O SATA (Serial ATA) é o substituto do padrão IDE (Integrated Drive Electronics), que posteriormente foi renomeado para PATA (Parallel ATA). A novidade é o uso cabos menores, pois é necessário a utilização de apenas sete fios, enquanto que no padrão anterior eram usado 40 fios.
Qual a diferença entre HD SATA e HD ATA? Veja detalhes dos discos rígidos
Além disso, o novo padrão atingia maiores velocidades de transferências e abriu as portas para novas tecnologias, como o SSD (Solid State Drive). A tecnologia é dividida em três gerações e entenderemos a diferença entre elas.
SATA I ou SATA/150
O primeiro padrão SATA, chamado de SATA I ou SATA/150 funciona a 1,5 GHz e tem uma taxa de transferência máxima teórica de 150 MB/s. Com isso, podia-se ter cabos mais longos que os cabos IDE ou ATA/133.
Claro que essa é apenas uma taxa teórica. Na prática, os discos rígidos mais rápidos conseguiam uma taxa de transferência de 120 MB/s, o que não era muito mais rápido que o padrão IDE.
Durante o período de transição, era bem comum encontrar discos rígidos com os dois tipos de interface. Uma porta IDE e uma porta SATA, controlados por um “bridge chip”. Porém, o padrão SATA I tinha algumas falhas, pois eles só lidavam com uma transação por vez. Para corrigir esses erros, foi criado o padrão SATA II.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
SATA II ou SATA/300
Com o lançamento do chipset NVIDIA nForce4, em 2004, foi possível aumentar o clock dos discos rígidos e viabilizar a criação do padrão SATA II. Ele implementou o recurso NCQ (Native Command Queuing), que permitiu aos HDs aceitarem mais de uma requisição por vez.
Além disso, na segunda geração foi acrescentada a taxa de sinalização à Physical Layer, o que duplicou a taxa de transferência de 150 MB/s para 300 MB/s. Com esse salto em velocidade, padrão IDE ficou definitivamente para trás, já que o SATA II é muito mais rápido.
No período de transição do SATA I para o SATA II, um item importante foi a retrocompatibilidade. Assim, dispositivos compatíveis com o SATA II podiam funcionar em portas SATA I, visto que o conector e até mesmo o cabo são os mesmos. Porém, quando um dispositivo SATA II é conectado a uma porta SATA I, trabalha na velocidade do pad
SATA III ou SATA/600
O SATA III foi finalizado em 18 de agosto de 2008 e lançado no mercado em 27 de maio de 2009. Houve um novo salto de velocidade de transferência, saindo de 300 MB/s para 600 MB/s.
O padrão foi fundamental para a popularização dos SSDs, visto que eles atingem velocidade de leitura e escrita muito maiores que a dos tradicionais HDs. Os controladores SandForce, utilizados pela Kingston, chega facilmente à 500 MB/s de taxa de leitura e escrita.
Devido ao padrão SATA III é que os Solid State Drives evoluíram ao ponto em que estão hoje, atingindo altas velocidades e acelerando a inicialização do sistema operacional e de vários programas pesados.
Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Câmera que gruda 'em qualquer lugar' ganha 2ª geração mais barata
- Como baixar figurinhas (stickers) de Páscoa 2019 no WhatsApp
- Everything, app do VoidTools, encontra qualquer arquivo dentro do PC
- Ataque hacker ao STJ: seis coisas que você precisa saber sobre o caso
- Lista traz DLCs que quase ‘destruíram’ jogos como Final Fantasy e COD
- Como jogar Five Nights at Freddy's, a série de mistério e terror no PC
- Discord caiu ou não abre? Descubra se chat para gamers está fora do ar
- Fa?a clipes com suas fotos e publique nas redes sociais com o app RealTime
- Fã mistura Streets of Rage com Silent Hill em game com terror e lutas
- Google e Acer revelam tablet com Chrome OS para rivalizar com iPad
- Drone DJI Phantom 4 ainda vale a pena? Conheça ficha técnica e preço
- BlackBerry incorpora Amazon Appstore e facilita acesso a apps Android
- Chrome OS: aplicativos Android já rodam em 4 modelos de Chromebook
- Conheça a origem das skins de Injustice nas HQs
- Como ativar e desativar o 4G do iPhone 6 e 6S para economizar a Internet
- PlayStation 4: como conectar e configurar controles no videogame
- Portal: app transfere arquivos via Wi-Fi entre computador e Android
- Samsung CHG90: monitor tem tela curva ultrawide de 49 polegadas
- Como trocar o papel de parede do Galaxy S7
- Como desbloquear o mapa de Far Cry Primal e abrir novas áreas