O Xperia XZ é um smartphone top de linha que a Sony anunciou durante a feira de eletrônicos de Berlim, a IFA 2016. Agora chegou a vez de a fabricante anunciar o preço do celular: ele vai custar R$ 3.999 no Brasil, com armazenamento de 32 GB – o sistema ocupa 12 GB e os outros 20 GB ficam livres para salvar os arquivos. As encomendas começam na próxima segunda-feira (3/10) em lojas selecionadas da marca.

Saiba quais foram os altos e baixos da IFA 2016

O telefone premium repete o visual já conhecido de outros modelos da marca, entre eles o Xperia Z, com formato de bloco único de metal. A parte frontal é totalmente coberta por um vidro, que também passa por cima da tela de 5,2 polegadas.

Sony Xperia XZ foi anunciado durante a IFA 2016 e vai custar R$ 3.999 no Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O destaque do XZ vai para a tecnologia das câmeras, que têm 23 MP e 13 megapixels. O sensor triplo – capaz de detectar imagem, distância e cor – promete fotos sem distorções e cores fieis à realidade. O foco a laser também permitirá que a câmera detecte o objeto mais importante com maior velocidade. Por fim, a fabricante mantém um aplicativo de câmera super-rápido – ele abre em 0,6 segundo, para que o consumidor não perca nenhum momento importante, de acordo com a Sony.

Nas especificações do telefone constam a memória RAM de 3 GB (vale lembrar que alguns aparelhos concorrentes já contam com 4 GB), display de 5,2" com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e processador quad-core com clock máximo de 2,6 GHz (Qualcomm Snapdragon 820). Na parte de software está o sistema Android 6.0 Marshmallow, personalizado com a interface da Sony.

Smartphone será vendido em três cores: azul (na foto), grafite e prata (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O Xperia XZ tem bateria de 2.900 mAh, compatível com o Modo Stamina, em que o telefone desativa alguns recursos para prolongar a autonomia de uso. Na caixa vai o cabo USB e o plug de tomada, para recarregar o smartphone, compatível com a função de carregamento rápido. O XZ também pode ser recarregado por meio de carregador wireless que tenha suporte à tecnologia Qnovo.

A fabricante continua apostando em telefones resistentes à água. No caso do Xperia XZ, estamos falando da certificação IP65/68. Apesar de outros telefones permitirem submersão total em água – desde que respeitando certas condições –, a Sony Mobile vende o XZ como um smartphone "resistente a respingos". Numa contradição em relação à certificação internacional, a empresa recomenda que o Xperia XZ não fique submerso em água.

... � a certificação IP65/58, o que garante que o smartphone será resistente a respingos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)" width="695">Sony Xperia XZ terá a certificação IP65/58, o que garante que o smartphone será resistente a respingos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Os tradicionais suspeitos quando se fala em conectividade marcam presença no dispositivo: rede 4G (LET Cat9), 3G (HSPA+), GPS, GLONASS, Wi-Fi com Miracast, Bluetooth 4.2 e NFC. Ele conversa com outros equipamentos eletrônicos (como dongles e TVs) compatíveis com as tecnologias Google Cast e DLNA. O leitor de impressões digitais fica na lateral direita.

O TechTudo está com uma unidade de teste emprestada pela Sony. Pudemos constatar que na caixa dele não há fones de ouvido, ao contrário do que é o padrão no mercado de telefonia. O cliente que o comprar possivelmente terá de adquirir fones à parte, o que eleva o custo total de ter um novo smartphone para ouvir músicas.

Ao menos a saída de áudio P2 (3,5 milímetros) permanece no smartphone, que adotou a porta de dados USB-C (um tipo especial de USB em que não há forma' "certa" ou "errada" de plugar o cabo, além de ser mais veloz).

Xperia XZ e Xperia X Compact: o que você achou dos novos smartphones da Sony? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.