenho
- Resident Evil Village: mods trocam monstros por Barney e Ricardo Milos
- Scaner da Fuel3D eleva selfie a outro nível e pode até lançar tendência
- FISL 16: Bengala eletrônica para cegos ganha campeonato de robótica
- Facebook assume falha em verificação de usuário por SMS
- Como converter uma Live Photo em foto estática para liberar memória