Android TV e Tizen são sistemas operacionais de Smart TVs. Os softwares permitem que os televisores fiquem mais inteligentes, permitindo a navegação na Internet e o uso de diversos aplicativos conhecidos em computadores, tablets e smartphones. A principal diferença nos sistemas é a fabricante com que cada um trabalha, mas também há outros pontos importantes que devem ser observados antes de escolher uma nova TV.
Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs
A seguir, confira um comparativo dos sistemas operacionais que funcionam nas TVs Sony, Philips e Samsung e veja qual atende melhor suas necessidades: o Android TV ou o Tizen.
TVs compatíveis
Começando pelo Android TV, sistema operacional do Google, há duas fabricantes trabalhando com o software: a Sony e a Philips. Já no caso do Tizen, o modelo foi criado pela Samsung, ficando restrito apenas aos modelos da fabricante.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Facilidade de uso
O Android TV é baseado na mesma plataforma do smartphone, o que é um facilitador para o usuário desse sistema operacional. A interface é similar e traz um grande campo de pesquisa, que pode ser usado por meio do teclado ou voz, esse último através do Google Now, além de ícones dos aplicativos instalados e uma região central que traz uma inteligente mistura de conteúdos baseado no uso da Smart TV.
No Tizen, a interface criada pela Samsung é bastante intuitiva para o usuário, o que facilita o uso do televisor. Na parte inferior da tela, você encontra uma série de ícones, que são referentes a uma função específica ou a um aplicativo, como por exemplo, o Netflix ou YouTube.
Funcionalidades
Um dos principais recursos do Android TV é a pesquisa de voz e o Google Now. Por meio das funções é possível pesquisar seriados, filmes e jogos, além de novos aplicativos ou até mesmo respostas para dúvidas sobre a programação em sua TV a cabo.
Além disso, o software desenvolvido pelo Google traz as mesmas condições dos sistemas operacionais homônimos, o que permite a melhor interação entre gadgets Android, como smartphones e tablets.
Com conectividade parecida com a do Google, o Tizen permite compartilhar dados da Smart TV via Bluetooth e Wi-Fi com di
No caso do sistema embutido nas TVs Samsung, o software é baseado no Linux e possui código aberto para incentivar desenvolvedores a adaptarem seus programas e apps.
Aplicativos
O uso de aplicativos em Smart TVs que possuam o sistema operacional do Google funciona com ajuda da loja virtual da própria empresa, a Google Play Store. Por meio do software, os usuários têm acesso aos programas, músicas, jogos, filmes e seriados. Além disso, o Android TV também permite que o usuário instale outros serviços adicionais, inclusive os de streaming de música e vídeo, como Spotify e o Netflix.
Como o Tizen não possui uma plataforma de loja virtual como o Google Play, o sistema operacional da Samsung peca na parte de aplicativos. Apesar disso, o software possui um destaque na parte de jogos, a Samsung Smart TV Games, plataforma exclusiva da empresa. Com o serviço os usuários têm acesso a games como PES, Grid 2, Lego e Batman, sem precisar de um console.
Conclusão
Levando em consideração todos os quesitos acima, muitos usuários podem preferir Smart TVs que possuam o sistema operacional Android TV por já estarem acostumados com a interface e as funcionalidades do software do Google. Além disso, escolher um televisor com Android significa ter duas opções de aparelhos: Sony e Philips.
Enquanto isso, aqueles que escolherem o sistema operacional Tizen, ficam preso somente aos modelos da Samsung. Para muitos usuários isso não deve ser um problema, principalmente se o seu foco é uma Smart TV que possua uma grande interatividade com jogos.
Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Câmera com preço de carro de luxo faz fotos apenas em preto e branco
- PES 2016 traz canção clássica 'We Will Rock You' na trilha sonora
- GoPro Karma: um ano após o lançamento, veja se vale investir no drone
- O futuro dos eletrodomésticos chegou
- CS:GO: elenco da MIBR é convidado para a final da WESG 2018
- Como jogar Tetris no uTorrent; saiba ativar game oculto em 'easter egg'
- Resumo da Semana: Mortal Kombat X e EA Sports UFC foram destaques
- Nubank: como transferir dinheiro pelo Pix
- Como descobrir a temperatura do processador do computador
- Como destravar todos os modos extras de Sonic Mania
- Tinder revela os nomes que mais receberam matches em 2016; veja top 10
- Robô autônomo do iFood realiza entregas de ovos de páscoa no Brasil
- NTC vence FURIA e se classifica para Minor do FACEIT Major
- O Outlook não abre? Usuários relatam problemas ao acessar serviço de e-mail
- Cinco coisas que seus amigos do Instagram sabem sobre você
- Free Fire anuncia Alok como novo personagem do Battle Royale
- BIOS não reconhece HD: veja possíveis causas e como resolver
- Promoção de aniversário da Nike é verdadeira? Golpe circula no WhatsApp
- Samsung lança máquina de lavar QDrive com recursos inteligentes no Brasil
- Como usar o Google Tradutor off-line no PC