Entre os aspectos mais importantes na performance de uma rede Wi-Fi está a frequência em que o roteador opera. 2,4 GHz é um padrão antigo e ainda muito usado, enquanto o dual band consegue transitar entre 2,4 GHz e 5 GHz, mais atual e com melhor desempenho de rede. Essa especificação trabalha junto com a cobertura de Internet, velocidade de transferência e estabilidade do sinal wireless e pode colaborar para uma Wi-Fi mais eficiente.
Adaptador powerline: descubra se PLC vale a pena para melhorar Wi-Fi
Apesar do nome já apontar para a melhora da rede, um roteador dual band oferece diversas vantagens aos usuários, como a redução de interferências e lentidão. Assim, confira a seguir os principais detalhes da tecnologia e veja qual o padrão Wi-Fi ideal para aparelhos com o formato.
O que são essas frequências?
O sinal Wi-Fi funciona por ondas de rádio. Seus dispositivos trocam informações na rede emitindo ondas entre si. Essas ondas circulam em frequências bem definidas – seria como a sintonia da rede. Só que quanto mais dispositivos na área usam uma mesma frequência, maior é a poluição de tráfego, que provoca lentidão, interferências e estabilidades em geral.
O problema da rede de 2,4 GHz é que é mais antiga e, além de ser usada por roteadores, é a mesma frequência pela qual uma grande quantidade de produtos trocam informações: controles remoto, babás eletrônicas, praticamente todos os dispositivos Bluetooth, a rede do vizinho e etc. Áreas densamente povoadas costumam apresentar problemas em redes Wi-Fi de 2,4 GHz justamente por isso: essa banda fica muito poluída.
Esse problema é agravado pelo fato de que, em 2,4 GHz, só existem três canais disponíveis. Se você mora em um prédio e todo mundo tem Wi-Fi, a chance de que esses três canais já estejam muito sobrecarregados é enorme. Nesse contexto, a sua Internet sem fio vai funcionar, mas espere uma área de cobertura inferior, lentidão e instabilidade em seus dispositivos.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A vantagem do 5 GHz
Ao contrário do 2,4 GHz, as redes de 5 GHz operam distribuindo 23 canais diferentes. É possível que muitos estejam tomados, se você mora em um lugar densamente povoado, mas a chance de que exista um canal mais limpo é bem maior: nessa situação, seu roteador saberá identificar a melhor faixa para transmitir, garantindo eficiência à sua rede.
Prefira roteadores dual-band
Os roteadores dual-band são aqueles que operam nas duas faixas: 2,4 e 5 GHz. Se você procura um novo aparelho, não abra mão dessa tecnologia, já que com o tempo a tendência é que mesmo áreas em que existem poucas redes acabem ficando mais poluídas. É fácil de identificar produtos dual-band pela classificação 802.11ac, o chamado Wi-Fi de quinta geração.
Um ponto positivo é que, hoje, roteadores dual-band não são mais tão caros. Há uma grande quantidade desses aparelhos disponível no Brasil por preços na casa dos R$ 200. Entre os bons modelos estão:
- TP-Link Archer C20
- D-Link DIR 809
- Belkin F9K1102 N600 DB
- Multilaser RE075
- Linksys E2500BR
Há vantagem no uso do 2,4 GHz?
Diante das desvantagens do 2,4 GHz, parece que não há vantagem alguma em uma rede 2,4 GHz ao ponto de não fazer o menor sentido que fabricantes ainda se deem ao trabalho de produzir roteadores com esse perfil.
Entretanto, é preciso entender como a propagação de ondas funciona: quanto mais alta a frequência do sinal, menor será o seu alcance. Ou seja, o Wi-Fi de 5 GHz é ótimo por proporcionar maior velocidade de troca de dados, mas seu alcance é menor.
Isso faz do sinal de 2,4 GHz vantajoso para espaços maiores: a cobertura cresce, já que o sinal é menos poderoso. Outro aspecto positivo é que a maior capacidade de atravessar obstáculos, como paredes.
Conheça seus dispositivos
Vale lembrar que não adianta ter um roteador dual band em casa se os seus equipamentos não operam no Wi-Fi 802.11ac. Pode parecer estranho, mas ainda é relativamente comum encontrar computadores que funcionam apenas com Wi-Fi de 2,4 GHz. Um exemplo significativo é o PS4: o console da Sony é bastante prejudicado por essa limitação, já que compromete downloads e jogos em rede.
Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Street Fighter V receberá conteúdo de Final Fight, Mega Man e Devil May Cry
- Confira como visualizar a lista de músicas identificadas pela Siri no iOS
- Figurinhas do WhatsApp não aparecem? Usuários relatam erro nos stickers
- Como usar o Wappa, app de transporte para pedir corridas com taxistas
- Como encontrar casas e apartamentos na OLX pelo celular
- WF-1000XM3: Sony anuncia fone intra-auricular sem fio no Brasil
- RTX 2070 vale a pena? Conheça ficha técnica e preço da placa da Nvidia
- Flickr 4.0: site e apps ficam 'de cara nova' para postar até 1 TB de fotos
- Como baixar o app do Telegram via apk
- BlackBerry mostra novo celular com Android e teclado físico na CES 2017
- Como mandar áudio no Twitter? Microblog testa mensagens de voz em DMs
- 5G do Brasil fica para 2020, avisa presidente da Anatel
- Como ganhar dinheiro em No Man’s Sky
- Nintendo 64: acessório promete melhorar os gráficos do antigo console
- PC gamer: veja as melhores placas-mãe disponíveis no Brasil
- Drone 'baratinho' e em miniatura promete ser perfeito para iniciantes
- Apple Watch alerta jovem de 22 anos sobre doença cardíaca
- NET caiu: clientes dizem que internet da Claro está fora do ar
- CS:GO: Astralis vence Na'Vi e é campeã do FACEIT Major London
- Office 2016: 10 perguntas e respostas sobre a vers?o preview para Mac OS