O ransomware é um tipo de vírus que tem se tornado comum. A diferença desse para os outros tipos de vírus é não existir uma tentativa de enganar suas vítimas para instalarem programas ou funcionalidades novas. O ataque se dá por meio de bloqueios ao acesso de conteúdo já existente — uma espécie de sequestro de dados, devolvidos mediante pagamento de resgate — o que pode ser uma dor de cabeça se informações importantes forem afetadas. Os criminosos responsáveis pelos ransomware exigem pagamentos de para fornecerem as chaves criptográficas dos arquivos bloqueados, que permitiria que eles fossem acessados novamente.
Felizmente, muitas empresas de antivírus já estudaram as variações mais comuns do ataque e desenvolveram ferramentas que permitem reaver os arquivos sem precisar pagar para reaver o acesso. Ter um antivírus no seu computador é primeiro passo para evitar problemas como esses.
A AVG, por exemplo, possui em seu site (avg.com/ww-en/ransomware-decryption-tools) ferramentas gratuitas que podem ser baixadas para eliminar a ação de sete tipos diferentes de ataques.
Se o seu dispositivo foi infectado por um ransomware, confira as características de cada golpe para poder removê-lo:
1. Apocalypse
Esse ransomware foi detectado em junho de 2016. Além de criptografar os arquivos, muda suas extensões para .encrypted, .FuckYourData, .locked, .Encryptedfile, ou .SecureCrypted. Ele também cria novos arquivos de texto que contém informações sobre como a vítima pode fazer para recuperá-los.
2. Badblock
Outro ransomware que surgiu em 2016, desta vez no mês de maio. Esse não renomeia os arquivos criptografados, mas cria um novo em formato html onde são exibidas as instruções de pagamento para reavê-los.
3. Bart
O Bart é um ransomware recente, que surgiu em junho de 2016. Um dos sintomas dos computadores infectados é a adição da extensão bart.zip ao fim de seus arquivos, que precisam de senhas para serem desbloqueados. Ao mesmo tempo, troca o papel de parede da vítima por uma imagem que possui instruções de como desbloqueá-los.
4. Cript888
Também conhecido como Mircop, este ransomware foi detectado em junho de 2016 e se caracteriza por adicionar o nome Lock. ao início dos arquivos criptografados. Também troca o papel de parede da vítima por uma de várias imagen
5. Legion
Esse adiciona os termos [email protected]$.legion ou [email protected]$.cbf ao final dos arquivos infectados, muda o papel de parede do usuário e adiciona um pop-up para informar que os dados foram criptografados.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
6. SZF Locker
Um malware detectado pela primeira vez em 2016, ele adiciona a extenção .szf ao final dos arquivos roubados. Quando o usuário tenta acessa-los, abre em seu lugar uma mensagem em polonês que com as informações de como recuperá-los.
7. Teslacript
Esta forma de ransomware é antiga, sendo detectada pela primeira vez em fevereiro de 2015. O Teslacript não renomeia os arquivos, apenas exibe uma mensagem com instruções de como eles podem ser recuperados.
Via AVG
Quais são os melhores antivírus pagos e grátis? Veja o que os usuários acham no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Beblue para fazer compras e receber o dinheiro de volta
- Laptops infantis: conheça os aparelhos com melhor custo benefício para crianças
- Mi Band 4 vs Huawei Band 4: compare as pulseiras fitness
- PES 2019: como jogar o popular modo myClub do game
- Saiba como usar Z-Moves, os novos golpes de Pokémon Sun e Moon
- Apps para Android: Hello, S Health e outros destaques da semana
- Dia Mundial do Emoji: oito coisas que você não sabia sobre as carinhas
- Como melhorar a qualidade das videochamadas no Skype para Android?
- Nintendo Switch: dois novos modelos podem ser lançados em 2019
- Lista traz os lutadores mais bizarros criados por jogadores em WWE 2K18
- Red Dead Redemption 2 ganha modo Salve-Se Quem Puder e desafio de caça
- LoL: sete jogadas impressionantes de 2019 no CBLoL e Circuito Desafiante
- Malwares retornam à Play Store com outros nomes e usam ícones do Google
- Como ter filhos em MiniMundos ao adotar um bebê ou ficar grávida
- Avast tem 'ferramentas de descriptografia' de ransomwares famosos
- Apps para Windows Phone: Enpass, MercadoPago e outros tops da semana
- Requisitos de Dark Souls 3 e como reservar no PS4, Xbox One e PC
- Bolinha verde aparece no iPhone? Entenda a nova função do iOS 14
- Galaxy Note 5: veja a evolução dos smartphones ‘gigantes’ da Samsung
- Overwatch: cinco polêmicas envolvendo o jogo de tiro da Blizzard