Atualmente, existem três padrões de portas USB: 3.0 ou 3.1; 2.0 e 1.1. Como você deve imaginar, a entrada USB 3.0 é a mais rápida de todas, enquanto que a 1.1 é a mais lenta. A porta USB 2.0 é a intermediária e, por enquanto, a mais usada nos computadores.
Saber identificar qual o padrão de cada porta é útil para quando o usuário precisa extrair o máximo de velocidade dos pendrives ou HD externos. Por exemplo, se um pendrive compatível com o padrão USB 3.0 for conectado a uma porta USB 2.0 não irá atingir a sua velocidade máxima.
Por isso, é importante saber identificar quais os tipos de porta USB existentes em seu computador para saber quando usar cada uma delas. Veja agora como verificar se a entrada é de alta velocidade através da cor ou com ajuda do próprio Windows.
Portas USB do computador podem ser de três padrões; entenda (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Método 1: Através das cores
Para facilitar a identificação das portas USB em um computador, as fabricantes costumam diferenciá-las por cor. As entradas USB no padrão 2.0 são pretas, enquanto que as no formato 3.0 ou 3.1 são azuis.
Assim, basta checar nas laterais do computador. Se as portas USB forem azuis, são as mais rápidas. Portanto, nelas você deve utilizar os pendrives e HDs externos que quer que transfiram com taxas maiores.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.