As aulas de inglês são o desejo de uma parcela da população brasileira, sem sombra de dúvida. Com a crise econômica, no entanto, pode não ser o melhor momento para pagar por um curso do idioma. A boa notícia é que existem aplicativos grátis para aprender a língua inglesa usando o celular, seja em smartphones com Android e Windows Phone ou iPhone (iOS). São alternativas interessantes para quem deseja economizar e ainda aprender inglês de forma prática.
Como usar o app HelloTalk para aprender inglês
Os apps apresentam diferentes metodologias e podem ser usados para melhorar habilidades como escrita, leitura, compreensão oral (listening) e conversação. Para conhecer os aplicativos e saber qual é melhor para você aprender inglês, confira a lista abaixo, que traz opções para baixar no smartphone.
Duolingo (Android, iOS, Windows Phone e Windows 10)
O Duolingo é um dos aplicativos mais aclamados para aprender novos idiomas gratuitamente. Focado em vocabulário, escrita e compreensão oral, o app apresenta um conjunto de lições separadas por temas do dia a dia, como roupas, animais, comidas, entre outros. Ao criar uma conta no app, o usuário pode escolher entre começar do zero ou nivelar o inglês, caso já tenha estudado antes.
Download do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
As atividades têm ênfase na memorização de palavras, aumento do vocabulário e regras gramaticais, que vão aparecendo conforme o usuário sobe de nível. O Duolingo conta com aplicativos para os principais sistemas operacionais, incluindo o Windows 10, em computadores, o que permite continuar os estudos em outro lugar. É possível também fazer testes no app Test Center para receber uma nota da plataforma e usar no currículo ou redes sociais.
Hello English (Android)
O Hello English é um ótimo aplicativo para quem não somente quer aprender e memorizar palavras, como também receber explicações e dicas importantes durante o processo. Ao criar uma conta no aplicativo, o usuário pode definir qual o objetivo ao aprender inglês: um emprego melhor, exames competitivos, viagem ao exterior, ensinar, entre outros.
Uma diferença considerável em relação ao Duolingo é que as lições são definidas segundo o contexto. Por exemplo, é possível começar aprendendo como perguntar e dizer o nome, cumprimentos, origem, entre outros. Além disso, o Hello English traz dicionário embutido e diversos exercícios adicionais para praticar conversação, leitura e compreensão. Para manter o aluno motivado com as lições, há um sistema de recompensa em moedas que desbloqueia conteúdo.
Lingualeo (Android e iOS)
O Lingualeo é outro aplicativo para aprender inglês, ideal para quem não quer apenas fazer lições. Nele, o usuário pode encontrar diferentes tipos de conteúdos e seções para estudar de acordo com a sua vontade. É possível assistir a vídeos de fontes como TED Talks, fazer curso de gramática, conferir vocabulários agrupados por temas, fazer treinos de nível difícil e criar um dicionário pessoal.
O aplicativo tem como objetivo oferecer uma experiência personalizada para cada pessoa, perguntando idade, gênero, tempo livre pra estudos, assuntos de interesses e conhecimento. Além disso, é possível definir uma meta para que você chegue ao nível de proficiência desejada e acompanhar como está o progresso para isso.
Upmind (iOS)
Se você acha que aprender inglês pode ser chato, o Upmind pode ser uma boa alternativa. Focado em memorização de palavras, o app ajuda o usuário a melhorar o seu vocabulário com a ajuda de GIFs, games e até cenas de filmes famosos. Além disso, o programa dá liberdade de escolher quais palavras aprender, assim como a duração das lições.
O Upmind trabalha com o conceito de esferas de memorização, que guardam as palavras que você aprendeu e libera, de tempos em tempos, jogos para reforçar o aprendizado. No entanto, se não quiser esperar, é possível usar rubis para desbloqueá-los. Há ainda um ranking do aplicativo que dá moedas virtuais de acordo com sua posição em relação aos outros usuários.
LearnEnglish Elementary Podcasts (Android e iOS)
O LearnEnglish Elementary Podcasts é um app indicado para quem já tem bom nível de inglês e deseja treinar a compreensão oral (listening), especialmente para testes de nivelamento. Desenvolvido pelo British Council, uma das instituições mais renomadas na difusão e ensino do idioma, o app traz pequenas séries com episódios para baixar e escutar em qualquer lugar.
Além de funcionar offline, o aplicativo conta com transcrição dos podcasts, para que o usuário acompanhe o que é dito. É possível também mudar a velocidade de reprodução, caso o áudio esteja rápido demais. Ao final, é possível fazer um teste de múltipla escolha para avaliar a capacidade de audição em inglês.
Como aprender inglês pelo celular? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo para criar logomarca grátis: conheça seis opções para celular
- Como pegar o melhor rifle no jogo Tom Clancy's Ghost Recon: Wildlands
- Resumo da semana em Jogos: Uncharted 4 e Zelda foram destaques
- Como editar fotos e aplicar filtros grátis com o Mix no Android e iOS
- Celulares pequenos: conheça 5 opções com display menor que 5 polegadas
- App para sexo: cinco aplicativos que prometem melhorar a vida sexual
- Como usar o Office Lens para escanear documentos com o celular?
- Cinco games lançados em 2020 que você pode jogar no PC
- Motorola Edge vs iPhone 11: compare preço e ficha técnica
- Como excluir uma playlist no Tidal
- iPhone deve ganhar câmera periscópica em 2022, diz analista
- Aplicativo de motoboy: saiba como usar o Loggi para entregar objetos
- Como resolver o erro UI-122 da Netflix
- App da Ana Maria Braga: saiba baixar e usar para receitas e cardápios
- Plugins para Google Chrome só poderão ser baixadas na Chrome Web Store
- Confira os requisitos e veja dicas para mandar bem em House Flipper
- Intelbras lança nova TV Box com assistente de voz no Brasil; veja preço
- App de namoro: 13% dos usuários liberam dados pessoais em minutos de conversa
- Nubank ou Digio: compare funções, anuidade e taxas dos cartões digitais
- Vazamento de dados da Microsoft expõe 250 milhões de registros de usuários