O Windows 10 permite que o usuário crie PINs para serem usadas em compras na loja de aplicativos ou para desbloquear o computador. Por padrão, esse código é formado apenas por números, mas usuários da versão Pro do sistema podem aumentar a complexidade com caracteres especiais e letras, aumentando a segurança da senha e evitando que invasores descubram o código. Confira, no tutorial abaixo, como criar um PIN complexo e mais seguro no Windows 10.
Windows 10: build 14965 chega para celular e PC ganha touchpad na tela
Como definir a complexidade do PIN
Para definir a complexidade do código PIN, os usuários do Windows 10 Pro devem acessar as políticas de grupos. Por segurança, é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de continuar.
Passo 1. Pressione a combinação “Windows+R” para abrir o comando "executar", digite "gpedit.msc" na caixa que aparece e dê “OK”;
Passo 2. Na janela que aparece, navegue pelo seguinte endereço na caixa de navegação à esquerda: Configurações do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Hello for Business > Complexidade do PIN;
Passo 3. Observe que na janela à direita, há os requisitos de complexidade que serão pedidos para a criação de um novo PIN, como:
1. Requer dígitos: Se o usuário habilitar ou não definir esse item, o Windows exigirá que pelo menos um número seja usado na criação do PIN. Caso desabilite, será possível criar códigos apenas com letras.
2. Requer letras minúsculas: O Windows passará a exigir que o usuário digite ao menos uma letra minúscula no PIN. Se desabilitar, letras em caixa baixa não serão permitidas no código.
3. Comprimento máximo do PIN: Define qual o tamanho máximo que o PIN poderá ter, sendo menor ou igual ao estabelecido. O Windows
4. Comprimento mínimo do PIN: Exige que o usuário crie um PIN com número de caracteres igual ou maior ao estabelecido. O Windows aceita, no mínimo, 4 caracteres e, no máximo, 127. Caso seja desabilitado, o sistema exigirá o mínimo de 4 dígitos.
5. Validade: Define um tempo máximo de utilização de um PIN que, após o vencimento, fará com que o Windows exija a criação de um novo código. É possível escolher valores entre “zero”, que significa nunca expirar, ou optar pela validade entre 1 e 730 dias. Por padrão, o sistema utiliza o zero.
Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.
6. Histórico: Ative-o para evitar que usuários possam reutilizar PINs antigos. É possível configurar o Windows para lembrar entre zero e 50 códigos utilizados anteriormente a fim de evitar que este sejam usados novamente.
7. Requer caracteres especiais: Ao criar o PIN, o Windows exigirá a utilização de caracteres especiais no código. Por enquanto, os símbolos permitidos são: ! ” # $ % & ‘ ( ) * + , – . / : ; < = > ? @ [ \ ] ^ _ ` { | } ~ . Se desabilitado, não será possível utilizar nenhum destes caracteres.
8. Requer letras maiúsculas: Ao ativar, o Windows passará a exigir que o usuário use códigos com ao menos uma letra maiúscula. Se desabilitado, o sistema não permitirá que sejam usadas letras em caixa alta.
Passo 4. Clique duas vezes no item que deseja habilitar ou desabilitar;
Passo 5. Na janela que aparece, escolha entre “Habilitado” ou “Desabilitado”. Em alguns casos, como o tamanho do PIN, é necessário alterar o quadro opções para definir detalhes;
Passo 6. Clique em OK para finalizar a edição daquele item. E pronto! Basta apenas ativar todas as exigências que você deseja para o seu código PIN.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Como criar um código PIN
Passo 1. Abra as configurações do Windows 10 e toque em “Contas”;
Passo 2. Na janela seguinte, selecione “Opções de entrada”;
Passo 3. Procure pela opção PIN” e clique em “Adicionar”;
Passo 4. O Windows abrirá uma caixa para digitar o PIN e outra para confirmá-lo. Se quiser lembrar as exigências, toque em “Requisitos do PIN”;
Passo 5. Clique em "OK" para confirmar.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Nikon anuncia três câmeras de ação à prova d'água com gravação 4K
- Monument armazena fotos e vídeos do celular na nuvem automaticamente
- CS:GO na Twitch TV: 7 canais para você acompanhar streams
- Hearthstone ganha expansão O Grande Torneio com cards inéditos e mais
- Como assinar documentos em PDF pelo celular
- Servidor Avançado Free Fire abre inscrição e download do APK em novembro
- Como entrar em contato com o PicPay pelo chat do aplicativo
- CS:GO: fer, da MIBR, é banido da Twitch TV
- Como desativar a Central de Ações no Windows 10
- Como desativar todos os efeitos de transparência no Windows 10
- Scalehot é confiável? Entenda como funciona para automatizar o Instagram
- Moto X4 vs Galaxy A5 2017: tabela revela detalhes da ficha técnica
- Conheça o Frontier, computador mais rápido do mundo que chega em 2021
- PS Plus: Control e Concrete Genie são jogos grátis do PS4/PS5 em fevereiro
- Instagram testa aplicativo de mensagens 'rival do Snapchat', diz site
- Keep, aplicativo de notas do Google, chega para iPhone
- Placa une Arduino e Raspberry Pi e tem o tamanho de um cartão de crédito
- Por que alguns notebooks esquentam ao reproduzir vídeos do YouTube?
- Instagram libera vídeos de 1 minuto para todos os usuários
- Forza Horizon 4: o que esperar do jogo de corrida do Xbox One